Pular para o conteúdo principal

Faz apenas 53 anos que Igreja Católica revogou lista de livros proibidos


Capa de uma edição do
 Index librorum prohibitorum



por Deutsche Welle

No dia 14 de junho de 1966, o Vaticano aboliu seu Index librorum prohibitorum, com a lista dos livros proibidos aos católicos, instituído em 1559. Faz, portanto, 53 nos, o que, na escala histórica, é pouco tempo. Essa foi a primeira censura imposta diretamente por um papa.

Na Antiguidade, se uma obra fosse contra os preceitos dos magistrados, eles ordenavam sua destruição. Com a invenção da imprensa, entretanto, a publicação em série de obras indesejadas passou a ser proibida pela censura.

Em 1487, Inocêncio 8º promulgou a primeira constituição papal, em que instituiu a censura prévia.

Em 1559, o Papa Paulo 4º instituiu o Index librorum prohibitorum (Índice dos livros proibidos), que listava as obras proibidas aos católicos. Foi a primeira censura imposta diretamente por um papa.

Em contrapartida às anteriores, que se chamavam "catálogos", ela foi chamada de "índice". Ela serviu de base para a criação, cinco anos mais tarde, do Índice, pela Comissão de Bispos do Concílio de Trento.

Em 1571, o papa Pio 5º criou a Sagrada Congregação do Índice, encarregada de examinar e censurar livros e atualizar o "Index". 

Os governos católicos da Europa efetivaram as medidas repressivas e garantiram a aplicação da lei imposta pela Igreja. Na Espanha, por exemplo, o rei Carlos 5º determinou, entre 1520/50, algumas leis que condenavam à morte quem possuísse, comprasse, vendesse ou copiasse um livro herege.

Ao longo dos 400 anos que durou a proibição, a lista das obras condenadas foi-se tornando cada vez mais longa. Além de uma série de edições da Bíblia, do Novo Testamento e suas traduções, proibia aos católicos o acesso às obras de Martinho Lutero, à astrologia e à chamada "literatura lasciva".

Em 1571, chegou a ser fundada a Congregação do Índice, uma tentativa histórica de controle total sobre o conhecimento humano. Foram atingidas partes, ou as obras completas, de autores como Rene Descartes, Heidegger, Jean Paul Sartre, Voltaire, Emile Zola, Stendahl, George Sand, Balzac, Alexandre Dumas (pai e filho) e Gabriele D'Annunzio.

Em 1917, o papa passou o controle da censura ao Santo Ofício, que o Concílio Vaticano 2º mudou de nome em 1965 para Congregação da Doutrina da Fé. As crescentes críticas internas, no entanto, levaram à revogação completa do Índice em junho e novembro de 1966, pelo papa Paulo 6º.

A Deutsche Welle é uma agência da Alemanha que produz jornalismo em 30 idiomas.





Colégio católico do Rio censura livro sob pressão de pais de estudantes

Vaticano censura livro de teólogo sobre a homossexualidade

Vaticano censura livro que defende diversidade familiar

Vaticano veta exposição de fotos de beijo de gays em igrejas

TJ do Rio derruba lei que proíbe imagens sacras no Carnaval



Receba por e-mail aviso de novo post

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos