Pular para o conteúdo principal

'Internet Segura' adverte para onda de golpes na quarentena

Internet Segura, órgão do NIC.BR,  a entidade  oficial que faz os registros de  domínios do Brasil,  (ou seja os .com, .ind,  .net,  etc),  adverte todos os usuários da internet para uma onda de golpes e fake news na rede mundial acompanhando o momento de incerteza em que vive o mundo e o Brasil, especificamente, na vivência do distanciamento social. 

Publicamos aqui abaixo a íntegra das advertências da Internet Segura acerca de coronavírus e consequente Covid-19


INTERNET SEGURA DO BRASIL OFERECE 
'CARTILHAS' PARA DIVERSOS GRUPOS E 
SITUAÇÕES, INCLUSIVE A QUARENTENA 

Infelizmente, em momentos de incerteza e de busca por informações como os que estamos vivendo  com a pandemia do Coronavírus, algumas pessoas se aproveitam para aplicar golpes e espalhar  notícias falsas.

Por isso é importante que você adote na Internet a mesma postura preventiva que vem adotando para se proteger do Coronavírus. Para ajudá-lo nisso preparamos algumas dicas:

  • Boatos ajudam a espalhar desinformação pela Internet e podem conter códigos maliciosos e tentativas de golpes. Ao receber notícias sobre o tema Coronavírus seja cuidadoso ao compartilhar, verifique a fonte da informação e em caso de dúvidas, não compartilhe e ajude a tornar a Internet um ambiente mais saudável, seguro e confiável.
  • Caso tenha dúvidas sobre a veracidade de uma informação, como por exemplo um remédio milagroso, procure consultar outras fontes antes de repassá-la.
  • Cuidado com mensagens solicitando doações para as vítimas da doença. Apesar de existirem várias ações reais a respeito, muitos golpistas exploram a propensão à caridade que as pessoas demonstram em momentos difíceis como estes para criar campanhas falsas. Antes de doar procure obter mais informações consultando os sites oficiais de Campanhas.
  • Caso perceba pessoas em seus grupos compartilhando mensagens com suspeitas de golpes, alerte-os sobre o conteúdo malicioso.
  • Cuidado com mensagens que tentem induzi-lo a fornecer informações pessoais e dados bancários, como páginas que prometem fazer testes on-line para verificar se você está infectado, mas que solicitam os números do seu cartão de crédito.
  • Tenha cuidado ao instalar aplicativos que prometam informações sobre a pandemia, procure baixá-los de desenvolvedores e lojas oficiais, como as do sistema operacional do seu aparelho. Ao instalar aplicativos, evite fornecer dados e permissões quando não forem realmente necessários.
  • Senhas podem ser insuficientes para garantir a segurança de suas contas. Lembre-se de habilitar a verificação em duas etapas.
  • Use sempre conexões seguras, como "https:" para acesso a sites web e VPN para acesso remoto à empresa que você trabalha, por exemplo.
  • Faça backups dos seus arquivos para evitar perdê-los em caso de infecção do seu equipamento por algum código malicioso.
  • Além de ficar em casa e se proteger, lembre-se de proteger também seus equipamentos, mantendo-os atualizados e instalando mecanismos de segurança.


Para saber mais sobre golpes, boatos, códigos maliciosos e como proteger seus equipamentos, a Internet Segura oferece "cartilhas" que ensinam os usuários a se protegerem.

As cartilhas da Internet Segura, todas as em PDF, estão nestes link. 

Boatos e Fake News
Dentre tantas notícias que circulam por aí, fica difícil saber no que acreditar. Fique atento para não ser enganado por boatos.

Verificação em duas etapas
Quanto mais camadas de proteção melhor!

Dispositivos móveis
Em tempos como esses é difícil ficar longe dos seus dispositivos móveis.

Códigos maliciosos
Códigos maliciosos são muitas vezes usados para a prática de golpes e ataques na Internet. Saiba como se prevenir.

Internet Segura para as Crianças 
Por que não aproveitar este período de quarentena para ajudar as crianças.




Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vírus da chikungunya atinge múltiplos órgãos e afeta o sistema nervoso central

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jovem ex-Testemunha de Jeová diz por que sua antiga religião é seita. E se torna viral no TikTok

Há um movimento mais ameaçador à democracia que o bolsonarismo. É a teologia do domínio

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Cientistas se preparam para a passagem de 'raspão' do Apophis pela Terra em 2029

Estudo mostra como ateus e pessoas não religiosas enfrentam momentos de crise, como o luto

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Medo da morte alimenta a rejeição que crentes têm de ateus, mostra pesquisa