Pular para o conteúdo principal

Professores da UFMS repudiam participação de criacionista em encontro científico

Mais de 60 professores da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) elaboraram uma moção de repúdio aos organizadores do encontro científico Intrega porque a palestra de abertura foi feita por um defensor do design inteligente, cuja base é a religião e não o conhecimento pelo método científico.

Presidente da Sociedade Brasileira de Design Inteligente, Marcos Eberlin, que é professor de química, falou no evento, entre outras coisas, que a fonte da vida, a água, só pode ser compreendida por uma explicação “sobrenatural” por causa da complexidade de suas 74 propriedades fisicos-químicos.

“Há um design [inteligente] que sabe química como ninguém”, disse, referindo-se a um ente superior que seria o responsável pela criação de tudo.

Diogo Provete, coordenador de pós-graduação da UFMS, disse que a apresentação de Eberlin foi uma surpresa para a comunidade de cientistas.

“A Universidade é um templo do saber baseado em evidências”, disse.  “Quando alguém traz a teoria [não científica] do criacionismo pra explicar o surgimento e evolução da vida, acaba confundindo misturando ciência com religião”.

Provete argumentou que a universidade perde credibilidade ao abrigar alguém que tenta desacreditar a teoria da evolução e “até propaga mentiras”.

A moção pede à reitoria uma explicação razoável para que um destacado represante do movimento anticiência fosse o convidado de honra.  Quer saber também se Eberlin foi pago pela pregação do  sobrenatural.

“O crescimento do obscurantismo atual é preocupante, é uma agenda, e então precisamos fazer alguma coisa”, afirmou Provete.

Comentários

Paul Muadib disse…
Se deixar, os criacionistas vão comendo pelas beiradas e num piscar de olhos estarão dominando a sociedade com suas fábulas religiosas.
xxx disse…
Ja passou da hora das universidades pararem de birra com Deus ao considerar científico o ensino de sopa primordial sobrenatural , cruzamentos de representantes de familias distintas quando tanto hoje como no registro fossil há disparidade , descontinuidade e impossibilidade bem demarcada de cruzamentos, super poder das mutaçoes que só causam doenças e permitir que a geologia ensine que este planeta tão diferente de todo conhecido repleto de ordem e ajustes que abrigam vida e ecosistemas , surgiu de trombadas atrapalhadas . Chega. Dataçoes de tecidos ainda organicos tenham dezenas de milhões de anos . Saiam da frente porque o criacionismo vai esmagar voces com esta pseudociencia que sw vale de uma birra e preconceito com Deus, nosso Pai nosso e Criador. Ciencia de verdade proclama suas obras e não obscurece nenhuma lógica. O que voces defendem é lixo.



Anônimo disse…
Deus não existe.
Paul Muadib disse…
O adorador de lendas bíblicas aí em cima ficou com raivinha....
Unknown disse…
Desculpem ai, mas o unico problema é que quem escreveu o texto, nunca conheceu a Deus. E, infeluzmente, 99% dos pregadores, nao sabem interpreta la. Tudo que esta escrito nao passa de simboloes de estado, ex. Davi representa um estado de conciencia ainda perdido, desencontrado, indomado. Ja no caso de Caim, simboliza um estado de consciencia que enxerga e valoriza tudo aquilo que os sentidos fisicos o revelam. Ja no caso de Abel, simboliza o estado daquilo que esta do outro ladom na outra dimensao, ou seja, nada que os sentidos fisicos veem, faz sentido para abel, mas sim o que so é visto pelis olhos da fé, visao espiritual. Por isso que Deus ou melhor, a Conciencia infinita estava de acordo com o personagem fictucio ou simbolico Abel. Nada na biblia é interpretado literalmente, mas sim espiritualmente, e adoracao nao e se curvar ou cantar louvores, csnticos...é viver em harmonia com as pessoas que individualiza Deus em cada um delas e é por isso que Jesus disse que somos Deuses, e que o reino de Deus estava dentro de nós, ou seja, todos nos somos um so e esse um só é Deus que é a grande e infinita energia que ocupa todos os universos e macrouniversos. Estude fisica quantica e aprenderás quem é Deus
Anônimo disse…
Criacionistas devem ir a encontros de quadrinhos, não de ciência. E a organização do evento deveria ser processada por propaganda enganosa, pois anunciou uma coisa e entregou outra.
Heavyman disse…
O crente fanático surtou. Eles são neurótico com esse deus nocivo deles kkkk.
Emerson Santos disse…
Todos tem o direito de ser alienados e idiotas ... Como o camarada que defende o criacionismo ... Considero esse um direito fundamental.
Paul Muadib disse…
Unknown, ninguém pode conhcer Deus porque fábulas não podem interagir, e o mesmo se aplica à fábula Jesus. Física quântica não endossa fantasias religiosas.
Jozefo Lunazzi disse…
https://tinyurl.com/capesgod
Jonathas disse…
Já passou da hora dos cientistas entenderem que a possibilidade de uma inteligencia estar por trás da complexidade dos seres vivos não significa crença religiosa, não significa que essa inteligencia seja Deus, não significa que seja sobrenatural. Nós temos inteligencia e não somos sobrenaturais, não é verdade?
Paul Muadib disse…
Jonathas, já passou da hora dos néscios entenderam a evolução das espécies e compreenderem que a complexidade dos seres vivos vieram através de evolução de seres simples.
Anônimo disse…
É impressionante esses criacionistas que não tem base alguma e sequer tem noção de método científico tentam argumentar e apenas passam vergonha, eles, que nunca estudaram, tiram sarro e acham que tem mais inteligência que os cientistas que estudam a vida toda, e Jonathas, já passou da hora de deixar de ser arrogante e deixar os cientistas fazerem o trabalho deles e você, que sequer deve ter feito faculdade, isso se completou o ensino médio, de parar de tentar argumentar com a ciência através da fé, ciência não é e nunca foi fé, se você acha isso você é a definição de incompetência em pessoa, afinal a ciência não é democrática, ela não se importa com a sua opinião de incompetente, no dia que você ou qualquer criacionista tiver um Ph.D. a gente pode considerar conversar

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

'Psicóloga cristã' afirma ser vítima da militância ateísta

Lobo nega ter criado uma  anticiência, a 'psicologia cristã' Marisa Lobo (foto), evangélica que diz ser “psicóloga cristã”, afirmou em um vídeo que sofre perseguição da militância ateísta e política do CFP (Conselho Federal de Psicologia). “É um preconceito religioso porque eu ousei bater de frente com o conselho”, disse. “Eu questionei o kit gay e várias atitudes do conselho que são pura militância política e ateísta.” O CRP (Conselho Regional de Psicologia) do Paraná deu um prazo para que Lobo retirasse  de seus sites e blogs a associação entre psicologia e cristianismo, e ela se recusou com o argumento de que a Constituição lhe garante professar a sua fé. Reafirmou que não faz pregação religiosa dentro do seu consultório, tanto que não há nenhuma denúncia de paciente contra ela. No vídeo, postado em seu blog e reproduzido no site do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Lobo disse que tinha acabado de ser informada de que o ...

Dias sofre ameaça de morte por pedir retirada de Deus do real

"Religião também é usada para violar os direitos humanos" O procurador Jefferson Aparecido Dias (foto), da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal em São Paulo, vem sofrendo ameaças de morte desde que deu entrada a uma ação na Justiça pedindo a retirada da expressão “Deus seja louvado” das cédulas real. “Eu estou sendo ameaçado por causa dessa ação, por cristãos”, disse em entrevista a Talita Zaparolli, do portal Terra. “Recebi alguns emails com ameaças, em nome de Deus.” O procurador tem se destacado como defensor da laicidade do Estado brasileiro. Em 2009 ele ajuizou uma ação pedindo a retirada de símbolos religiosos das repartições públicas federais. Dias, que é católico, recorreu à Bíblia para defender a laicidade prevista na Constituição. “Em nenhum momento Jesus deu a entender, para quem é cristão, que o dinheiro deveria trazer o nome dele ou o nome de Deus”, disse. “Acho que é uma inversão de valores.” Na entrevista, ele...

Malafaia desmente fim de acordo entre sua editora e Avon

com atualização em 22 de junho de 2012 Pastor diz que falsa notícia foi safadeza de gays Silas Malafaia (foto) desmentiu a informação divulgada pelo site "A Capa", do movimento gay, e reproduzida por este blog segundo a qual a Avon tirou do seu catálogo os livros da Editora Central Gospel. Para o pastor, trata-se de “mais uma mentira e safadeza de ativistas gays, o que é bem peculiar do caráter deles”. Na versão de "A Capa", no folheto “Moda e Casa” que a Avon divulgou no dia 13 de junho não tem nenhum livro da editora de Malafaia e que isso, segundo o site, é o desdobramento da campanha que ativistas gays moveram na internet contra a empresa de cosméticos. Malafaia informou que a Bíblia que consta no folheto é de sua editora e que é comum em algumas quinzenas a Avon não divulgar os livros da Central Gospel. A firmou que o acordo entre a editora e a Avon tem uma programação de distribuição de livros até o final do ano. O pastor criticou os sites...

BC muda cédulas do real, mas mantém 'Deus seja Louvado'

Louvação fere o Estado laico determinado pela Constituição  O Banco Central alterou as cédulas de R$ 10 e R$ 20, “limpou” o visual e acrescentou elementos de segurança, mas manteve a expressão inconstitucional “Deus seja Louvado”.  As novas cédulas, que fazem parte da segunda família do real, começaram a entrar em circulação no dia 23. Desde 2011, o Ministério Público Federal em São Paulo está pedindo ao Banco Central a retirada da frase das cédulas, porque ela é inconstitucional. A laicidade determinada pela Constituição de 1988 impede que o Estado abone qualquer tipo de mensagem religiosa. No governo, quanto à responsabilidade pela manutenção da frase, há um empurra-empurra. O Banco Central afirma que a questão é da alçada do CMN (Conselho Monetário Nacional), e este, composto por um colegiado, não se manifesta. Em junho deste ano, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a referência a Deus no dinheiro é inconcebível em um Estado mode...

Menina morta por jejum religioso deixou diário com relatos de maus-tratos

Glauciane foi morta por homem casado que conheceu no Orkut

Glauciane era divorciada e  tinha dois filhos pequenos Uma pessoa que se assina como Mih escreveu no dia 16 de novembro de 2009 na página do Orkut de Anne Isa Marcelo para que ela se afastasse de um homem. “Ele já provou que só te traz sofrimentos e, se está com aquela mulher, é porque é isso que realmente quer. Amor só é bom quando nos traz coisas boas.” Anne não conseguiu se afastar do homem casado que ela conheceu em 2007 no Orkut e na sexta-feira (4) à tarde foi assassinada a facadas no rosto, pescoço, tórax e braço por ele em Torres, no Rio Grande do Sul, defronte ao Hotel Bauer, onde ela estava hospedada. Uma testemunha disse que houve umas 20 facadas. Anne Isa Marcelo era o nome no Orkut da médica Glauciane Hara (foto), 39, de Pindamonhangaba (SP). Ela era divorciada e tinha dois filhos pequenos. Trabalhava na Santa Casa da cidade como pediatra e clínica geral. O homem é o marceneiro Rodrigo Fraga da Silva, 33, casado há 13 anos. Ele se apresen...

Arcebispo defende permanência de ‘Deus’ em notas do real

Dom Scherer diz que descrentes não deveriam se importar   Dom Odilo Scherer (foto), arcebispo metropolitano de São Paulo, criticou a ação que o MPF (Ministério Público Federal) enviou à Justiça Federal solicitando a determinação no sentido de que a expressão “Deus seja louvado” deixe de constar nas cédulas do real. Em nota, Scherer disse: "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?" Argumentou que, “para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para quem crê em Deus, isso significa algo”. O promotor Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, defendeu a supressão da expressão porque o Estado brasileiro é laico e, por isso, não pode ter envolvimento com nenhuma religião, mesmo as cristãs, que são professadas pela maioria da população. Scherer, em sua nota, não fez menção ao Estado laico, que está previsto na Constituição. E...

Adventistas vão intensificar divulgação do criacionismo

Consórcio vai investir em pesquisa na área criacionista A Igreja Adventista do Sétimo Dia anunciou o lançamento de um consórcio para intensificar a divulgação do criacionismo no Brasil e em outros países sul-americanos. Na quinta-feira (13), em Brasília, entidades como Sociedade Criacionista Brasileira, Núcleo de Estudos das Origens e Museu de Geociências das Faculdades Adventistas da Bahia assinaram um protocolo para dar mais destaque à pesquisa criacionista e às publicações sobre o tema. Os adventistas informaram que o consórcio vai produzir vídeos para adolescentes e jovens explicando a criação e como ocorreu o dilúvio e um plano piloto de capacitação de professores. O professor Edgard Luz, da Rede de Educação Adventistas para oitos países sul-americanos, disse que o lançamento do consórcio é um “passo muito importante”, porque “o criacionismo está ligado à primeira mensagem angélica da Bíblia”. Com informação do site da Igreja Adventista . Colégio adventista de ...