Pular para o conteúdo principal

Professores da UFMS repudiam participação de criacionista em encontro científico

Mais de 60 professores da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) elaboraram uma moção de repúdio aos organizadores do encontro científico Intrega porque a palestra de abertura foi feita por um defensor do design inteligente, cuja base é a religião e não o conhecimento pelo método científico.

Presidente da Sociedade Brasileira de Design Inteligente, Marcos Eberlin, que é professor de química, falou no evento, entre outras coisas, que a fonte da vida, a água, só pode ser compreendida por uma explicação “sobrenatural” por causa da complexidade de suas 74 propriedades fisicos-químicos.

“Há um design [inteligente] que sabe química como ninguém”, disse, referindo-se a um ente superior que seria o responsável pela criação de tudo.

Diogo Provete, coordenador de pós-graduação da UFMS, disse que a apresentação de Eberlin foi uma surpresa para a comunidade de cientistas.

“A Universidade é um templo do saber baseado em evidências”, disse.  “Quando alguém traz a teoria [não científica] do criacionismo pra explicar o surgimento e evolução da vida, acaba confundindo misturando ciência com religião”.

Provete argumentou que a universidade perde credibilidade ao abrigar alguém que tenta desacreditar a teoria da evolução e “até propaga mentiras”.

A moção pede à reitoria uma explicação razoável para que um destacado represante do movimento anticiência fosse o convidado de honra.  Quer saber também se Eberlin foi pago pela pregação do  sobrenatural.

“O crescimento do obscurantismo atual é preocupante, é uma agenda, e então precisamos fazer alguma coisa”, afirmou Provete.

Comentários

Paul Muadib disse…
Se deixar, os criacionistas vão comendo pelas beiradas e num piscar de olhos estarão dominando a sociedade com suas fábulas religiosas.
xxx disse…
Ja passou da hora das universidades pararem de birra com Deus ao considerar científico o ensino de sopa primordial sobrenatural , cruzamentos de representantes de familias distintas quando tanto hoje como no registro fossil há disparidade , descontinuidade e impossibilidade bem demarcada de cruzamentos, super poder das mutaçoes que só causam doenças e permitir que a geologia ensine que este planeta tão diferente de todo conhecido repleto de ordem e ajustes que abrigam vida e ecosistemas , surgiu de trombadas atrapalhadas . Chega. Dataçoes de tecidos ainda organicos tenham dezenas de milhões de anos . Saiam da frente porque o criacionismo vai esmagar voces com esta pseudociencia que sw vale de uma birra e preconceito com Deus, nosso Pai nosso e Criador. Ciencia de verdade proclama suas obras e não obscurece nenhuma lógica. O que voces defendem é lixo.



Anônimo disse…
Deus não existe.
Paul Muadib disse…
O adorador de lendas bíblicas aí em cima ficou com raivinha....
Unknown disse…
Desculpem ai, mas o unico problema é que quem escreveu o texto, nunca conheceu a Deus. E, infeluzmente, 99% dos pregadores, nao sabem interpreta la. Tudo que esta escrito nao passa de simboloes de estado, ex. Davi representa um estado de conciencia ainda perdido, desencontrado, indomado. Ja no caso de Caim, simboliza um estado de consciencia que enxerga e valoriza tudo aquilo que os sentidos fisicos o revelam. Ja no caso de Abel, simboliza o estado daquilo que esta do outro ladom na outra dimensao, ou seja, nada que os sentidos fisicos veem, faz sentido para abel, mas sim o que so é visto pelis olhos da fé, visao espiritual. Por isso que Deus ou melhor, a Conciencia infinita estava de acordo com o personagem fictucio ou simbolico Abel. Nada na biblia é interpretado literalmente, mas sim espiritualmente, e adoracao nao e se curvar ou cantar louvores, csnticos...é viver em harmonia com as pessoas que individualiza Deus em cada um delas e é por isso que Jesus disse que somos Deuses, e que o reino de Deus estava dentro de nós, ou seja, todos nos somos um so e esse um só é Deus que é a grande e infinita energia que ocupa todos os universos e macrouniversos. Estude fisica quantica e aprenderás quem é Deus
Anônimo disse…
Criacionistas devem ir a encontros de quadrinhos, não de ciência. E a organização do evento deveria ser processada por propaganda enganosa, pois anunciou uma coisa e entregou outra.
Heavyman disse…
O crente fanático surtou. Eles são neurótico com esse deus nocivo deles kkkk.
Emerson Santos disse…
Todos tem o direito de ser alienados e idiotas ... Como o camarada que defende o criacionismo ... Considero esse um direito fundamental.
Paul Muadib disse…
Unknown, ninguém pode conhcer Deus porque fábulas não podem interagir, e o mesmo se aplica à fábula Jesus. Física quântica não endossa fantasias religiosas.
Jozefo Lunazzi disse…
https://tinyurl.com/capesgod
Jonathas disse…
Já passou da hora dos cientistas entenderem que a possibilidade de uma inteligencia estar por trás da complexidade dos seres vivos não significa crença religiosa, não significa que essa inteligencia seja Deus, não significa que seja sobrenatural. Nós temos inteligencia e não somos sobrenaturais, não é verdade?
Paul Muadib disse…
Jonathas, já passou da hora dos néscios entenderam a evolução das espécies e compreenderem que a complexidade dos seres vivos vieram através de evolução de seres simples.
Anônimo disse…
É impressionante esses criacionistas que não tem base alguma e sequer tem noção de método científico tentam argumentar e apenas passam vergonha, eles, que nunca estudaram, tiram sarro e acham que tem mais inteligência que os cientistas que estudam a vida toda, e Jonathas, já passou da hora de deixar de ser arrogante e deixar os cientistas fazerem o trabalho deles e você, que sequer deve ter feito faculdade, isso se completou o ensino médio, de parar de tentar argumentar com a ciência através da fé, ciência não é e nunca foi fé, se você acha isso você é a definição de incompetência em pessoa, afinal a ciência não é democrática, ela não se importa com a sua opinião de incompetente, no dia que você ou qualquer criacionista tiver um Ph.D. a gente pode considerar conversar

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

O incrível padre Meslier. Ateu enrustido, escreveu contundentes críticas ao cristianismo e a Jesus

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Rabino da Congregação Israelita Paulista é acusado de abusar de mulheres

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

'Pessoa sem fé se torna muito só', afirma Christiane Torloni

Atriz diz que segue  preceitos  do budismo Ao falar que é católica por formação e que segue os “preceitos” do budismo, a   atriz Christiane Torloni (foto) afirmou que “sem fé a pessoa se torna muito só”.  “Leio a palavra de Cristo e acredito que ele e o Buda são duas manifestações de muita luz para o ser humano”, disse à coluna de Sonia Racy, no Estadão. Torloni comparou a vida a uma gincana. “É como uma novela”, afirmou. “Os budistas têm um termo muito bom para isso: rigor de continuidade.” Aos 54 anos, a atriz disse que o envelhecimento “traz benefícios incríveis para a alma e a sabedoria”. Tweet ‘Energia espiritual’ tem ajudado Gianecchini, diz médium setembro de 2011

Feliciano na presidência da CDHM é 'inaceitável', diz Anistia

Feliciano disse que só sai da comissão se morrer A Anistia Internacional divulgou nota afirmando ser “inaceitável” a escolha do pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, para a presidência da CDHM (Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara), por ter "posições claramente discriminatórias em relação à população negra, LGBT e mulheres". "É grave que ele tenha sido alçado ao posto a despeito de intensa mobilização da sociedade em repúdio a seu nome", diz. Embora esteja sendo pressionado para renunciar inclusive pelo seu próprio partido, Feliciano declarou no fim de semana que só morto deixará a presidência da comissão. O seu mandato no órgão é de dois anos. A Anistia manifestou a expectativa de que os deputados “reconheçam o grave equívoco cometido” e  “tomem imediatamente as medidas necessárias” para substituir o deputado. “[Os integrantes da comissão] devem ser pessoas comprometidas com os direitos humanos” que tenham “trajetórias públi...

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...