Pular para o conteúdo principal

Professores da UFMS repudiam participação de criacionista em encontro científico

Mais de 60 professores da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) elaboraram uma moção de repúdio aos organizadores do encontro científico Intrega porque a palestra de abertura foi feita por um defensor do design inteligente, cuja base é a religião e não o conhecimento pelo método científico.

Presidente da Sociedade Brasileira de Design Inteligente, Marcos Eberlin, que é professor de química, falou no evento, entre outras coisas, que a fonte da vida, a água, só pode ser compreendida por uma explicação “sobrenatural” por causa da complexidade de suas 74 propriedades fisicos-químicos.

“Há um design [inteligente] que sabe química como ninguém”, disse, referindo-se a um ente superior que seria o responsável pela criação de tudo.

Diogo Provete, coordenador de pós-graduação da UFMS, disse que a apresentação de Eberlin foi uma surpresa para a comunidade de cientistas.

“A Universidade é um templo do saber baseado em evidências”, disse.  “Quando alguém traz a teoria [não científica] do criacionismo pra explicar o surgimento e evolução da vida, acaba confundindo misturando ciência com religião”.

Provete argumentou que a universidade perde credibilidade ao abrigar alguém que tenta desacreditar a teoria da evolução e “até propaga mentiras”.

A moção pede à reitoria uma explicação razoável para que um destacado represante do movimento anticiência fosse o convidado de honra.  Quer saber também se Eberlin foi pago pela pregação do  sobrenatural.

“O crescimento do obscurantismo atual é preocupante, é uma agenda, e então precisamos fazer alguma coisa”, afirmou Provete.

Comentários

Paul Muadib disse…
Se deixar, os criacionistas vão comendo pelas beiradas e num piscar de olhos estarão dominando a sociedade com suas fábulas religiosas.
xxx disse…
Ja passou da hora das universidades pararem de birra com Deus ao considerar científico o ensino de sopa primordial sobrenatural , cruzamentos de representantes de familias distintas quando tanto hoje como no registro fossil há disparidade , descontinuidade e impossibilidade bem demarcada de cruzamentos, super poder das mutaçoes que só causam doenças e permitir que a geologia ensine que este planeta tão diferente de todo conhecido repleto de ordem e ajustes que abrigam vida e ecosistemas , surgiu de trombadas atrapalhadas . Chega. Dataçoes de tecidos ainda organicos tenham dezenas de milhões de anos . Saiam da frente porque o criacionismo vai esmagar voces com esta pseudociencia que sw vale de uma birra e preconceito com Deus, nosso Pai nosso e Criador. Ciencia de verdade proclama suas obras e não obscurece nenhuma lógica. O que voces defendem é lixo.



Anônimo disse…
Deus não existe.
Paul Muadib disse…
O adorador de lendas bíblicas aí em cima ficou com raivinha....
Unknown disse…
Desculpem ai, mas o unico problema é que quem escreveu o texto, nunca conheceu a Deus. E, infeluzmente, 99% dos pregadores, nao sabem interpreta la. Tudo que esta escrito nao passa de simboloes de estado, ex. Davi representa um estado de conciencia ainda perdido, desencontrado, indomado. Ja no caso de Caim, simboliza um estado de consciencia que enxerga e valoriza tudo aquilo que os sentidos fisicos o revelam. Ja no caso de Abel, simboliza o estado daquilo que esta do outro ladom na outra dimensao, ou seja, nada que os sentidos fisicos veem, faz sentido para abel, mas sim o que so é visto pelis olhos da fé, visao espiritual. Por isso que Deus ou melhor, a Conciencia infinita estava de acordo com o personagem fictucio ou simbolico Abel. Nada na biblia é interpretado literalmente, mas sim espiritualmente, e adoracao nao e se curvar ou cantar louvores, csnticos...é viver em harmonia com as pessoas que individualiza Deus em cada um delas e é por isso que Jesus disse que somos Deuses, e que o reino de Deus estava dentro de nós, ou seja, todos nos somos um so e esse um só é Deus que é a grande e infinita energia que ocupa todos os universos e macrouniversos. Estude fisica quantica e aprenderás quem é Deus
Anônimo disse…
Criacionistas devem ir a encontros de quadrinhos, não de ciência. E a organização do evento deveria ser processada por propaganda enganosa, pois anunciou uma coisa e entregou outra.
Heavyman disse…
O crente fanático surtou. Eles são neurótico com esse deus nocivo deles kkkk.
Emerson Santos disse…
Todos tem o direito de ser alienados e idiotas ... Como o camarada que defende o criacionismo ... Considero esse um direito fundamental.
Paul Muadib disse…
Unknown, ninguém pode conhcer Deus porque fábulas não podem interagir, e o mesmo se aplica à fábula Jesus. Física quântica não endossa fantasias religiosas.
Jozefo Lunazzi disse…
https://tinyurl.com/capesgod
Jonathas disse…
Já passou da hora dos cientistas entenderem que a possibilidade de uma inteligencia estar por trás da complexidade dos seres vivos não significa crença religiosa, não significa que essa inteligencia seja Deus, não significa que seja sobrenatural. Nós temos inteligencia e não somos sobrenaturais, não é verdade?
Paul Muadib disse…
Jonathas, já passou da hora dos néscios entenderam a evolução das espécies e compreenderem que a complexidade dos seres vivos vieram através de evolução de seres simples.
Anônimo disse…
É impressionante esses criacionistas que não tem base alguma e sequer tem noção de método científico tentam argumentar e apenas passam vergonha, eles, que nunca estudaram, tiram sarro e acham que tem mais inteligência que os cientistas que estudam a vida toda, e Jonathas, já passou da hora de deixar de ser arrogante e deixar os cientistas fazerem o trabalho deles e você, que sequer deve ter feito faculdade, isso se completou o ensino médio, de parar de tentar argumentar com a ciência através da fé, ciência não é e nunca foi fé, se você acha isso você é a definição de incompetência em pessoa, afinal a ciência não é democrática, ela não se importa com a sua opinião de incompetente, no dia que você ou qualquer criacionista tiver um Ph.D. a gente pode considerar conversar

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Rabino da Congregação Israelita Paulista é acusado de abusar de mulheres

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs...

Feliciano na presidência da CDHM é 'inaceitável', diz Anistia

Feliciano disse que só sai da comissão se morrer A Anistia Internacional divulgou nota afirmando ser “inaceitável” a escolha do pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, para a presidência da CDHM (Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara), por ter "posições claramente discriminatórias em relação à população negra, LGBT e mulheres". "É grave que ele tenha sido alçado ao posto a despeito de intensa mobilização da sociedade em repúdio a seu nome", diz. Embora esteja sendo pressionado para renunciar inclusive pelo seu próprio partido, Feliciano declarou no fim de semana que só morto deixará a presidência da comissão. O seu mandato no órgão é de dois anos. A Anistia manifestou a expectativa de que os deputados “reconheçam o grave equívoco cometido” e  “tomem imediatamente as medidas necessárias” para substituir o deputado. “[Os integrantes da comissão] devem ser pessoas comprometidas com os direitos humanos” que tenham “trajetórias públi...

Pastor da Frente Parlamentar quer ser presidente do Brasil

Feliciano sabe das 'estratégias do diabo' contra um presidente cristão O pastor Marco Feliciano (foto), 41, do Ministério Tempo de Avivamento, disse sonhar com um Brasil que tenha um presidente da República que abra o programa “Voz do Brasil” dizendo: “Eu cumprimento o povo brasileiro com a paz do Senhor”.  Esse presidente seria ele próprio, conforme desejo que revelou no começo deste ano. Feliciano também é deputado federal pelo PSC-SP e destacado membro da Frente Parlamentar Evangélica. Neste final de semana, após um encontro com José Serra (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, Feliciano falou durante um culto sobre “as estratégias do diabo” para dificultar o governo de um "presidente cristão":  "A militância dos gays, a militância do povo que luta pelo aborto, a militância dos que querem descriminalizar as drogas". Como parlamentar, Feliciano se comporta como se o Brasil fosse um imenso templo evangélico. Ele é autor, entre outros, do p...