Pular para o conteúdo principal

Presidente de Angola rejeita pressão de Mourão em defesa de interesses da Universal

> PAULO LOPES
jornalista

O presidente de Angola, João Manuel Lourenço, disse "não" ao pedido do vice-presidente do Brasil Hamilton Mourão para que parlamentares brasileiros viagem para aquele país como lobistas da Igreja Universal.

Lourenço afirmou que uma comissão de brasileiros sempre será bem-vinda, mas desde que a convite. Ele tem forte influência no congresso.

Mourão apresentou ao governo angolano o pedido para o envio de uma missão brasileira quando participou em Luanda de reunião da cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

O bispo Edir Macedo perdeu o controle da Universal para um grupo de pastores angolanos, que acusam o comando brasileiro de lavagem de dinheiros e discriminação. A Igreja nega.

Jair Bolsonaro chegou a mandar uma carta a Lourenço interferindo na questão. Ainda assim, Macedo acha que o presidente deveria ser mais contundente. Bolsonaro até comentou que não poderia autorizar uma invasão militar naquele país.

A nacionalização da Universal de Angola envolve milhões de dólares em patrimônio, além da coleta de dízimo.

A missão de parlamentares brasileiros seria liderada pelo deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), que é bispo licenciado da Universal, o que teria deixando Lourenço mais irritado.

Os bispos dissidentes de Angola afirmam que a Universal cometeu, entre outros, o crime de evasão de divisas, transferindo ilegalmente valores para o Brasil e outros países.

O Ministério Público Federal brasileiro até agora não se interessou em saber sobre a veracidade dessa suposta entrada ilegal de divisas no país e nunca o Estado brasileiro se envolveu tanto para defender interesses patrimoniais de uma religião no exterior.


Comentários

Anônimo disse…
O Augusto Nunes, sem nenhuma prova, acusou a primeira dama de Angola de ter recebido propina por intermédio de uma empresa da qual é acionista. Sim, o decrépito Augusto Nunes, que hoje se prostitui para a Record de Edir Macedo, fez uma acusação de encomenda! O bom de tudo isso é que, atingindo-se de forma tão suja a esposa do presidente angolano, dificilmente este vai ceder aos bandidos da IURD, ainda que o Mourão implore.
Paulo Lopes disse…
Nunca pensei que Nunes pudesse cair tanto, a ponto de lamber a sarjeta.
Anônimo disse…
Bostonaro e Pedir Maiscedo tem que irem pra cadeia, juntinhos.
E na BandNews rádio, um tal Cláudio Zaidan toscão, em certos comentários disse "haver perseguição religiosa" lá (ele adora essa tal de "perseguição religiosa")... Grande imprensa sendo grande imprensa.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová