Pular para o conteúdo principal

Manual da Igreja Católica dos EUA orienta como acobertar estupradores


Justiça diz que Diocese da
 Pensilvânia não estava
preocupada em proteger
 as crianças, mas dar cobertura
 aos  pedófilos e proteger
a imagem da Igreja


[notícia]

por Scott Dodd
para New York Times

Evite o escândalo. Use eufemismos. Faça perguntas inadequadas. Tranque as denúncias em um "arquivo secreto". E, acima de tudo, não conte à polícia.

Essas são algumas das táticas que os líderes da Igreja Católica na Pensilvânia, EUA, usaram para esconder o abuso sexual de crianças por padres ao longo de 70 anos, de acordo com um relatório do grande júri do caso divulgado na terça-feira, dia 14 de agosto de 2018.

 Na Judiciário americano, o grande júri é um organismo que decide se uma investigação criminal deve ser transformada em processo judicial, com a acusação formal dos acusados.

"É como um manual para esconder a verdade", disse o grande júri, cuja investigação identificou mais de mil vítimas de abuso sexual em seis dioceses católicas na Pensilvânia.

Agentes especiais do Centro Nacional de Análise de Crimes Violentos do FBI (a polícia federal americana) revisaram as evidências coletadas pelo júri, informa o relatório, e identificaram uma série de práticas que foram regularmente usadas pelas seis dioceses para encobrir denúncias de abuso.
"Apesar de cada distrito da Igreja ter suas idiossincrasias, o padrão era praticamente o mesmo", diz o relatório. 

"O principal não era ajudar as crianças, mas evitar o 'escândalo'. Essa não é a nossa palavra, mas a deles. Aparece repetidamente nos documentos que recuperamos .

Aqui está como o grande júri descreveu os métodos da Igreja Católica para encobrir o abuso e proteger os padres:

Primeiro, certifique-se de usar eufemismos em vez de palavras reais para descrever as agressões sexuais nos documentos da diocese. Nunca diga "estupro"; diga "contato inadequado" ou "problemas de limite".

Segundo, não conduza investigações genuínas com pessoal devidamente treinado. Em vez disso, designe membros do clero para fazer perguntas inadequadas e depois faça julgamentos sobre a credibilidade dos colegas com quem vivem e trabalham.


Terceiro, para uma aparência de integridade, envie padres para “avaliação” nos centros de tratamento psiquiátrico administrados pela Igreja. Permita que esses especialistas “diagnostiquem” se o padre era um pedófilo, baseado em grande parte nos “autorrelatos” do padre, e independentemente de o padre ter realmente se engajado em contato sexual com uma criança.

Em quarto lugar, quando um padre precisa ser removido, não diga o motivo. Diga aos seus paroquianos que ele está de “licença médica” ou que sofre de “esgotamento nervoso”. Ou não diga nada.

Quinto, mesmo que um padre esteja estuprando crianças, continue fornecendo-lhe moradia e pagando suas demais despesas, embora ele possa estar usando esses recursos para cometer mais agressões sexuais.

Em sexto lugar, se a conduta de um predador se tornar conhecida da comunidade, não o remova do sacerdócio para garantir que não haja mais crianças vitimadas. Em vez disso, transfira-o para um novo local onde ninguém saiba que ele é um abusador de crianças.

Finalmente e acima de tudo, não diga à polícia. O abuso sexual de crianças é e tem sido, em todos os momentos relevantes, um crime. Mas não trate dessa maneira; lide com isso como uma questão pessoal, que deve ser resolvida "dentro de casa".


Desculpa de padre que tentou abusar de menina de 11 anos: ‘Pensei que ela tivesse 15’

Pedófilo obteve da Igreja Católica carta de recomendação para trabalhar na Disney

Igreja Católica do Brasil tem menos pedófilos do que outras?




Morre padre brasileiro citado em filme premiado sobre pedofilia na Igreja

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Unknown disse…
Link please....
Paulo Lopes disse…
https://oglobo.globo.com/sociedade/justica-nos-eua-diz-que-igreja-tinha-manual-para-esconder-abusos-sexuais-22979341

Tem também o link do New York Times, basta procurar.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder de evangélicos