Pular para o conteúdo principal

Por que essa máscara, Damares? Mulher Maravilha é liberada, bissexual, pagã!

Maria Fernanda Guimarães. A ignorância é uma bênção, diz a sabedoria popular. Discordo. Se ignorância for bênção, prefiro a maldição que a conhecença traz. Mas para a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, a ignorância é de imensa valia. É o que essa máscara da Mulher Maravilha indica.

DAMARES ALVES AO LANÇAR
CAMPANHA PARA INCENTIVAR
CRIANÇAS A USAR MÁSCARAS


Há uma semana, ela apareceu com  máscara da Mulher Maravilha. Diana, nome da personagem, é tudo o que a ministra execra. Mulher Maravilha é sexualmente liberada, teve casos com vários homens e mulheres, sendo já exibida como bissexual. E ainda  é oriunda do paganismo.

Em primeiro lugar, deixe eu esclarecer. Não sou especialista no universo de comics. Ao contrário, Sou o que se chama uma espectadora eventual.  Certamente, deve haver leitores deste site muito mais qualificados a opinar sobre o assunto.  Mas já vi  estórias o suficiente para saber que Damares e Mulher Maravilha são  água e óleo. Por isso, espanta-me ver a ministra com essa máscara.

Vejamos.

Wondy  diminutivo em inglês de Wonder Woman, a Mulher Maravilha — o alter-ego de Diana Prince, na verdade a Princesa Diana,  da  ilha das Amazonas, nunca foi celibatária. Ao contrário.

Além do seu namorado de sempre, Steve Trevor, já se envolveu romântica ou sexualmente com Batman, com quem aparece com dois filhos em Batman Cavaleiro das Trevas; Órion (filho de Darkside), Aquaman, Superman (várias vezes) e até com seu arqui-inimigo, o dr. Psycho.

MULHER MARAVILHA NÃO É MESMO
UMA MOÇA 'RECATADA E DO LAR'.
JÁ NASCEU LIBERADA E PAGà

Além disso, ela é totalmente pagã, com genealogia no Olimpo.

Na versão original, tinha sido esculpida em barro e tomado vida com a bênção dos deuses.

Na versão do século XXI, é filha de Zeus com Hipólita, a rainha das amazonas.

Então, é uma semi-deusa.  Em ambas as versões, ela mantém as características de cada um dos deuses olímpicos.  Ela tem a beleza de Afrodite, a sabedoria e a estratégia de Atena, a velocidade de Hermes, a força de Héracles. Como filha de Zeus, pode dardejar raios, o que apareceu em algumas edições. Ela tem ainda a intuição de Gaia.  O que nada tem a ver com as crenças de Damares Alves.

Há uns amalucados que dizem ser a Mulher Maravilha uma metáfora de Jesus Cristo e apontam  "aproximações teológicas" nas histórias. Uma loucura!  Pode procurar na Internet em inglês ou Português. Você vai achar os doidos.

O que talvez esses teólogos não saibam — e Damares Alves com seu "mestrado em Bíblia" certamente ignora por completo —é que a Mulher Maravilha é criação de William Moulton Marston, psicólogo, teórico, inventor e escritor, que tinha o pen name de Charles Moulton.

Dentre suas invenções, a mais destacada é o detector de mentiras: esses que aparecem em todos filmes e seriados policiais. 

Poliamor e Bissexualismo


O que pouca gente sabe é que William Moulton Marston vivia com duas mulheres ao mesmo tempo:  a  sua esposa oficial, a advogada Elizabeth Holloway Marston, co-criadora de Wonder Woman, e mais uma,  sua ex-aluna Olive Charles Byrne, que também inspirou a personagem.  Também morava na mesma casa, ocasionalmente, sua outra amante, Marjorie Wilkes Huntley. E os filhos de Wlliam com Elizabeth bem como os filhos dele com Olive. Um rolo!

Será que Damares Alves é uma defensora do poliamor? 

Detalhes:  Olive Byrne era sobrinha de Margaret Sanger, a famosa feminista  e eugenista! (Mas esse rolo fica para ser contado em outra oportunidade)  após a morte por câncer de William Moulton Marston, em  1947,   Elizabeth e Olive continuaram a viver juntas até  Olive falecer, em 1985, aos 81 anos.  Elizabeth morreu só, em  1993, já com 100 anos completos   

Essa relação poliamorosa e depois a convivência de Elizabeth e Olive juntas certamente inspiraram diversas referências ao bissexualismo de Mulher Maravilha desde sua concepção que, claro, nasceu na ilha das amazonas.  Há um filme biográfico Professor Marston e as Mulheres Maravilhas (2017), direção de Angela Robinson, no Telecine Play. Você pode se divertir. 

Nos quadrinhos, a ilha oculta se chama Themyscira. De fato, o dramaturgo Ésquilo (525 a.C.-455 a.C.) conta que as amazonas se mudaram para Temiscira, no rio Termod, a atual Terme, no norte da Turquia.

Como viviam numa comunidade essencialmente feminina, outra versão do mito grego narra que anualmente as amazonas visitavam os gargáreos, uma tribo vizinha a fim evitar a  extinção.  As mulheres viviam sua sexualidade entre si. Na Grécia da Antiguidade, a Hélade, não havia julgamento moral na orientação sexual

Desde sua criação, Wondy causou perplexidade. Fez um imenso sucesso entre as meninas e mulheres no pós-Guerra e despertou fetiches no mundo masculino.

Sempre houve insinuações de bondage, carícias e intimidades sexuais entre mulheres, o que era normal para a discrição da época. Mulher Maravilha  apareceu em sua primeira aventura na revista All Star Comics #8 de dezembro de 1941. 

BONDAGES, CARÍCIAS, INTIMIDADES 
ENTRE MULHERES INTEGRAM A VIDA
DE WONDY DESDE SUA CRIAÇÃO 


Após 2011, no universo  DC Comics Bombshells,   a Mulher Maravilha e a Mera tiveram uma relação romântica explícita. Lembrando agora que Mera é a mulher de Aquaman, com quem Wondy teve um caso. Que triângulo! 

Na HQ  Wonder Woman 750, Mera confessa que Diana foi sua "primeira amiga e seu primeiro amor." Na edição #32 ela   revela que também foi o primeiro beijo de Diana.

Feminista, heroína ou vilã  


Na criação de Marston, Wondy não é feminista, é muito mais que isso. Feminismo é um  conjunto de movimentos  que discutem ser as mulheres psicológica e intelectualmente iguais aos homens, merecendo por isso respeito e ganhos idênticos.

Verdade que Mulher Maravilha teve nesses seus 79 anos vários renascimentos, refazimentos, reboots e outros termos de "reinvenção"  mundo comic. Em suma: dependendo de quem desenhava e escrevia, ela recebeu personalidades distintas. Até que as feministas se enfureceram, pois na década de 1970  Wondy estava numa onda de submissão.

Todavia, desde que  Marston a concebeu, as mulheres não devem ser apenas tão boas quanto homens: podem ser superiores a eles. Quando a Mulher Maravilha estreou em 1941, Marston proclamou:  "Francamente, a Mulher Maravilha é propaganda psicológica para o novo tipo de mulher que, acredito, deve governar o mundo. Com amor".

E sabe-se já, para Marston, amor não é um sentimento universal e sublime apenas. Para ele sempre tem um componente sexual. E as mulheres são sempre dominantes.

Isso não tem nada a ver com a ministra Damares Alves, que disse em 16 de abril de 2019 que na sua “concepção cristã” a "mulher deve ser submissa ao homem no casamento".

Heróis e  vilões  inspiram e modelam o mundo à sua maneira. Damares não está no panteão dos heróis.

Para as pessoas que batalham pela efetiva vivência do Estado laico, que leem no criacionismo só uma narrativa literária  e que desejam uma sadia e desmistificada educação sexual nas escolas,  a ministra "terrivelmente evangélica" é terrivelmente  vilã.  

Com informações de fontes variadas







Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...