Pular para o conteúdo principal

Professores da UFMS repudiam participação de criacionista em encontro científico

Mais de 60 professores da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) elaboraram uma moção de repúdio aos organizadores do encontro científico Intrega porque a palestra de abertura foi feita por um defensor do design inteligente, cuja base é a religião e não o conhecimento pelo método científico.

Presidente da Sociedade Brasileira de Design Inteligente, Marcos Eberlin, que é professor de química, falou no evento, entre outras coisas, que a fonte da vida, a água, só pode ser compreendida por uma explicação “sobrenatural” por causa da complexidade de suas 74 propriedades fisicos-químicos.

“Há um design [inteligente] que sabe química como ninguém”, disse, referindo-se a um ente superior que seria o responsável pela criação de tudo.

Diogo Provete, coordenador de pós-graduação da UFMS, disse que a apresentação de Eberlin foi uma surpresa para a comunidade de cientistas.

“A Universidade é um templo do saber baseado em evidências”, disse.  “Quando alguém traz a teoria [não científica] do criacionismo pra explicar o surgimento e evolução da vida, acaba confundindo misturando ciência com religião”.

Provete argumentou que a universidade perde credibilidade ao abrigar alguém que tenta desacreditar a teoria da evolução e “até propaga mentiras”.

A moção pede à reitoria uma explicação razoável para que um destacado represante do movimento anticiência fosse o convidado de honra.  Quer saber também se Eberlin foi pago pela pregação do  sobrenatural.

“O crescimento do obscurantismo atual é preocupante, é uma agenda, e então precisamos fazer alguma coisa”, afirmou Provete.

Comentários

Paul Muadib disse…
Se deixar, os criacionistas vão comendo pelas beiradas e num piscar de olhos estarão dominando a sociedade com suas fábulas religiosas.
xxx disse…
Ja passou da hora das universidades pararem de birra com Deus ao considerar científico o ensino de sopa primordial sobrenatural , cruzamentos de representantes de familias distintas quando tanto hoje como no registro fossil há disparidade , descontinuidade e impossibilidade bem demarcada de cruzamentos, super poder das mutaçoes que só causam doenças e permitir que a geologia ensine que este planeta tão diferente de todo conhecido repleto de ordem e ajustes que abrigam vida e ecosistemas , surgiu de trombadas atrapalhadas . Chega. Dataçoes de tecidos ainda organicos tenham dezenas de milhões de anos . Saiam da frente porque o criacionismo vai esmagar voces com esta pseudociencia que sw vale de uma birra e preconceito com Deus, nosso Pai nosso e Criador. Ciencia de verdade proclama suas obras e não obscurece nenhuma lógica. O que voces defendem é lixo.



Anônimo disse…
Deus não existe.
Paul Muadib disse…
O adorador de lendas bíblicas aí em cima ficou com raivinha....
Unknown disse…
Desculpem ai, mas o unico problema é que quem escreveu o texto, nunca conheceu a Deus. E, infeluzmente, 99% dos pregadores, nao sabem interpreta la. Tudo que esta escrito nao passa de simboloes de estado, ex. Davi representa um estado de conciencia ainda perdido, desencontrado, indomado. Ja no caso de Caim, simboliza um estado de consciencia que enxerga e valoriza tudo aquilo que os sentidos fisicos o revelam. Ja no caso de Abel, simboliza o estado daquilo que esta do outro ladom na outra dimensao, ou seja, nada que os sentidos fisicos veem, faz sentido para abel, mas sim o que so é visto pelis olhos da fé, visao espiritual. Por isso que Deus ou melhor, a Conciencia infinita estava de acordo com o personagem fictucio ou simbolico Abel. Nada na biblia é interpretado literalmente, mas sim espiritualmente, e adoracao nao e se curvar ou cantar louvores, csnticos...é viver em harmonia com as pessoas que individualiza Deus em cada um delas e é por isso que Jesus disse que somos Deuses, e que o reino de Deus estava dentro de nós, ou seja, todos nos somos um so e esse um só é Deus que é a grande e infinita energia que ocupa todos os universos e macrouniversos. Estude fisica quantica e aprenderás quem é Deus
Anônimo disse…
Criacionistas devem ir a encontros de quadrinhos, não de ciência. E a organização do evento deveria ser processada por propaganda enganosa, pois anunciou uma coisa e entregou outra.
Heavyman disse…
O crente fanático surtou. Eles são neurótico com esse deus nocivo deles kkkk.
Emerson Santos disse…
Todos tem o direito de ser alienados e idiotas ... Como o camarada que defende o criacionismo ... Considero esse um direito fundamental.
Paul Muadib disse…
Unknown, ninguém pode conhcer Deus porque fábulas não podem interagir, e o mesmo se aplica à fábula Jesus. Física quântica não endossa fantasias religiosas.
Jozefo Lunazzi disse…
https://tinyurl.com/capesgod
Jonathas disse…
Já passou da hora dos cientistas entenderem que a possibilidade de uma inteligencia estar por trás da complexidade dos seres vivos não significa crença religiosa, não significa que essa inteligencia seja Deus, não significa que seja sobrenatural. Nós temos inteligencia e não somos sobrenaturais, não é verdade?
Paul Muadib disse…
Jonathas, já passou da hora dos néscios entenderam a evolução das espécies e compreenderem que a complexidade dos seres vivos vieram através de evolução de seres simples.
Anônimo disse…
É impressionante esses criacionistas que não tem base alguma e sequer tem noção de método científico tentam argumentar e apenas passam vergonha, eles, que nunca estudaram, tiram sarro e acham que tem mais inteligência que os cientistas que estudam a vida toda, e Jonathas, já passou da hora de deixar de ser arrogante e deixar os cientistas fazerem o trabalho deles e você, que sequer deve ter feito faculdade, isso se completou o ensino médio, de parar de tentar argumentar com a ciência através da fé, ciência não é e nunca foi fé, se você acha isso você é a definição de incompetência em pessoa, afinal a ciência não é democrática, ela não se importa com a sua opinião de incompetente, no dia que você ou qualquer criacionista tiver um Ph.D. a gente pode considerar conversar

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Solução ao problema dos três corpos (ainda) não existe. Exceto talvez na ficção da Netflix