Pular para o conteúdo principal

Vaticano expressa 'vergonha e dor' diante dos abusos de padres da Pensilvânia


Porta-voz admitiu
que a Santa Sé
 precisa aprender
 lições com esses
 'crimes horríveis
'

[notícia]

O Vaticano afirmou nesta quinta-feira. 16 de outubro de 2018,  que sente "vergonha e dor" diante dos abusos sexuais cometidos por cerca de 300 padres no Estado americano da Pensilvânia. Mais de mil crianças foram vítimas dos religiosos desde a década de 1940. Essa foi a primeira declaração da Santa Sé após a revelação dos casos há dois dias.

Em um comunicado, o porta-voz do Vaticano, Greg Burke, disse que a Igreja Católica precisa "aprender lições difíceis do seu passado". A Santa Sé prometeu punir os abusadores e aqueles que os acobertaram.

"Os abusos descritos são criminosos e moralmente reprovados. Esses atos traíram a confianças e roubaram a dignidade e fé das vítimas", acrescentou Burke.

O comunicado destaca que o Vaticano condena o abuso sexual de menores e ressalta às vítimas que "o papa está do seu lado".

O porta-voz afirma que diante dos "crimes horríveis" revelados no relatório divulgado por autoridades americanas o Vaticano só pode expressar os sentimentos de "vergonha e dor".



O comunicado salienta que a maior parte dos abusos foram cometidos antes de 2000, o que demostraria como reformas realizadas na Igreja Católica nos Estados Unidos reduziram a incidência de abusos cometidos por padres.

As declarações foram feitas dois dias após a Suprema Corte da Pensilvânia divulgar o relatório de uma investigação sobre abusos sexuais cometidos por padres no estado.

O relatório de cerca de 900 páginas foi baseado em depoimentos de dezenas de testemunhas e mais de meio milhão de páginas de documentos internos da Igreja. O número real de crianças abusadas e de padres que cometeram abusos pode ser ainda maior, pois algumas vítimas nunca denunciaram as ocorrências, e alguns documentos secretos da Igreja foram perdidos.

Os documentos analisados incluem relatórios de bispos para autoridades no Vaticano detalhando abusos que não foram divulgados publicamente nem encaminhados para autoridades policiais.

Embora reconheça que as dioceses tenham adotado certos procedimentos e pareçam estar encaminhando queixas mais rapidamente, os autores do relatório avaliam que ainda faltam mudanças essenciais.

"Apesar de algumas reformas institucionais, alguns líderes da Igreja têm escapado de assumir a responsabilidade perante o público", afirma. 

Relatório diz como padres da Pensilvânia abusam de crianças e adolescentes

"Padres estavam violando pequenos meninos e meninas, e os homens de Deus que eram responsáveis por eles não somente se isentaram, eles esconderam os fatos."

Os acusados de acobertar os escândalos incluem o atual arcebispo de Washington, Donald Wuerl, que teria ajudado a proteger padres quando era bispo de Pittsburgh.

Segundo o relatório, bispos e líderes de dioceses usaram acordos de confidencialidade para silenciar vítimas e enviaram padres abusadores para "tratamentos", tendo permitido que centenas voltassem às suas ocupações.

Além disso, policiais ou procuradores por vezes não investigaram acusações por respeito a membros da Igreja ou por alegarem que os casos estavam fora de sua jurisdição, disse o grande júri.

A maioria dos casos já prescreveu, e mais de 100 padres envolvidos morreram. Muitos outros se aposentaram, foram dispensados ou receberam licenças.

O relatório é considerado o mais abrangente sobre abusos cometidos por religiosos nos Estados Unidos desde que o jornal Boston Globe revelou em 2002 o escândalo dos padres pedófilos em Massachusetts.

Com informação das agências. 


Manual da Igreja Católica dos EUA orienta como acobertar estupradores

Pedófilo obteve da Igreja Católica carta de recomendação para trabalhar na Disney

Koenig: 'Quando tentei denunciar o abuso do padre, disseram que eu era sujo'




Igreja Católica do Brasil tem menos pedófilos do que outras?

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos