Pular para o conteúdo principal

No Chile, 30% da população estão no grupo dos sem religião, agnósticos e ateus

Pároco em Santiago fala sobre sua trajetória que culmina com o fim da hegemonia do catolicismo no país, onde continua o avanço da secularização 


JOSÉ MARIA VIGIL
teólogo espanhol
naturalizado nicaraguense

Religión Digital

Para nos contar sobre a situação atual da religião no Chile, desta vez chamamos um padre, pároco em Santiago. Com ele a palavra:

"Sou chileno e nasci durante o Concílio Vaticano II. Testemunhei os esforços da Igreja Católica, com sucessos e retrocessos, para aplicar o concílio à realidade chilena. Fiquei grato pelo papel que, em geral, a Igreja desempenhou durante a ditadura de Pinochet, mostrando-se samaritana e corajosa na defesa dos direitos humanos. 

Foram anos em que a Igreja gozou de amplo reconhecimento e prestígio nacional e internacional.

Ordenado padre, fui para a África do Sul, para compartilhar o Evangelho com comunidades negras pobres e marginalizadas, no início da era pós-apartheid.

Quando retornei ao Chile, após meus 20 anos de experiência africana, o apreço e a adesão à Igreja chilena haviam despencado. 

Dou uma simples anedota, como símbolo: na primeira semana de meu retorno ao Chile, fui aos escritórios do Arcebispado de Santiago e presenciei uma situação que me chocou profundamente: um homem de meia idade pediu para fazer o processo de apostasia.

O que aconteceu naqueles 20 anos? A análise completa daria origem a um estudo que não cabe aqui, mas quero mencionar alguns fatores decisivos:

• a crescente privatização da fé desde a chegada da democracia e uma diminuição do papel profético e uma menor participação da Igreja Católica nas mudanças sociais do país;

• a explosão devastadora de denúncias de abusos sexuais eclesiais desde 2010;

• a mudança cultural que muitos chamam de secularização.

Ora, essa tendência de queda é antiga: se em 1930 um total de 97,7% dos chilenos se dizia católico, quando me mudei para a África, em 1998, esse número já havia caído para 72% (em quase 70 anos, a queda representava 25%). 

Mas, agora, o colapso se acelerou: desses 72%, caiu para os atuais 48%, em apenas duas décadas! Pela primeira vez, a Igreja Católica caiu dos 50% de membros psicologicamente relevantes.

E não é só a Igreja Católica que passa por isso. Nos anos 90 (pós-ditadura) as igrejas evangélicas de corte pentecostal cresceram muito. 

Era comum que, quando um católico saísse da Igreja, fosse a uma delas. Hoje isso não acontece mais, e eu já vi isso com muita gente: quando um católico sai da Igreja Católica, ele não vai mais para outra, mas fica sem nenhuma igreja institucional. 

Sacerdote celebra
missa para
bancos vazios

Os números confirmam isto: no Chile, a queda da filiação religiosa (ou seja, a queda daqueles que pertencem ou se sentem próximos a uma religião) triplicou nas últimas duas décadas (ou seja, desde 2000).

É claro que aqueles que deixam as igrejas não se tornam necessariamente agnósticos, nem ateus, mas engrossam as fileiras daqueles que "acreditam sem pertencer". 

Especialistas dizem que isso é tipicamente indicativo de um processo de secularização ainda em andamento. E mostra: há um novo e robusto 30% da população chilena que hoje se encontra no grupo dos "sem religião - agnóstico - ateu". 70% acreditam em Deus. 

Assim, vê-se que esse panorama de crenças e pertences religiosos está iniciando uma etapa diferente, de grande magnitude. 

Os paliativos pastorais (reformas eclesiais do tipo sinodal, por exemplo) têm sua importância, mas me parece que a tendência indicada continuará seu curso. São novos desafios. Terão de ser aceitos, compreendidos e respondidos em conformidade, com coragem e criatividade.

O santo chileno mais popular, o padre Alberto Hurtado, escreveu um livro altamente polêmico há mais de 80 anos, intitulado "O Chile é um país católico?" 



Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento