Pular para o conteúdo principal

São Paulo preserva 86% das espécies de animais vertebrados nativas de seu território

Estados tem 78 UPIs (Unidade de Proteção Integral), entre as quais reservas biológicas e parques estaduais e nacionais



As mudanças climáticas podem reduzir a distribuição geográfica de espécies de animais e plantas e, até mesmo, causar a sua extinção. Por isso, unidades de proteção integral (UPIs) como parques nacionais, estaduais e reservas biológicas têm um papel importante na proteção dessas espécies. 

No estado de São Paulo, essas áreas representam 4% do território, correspondendo a 10,5 mil km², e abrigam ao menos 86% das espécies nativas de anfíbios, mamíferos, aves e répteis. 

Os dados são resultados de um trabalho do Instituto de Pesquisas Ambientais do Estado de São Paulo publicado na segunda (18) na “Revista do Instituto Florestal”.

A partir de uma revisão bibliográfica em mais de 240 publicações científicas, os pesquisadores encontraram o registro de mais de mil espécies de animais vertebrados terrestres no estado. Foi possível, então, elaborar uma lista com esses animais presentes nas 78 UPIs de São Paulo.

Os dados mostram as espécies ameaçadas de extinção e as restritas a determinadas regiões geográficas. Os inventários sobre vertebrados de cada UPI foram classificados pelos pesquisadores em representativo, preliminar ou inexistente, dependendo da quantidade de conhecimento presente das unidades — e mapas foram gerados a partir disso.

Os autores também avaliaram a relevância das UPIs, observando a extinção das espécies e planos de manejo para a conservação da fauna de cada unidade. 

Parque Estadual da Serra
do Mar, uma das áreas de
proteção ambiental integral
FOTO: SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE

Para Alexsander Antunes, co-autor do estudo e pesquisador do Instituto de Pesquisas Ambientais, o estudo demonstra os benefícios do investimento público em áreas de preservação. Ele poderia ser usado como base para aumentar o número de UPIs, priorizando áreas com maior risco de extinção de espécies, seja por meio de uma nova categorização de áreas já públicas ou pela incorporação de áreas privadas.

Além disso, os pesquisadores visualizaram as lacunas de conhecimento sobre espécies nestes territórios. Um exemplo de lacuna de informação nas UPIs é da ave aracuã-guarda-faca. 

Segundo Antunes, a espécie, inicialmente localizada também no Mato Grosso do Sul, já pode ser considerada restrita ao estado de São Paulo. No entanto, ainda faltam registros documentando a presença dela em UPIs. 

“Os relatos atuais da espécie são para o norte paulista, possivelmente na Estação Ecológica do Noroeste Paulista, apesar de não existir registro oficial nas publicações”, diz o autor.

De acordo com Antunes, “as identificações de espécies do estudo podem ser usadas para avaliar o impacto das ações humanas sobre a fauna, até mesmo em áreas protegidas”. 

O pesquisador espera que o estudo estimule ações de pesquisa e de conservação, como a implantação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) e de corredores ecológicos para a conexão entre áreas, além da restauração da vegetação nativa em locais de preservação permanente.

A inclusão de outras fontes de dados permitiria, também, que mais espécies fossem agregadas e a riqueza dos dados seria ainda maior. Os próximos passos são focar em estudos sobre uma classe de vertebrados específica, como as aves. 

“Queremos avançar nas pesquisas sobre elas nas UPIs cujos dados disponíveis foram classificados como inexistentes ou preliminares, demandando produção de novos dados para projetos ambientais de preservação dessas espécies”, conclui Antunes.

Com informação da Revista do Instituto Florestal. 

• Fundo do mar de Santos tem grandes formações rochosas que podem abrigar espécies desconhecidas

• Mineração ameaça nova espécie de planta da Floresta Nacional de Carajás

• Mudanças climáticas ameaçam mais de 90% das comunidades de mamíferos da Caatinga

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica