Pular para o conteúdo principal

Maioria dos brasileiros acha que é preciso crer em Deus para ter bons valores

Do total dos brasileiros, 84% acham que é preciso acreditar em Deus para ter moralidade, possuir bons valores. Apenas 15% não atrelam crença em Deus a se comportar bem na sociedade.

A informação é do instituto americano Pew Research Center, que divulgou hoje (21 de julho) uma levantamento que abordou essa questão em 34 países nos seis continentes.

A média dos países em relação à  crença de que é necessário crer em Deus para ser bom é de 45%. O Brasil, portanto, está bem acima desse índice, confirmando o conservadorismo religioso do país.


O Brasil está no grupo de países como Indonésia (96% atrelam a bondade à crença divina), Filipinas (96%), Quênia (95%), Nigéria (94%) e Tunísia (85%). São países que também estão na lista dos mais atrasados economicamente.

A Suécia é onde menos se associa a moralidade com a crença em Deus é a Suécia, com 90% da população não acreditando nessa ligação.

No grupo da Suécia estão países como a França (84%), Reino Unido (79%), Austrália (79%), Espanha (78%) e Holanda (77%).

Nos Estados Unidos, o Pew apurou que para 44% não é preciso crer em Deus para ter bons princípios, contra 54% que fazem a associação entre uma coisa e outra.

Em relação ao levantamento feito em 2002, houve uma inversão significativa, porque naquele ano 58% atrelavam bons princípios a ser crente. 







Governador de Goiás veta lei que obrigava leitura da Bíblia nas escolas

Religião na escola estimula a intolerância, diz antropóloga

Ensino confessional enfraquece Estado laico, afirma Karnal

Aluna candomblecista será indenizada por ter de rezar, decide TJ-SP




Comentários

  1. Brasil é um país preso no passado.

    ResponderExcluir
  2. Sempre quando vejo estatísticas como essa ... me lembro do documentário IDIOCRACIA ... e como estamos indo a passos largos rumo a essa "utopia" ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Posts mais acessados na semana

Associação Humanista Americana retira prêmio de Dawkins por ele questionar pessoas trans

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Governo de Angola suspende as transmissões da TV Record