Pular para o conteúdo principal

Maioria dos brasileiros acha que é preciso crer em Deus para ter bons valores

Do total dos brasileiros, 84% acham que é preciso acreditar em Deus para ter moralidade, possuir bons valores. Apenas 15% não atrelam crença em Deus a se comportar bem na sociedade.

A informação é do instituto americano Pew Research Center, que divulgou hoje (21 de julho) uma levantamento que abordou essa questão em 34 países nos seis continentes.

A média dos países em relação à  crença de que é necessário crer em Deus para ser bom é de 45%. O Brasil, portanto, está bem acima desse índice, confirmando o conservadorismo religioso do país.


O Brasil está no grupo de países como Indonésia (96% atrelam a bondade à crença divina), Filipinas (96%), Quênia (95%), Nigéria (94%) e Tunísia (85%). São países que também estão na lista dos mais atrasados economicamente.

A Suécia é onde menos se associa a moralidade com a crença em Deus é a Suécia, com 90% da população não acreditando nessa ligação.

No grupo da Suécia estão países como a França (84%), Reino Unido (79%), Austrália (79%), Espanha (78%) e Holanda (77%).

Nos Estados Unidos, o Pew apurou que para 44% não é preciso crer em Deus para ter bons princípios, contra 54% que fazem a associação entre uma coisa e outra.

Em relação ao levantamento feito em 2002, houve uma inversão significativa, porque naquele ano 58% atrelavam bons princípios a ser crente. 







Governador de Goiás veta lei que obrigava leitura da Bíblia nas escolas

Religião na escola estimula a intolerância, diz antropóloga

Ensino confessional enfraquece Estado laico, afirma Karnal

Aluna candomblecista será indenizada por ter de rezar, decide TJ-SP




Comentários

Jerry disse…
Brasil é um país preso no passado.
Emerson Santos disse…
Sempre quando vejo estatísticas como essa ... me lembro do documentário IDIOCRACIA ... e como estamos indo a passos largos rumo a essa "utopia" ...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Humorista enfrentou a ira de crentes Chico Anysio  (foto) tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor