Pular para o conteúdo principal

O dia em que Bill Gates, defensor da ciência, previu a pandemia, em 2015

Consuelo Calderón / La Tecera  O cofundador da Microsoft advertiu, em 2015, que deveríamos nos preparar para uma futura pandemia. Atualmente, defende o isolamento e o distanciamento social, afirmando que “está trabalhando (em uma vacina) o mais rápido possível, mas se estima que não estará disponível antes de 18 meses”.

'ESTAMOS PREPARADOS PARA GUERRAS E INCÊNDIO, MAS NÃO PARA UMA PANDEMIA

Há cinco anos, o fundador da Microsoft e filantropo, Bill Gates, realizou uma palestra na TED que viralizou nas últimas semanas. Nela - e como resultado do que aconteceu com o ebola - Gates afirmou que o maior risco de catástrofe mundial não tinha nada a ver com a guerra e suas bombas, mas com um vírus infeccioso. Inclusive, o magnata alegou que provavelmente o que mataria milhões de pessoas nas próximas décadas seriam os micróbios.

Com tudo o que aconteceu recentemente com o coronavírus, a internet refletiu essa conversa, alegando que Bill Gates teria previsto a pandemia. Assim, o filantropo se conectou ao Reddit para responder as perguntas de seus usuários em relação a esse momento.

Ali, fez referência ao que disse na palestra TED. “Ninguém poderia prever qual era a probabilidade de surgir um novo vírus. No entanto, sabíamos que isso aconteceria em algum momento com a influenza ou outro vírus respiratório”, explicou Bill Gates.

E acrescentou: “Estamos nos preparando para possíveis guerras e incêndios, e agora temos que nos preparar para pandemias tratadas com a mesma seriedade. A boa notícia é que nossas ferramentas biológicas, que incluem novas formas de fazer diagnósticos e vacinas, possibilitam um sistema com uma forte resposta a epidemias naturais”.

No entanto, um dos problemas segundo Bill Gates é que não existe o financiamento adequado para realizar as pesquisas e, portanto, criar uma vacina.

“Precisamos ter a habilidade de aumentar os diagnósticos, os medicamentos e as vacinas rapidamente. As tecnologias existem para fazer isso bem, se o financiamento correto for feito. Os países podem trabalhar juntos nisso”, disse Gates.

A Fundação Bill Gates - juntamente com o Wellcome Trust e Mastercard - organizou recentemente o Acelerador Terapêutico Covid-19. Trata-se de um mecanismo de coordenação entre diferentes equipes de trabalho que buscam tratamento eficaz contra o vírus e outras doenças emergentes.



“Um fármaco poderia estar pronto antes de uma vacina. Idealmente, isso reduziria o número de pessoas que precisam de cuidados intensivos, incluindo respiradores”, explicou Gates.

“Tenho a esperança de que algo sairá disso. Pode ser um antiviral ou anticorpos ou algo assim.”

Gates disse que uma das ideias que estão explorando é usar o sangue daqueles que se recuperaram. “O plasma pode ter anticorpos que protegem as pessoas. Se funcionar, poderia ser a maneira mais rápida de proteger os profissionais de saúde e os pacientes mais afetados.”

Em relação à criação de uma vacina, Gates afirmou que está trabalhando o mais rápido possível, mas estima-se que não estará disponível antes de 18 meses.

Para Gates, no momento, a melhor maneira de parar a pandemia é através do distanciamento social, referindo-se em específico ao caso da China.

“Quando perceberam como a questão era séria, fizeram um forte isolamento social que fez uma grande diferença. É claro que isso criou dificuldades para as pessoas envolvidas, mas foram capazes de impedir a propagação. Outros países farão isso de maneira um pouco diferente, mas a mistura entre teste e isolamento claramente funciona e é isso que temos até encontrarmos uma vacina”, explicou Gates.

O filantropo afirmou que está preocupado com o dano econômico que a quarentena significa, mas que seria “ainda pior” o dano nos países em desenvolvimento. Porque esses países não têm capacidade de se isolar da mesma forma que os países mais ricos e sua capacidade hospitalar é muito menor.

Com tradução do Cepat para IHU Online.




Unicamp suspende suas atividades até o dia 29 por causa do coronavírus

Distância mínima entre as pessoas deve ser de 1 metro, decreta governador do DF

Vídeos: artistas usam humor contra o coronavírus




Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher