Pular para o conteúdo principal

Merkel diz que a pandemia do coronavírus é o 'o maior teste' da União Europeia

Deutsche Welle   A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, afirmou nesta segunda-feira (06/04) que a crise provocada pelo novo coronavírus é o "maior teste" enfrentado pela União Europeia (EU) desde a criação do bloco. A líder alemã comparou ainda a pandemia a uma catástrofe natural.

Segundo Merkel, todos os países europeus enfrentam desafios para a saúde de seus cidadãos, mas o maior teste será "mostrar que nós estamos prontos para defender nossa Europa e fortalecê-la", por meio de assistência financeira aos Estados-membros, proporcionada através de linhas de crédito já existentes ou de um fundo que foi sugerido pela Comissão Europeia, por exemplo.

CHANCELER DA ALEMANHA FAZ APELO PARA QUE EUROPA SE MANTENHA UNIDA

Merkel disse também o governo alemão deseja impor uma quarentena obrigatória de duas semanas a todos os que chegam do exterior, abrindo, no entanto, uma exceção para quem trabalha em outros países europeus, mas mora na Alemanha.

A chanceler federal destacou que a UE necessitará de um programa de revitalização da economia. "A Alemanha está pronta para contribuir neste aspecto", ressaltou, porém, sem se referir a uma proposta defendida por Itália, França e Espanha.

Fortemente atingidos pela pandemia, a Itália, França e Espanha têm implorado à Alemanha, Áustria e Holanda para que aceitem a proposta da criação de linhas de crédito comuns a todos os países do bloco para enfrentar os impactos econômicos da Covid-19. 



Os governos conservadores do norte do continente temem, no entanto, que os planos signifiquem uma mutualização das dívidas soberanas e que seus contribuintes acabem pagando a conta por supostas extravagâncias do sul.

Na coletiva, Merkel afirmou ainda que não há uma data para um afrouxamento das medidas restritivas impostas na Alemanha e que elas continuam em vigor a até pelo menos 19 de abril. Segundo a chanceler, a pior situação que poderia ocorrer durante a pandemia seria o relaxamento das medidas cedo demais para depois ter que impor restrições novamente em meio a um aumento das mortes em decorrência do coronavírus.

Questionada sobre acusações de que os Estados Unidos estariam retendo itens médicos destinados a outros países, Merkel disse que a Alemanha, ou qualquer outro país da Europa, precisa investir na produção interna de equipamentos de proteção individual.

"É importante, com a experiência desta pandemia, aprendermos que precisamos de certa soberania, ou de pelo menos um pilar de produção interna", destacou Merkel.

Autoridades da França e da Alemanha afirmaram que os EUA estão pagando valores muito acima do preço do mercado para comprar máscaras médicas da China, maior produtora desses itens no mundo.

Em alguns casos, eles estariam "roubando" contratos ao oferecer valores mais altos, mesmo depois de compradores europeus acreditarem que a compra já estava acertada, ou inclusive já terem pago por ela.

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.




O dia em que Bill Gates, defensor da ciência, previu a pandemia, em 2015

Bolsonaro afirma a pastores que a pandemia 'não é isso tudo que estão pintando'

'Internet Segura' adverte para onda de golpes na quarentena

Cidade de Nova York improvisa necrotério fora de hospital

Psicóloga diz como é possível manter o equilíbrio emocional em tempo de pandemia

13 teorias da conspiração sobre o coronavírus. Ou: a bolsa ou a vida?

Microbiologista critica a negação à ciência e alerta que o Covid-19 mudou o mundo




Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes