Pular para o conteúdo principal

Nos EUA, empresa de ônibus rejeita anúncio que diz 'ateus'

Anúncio de ateus americanos
Para empresa, o anúncio é "controvérso"
Nos Estados Unidos, a Nepa Freethought Society e American Atheists elaboraram um anúncio para ser exposto em ônibus com apenas a palavra “ateus”, sem nenhuma mensagem, para que não houvesse interpretação de que se trata de uma ofensa aos religiosos.

Mesmo assim o anúncio foi rejeitado pela Colts (Condado de Lackawanna Transit System), empresa de transporte coletivo que atua no Estado da Pensilvânia.

A diretoria da empresa informou que não aceita “anúncios tidos como controversos ou polêmicos”.  Em um comunicado, disse: “Não permitiremos que nossos veículos se tornem fórum para discussão de questões públicas”.

A rejeição dá uma ideia do preconceito aos ateus mesmo em um país onde a liberdade de expressão costuma ser citada como um patrimônio da sociedade.

Com informação das agências.





Arkansas terá de aceitar o anúncio 'Você é bom sem Deus?.
agosto de 2011

Trajetória do ônibus ateu.    Ateísmo.    Comerciais polêmicos.


Comentários

Fernando disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Quem diria logo nos estados unidos um país democrátido e que sai por aí querendo fazer com que outros países sejam democráticos. Porque tanto medo de nos ateus só porque derrubamos o mito confortável do cristianismo ai vem alegar que é assunto polêmico. Se existem os crentes qual o problema com os descrentes. Crentes pessoas que não usam a razão não raciocina são emocionalistas etc , descrentes são pessoas racionais que estuda que vive a luz da razão e que agora não pode nem ter um anúncio num ônibus.
Inacreditável! Ou seja, para eles só a palavra "ateus" já é algo polêmico, uma vez que não se trata de mensagens expostas.

Será que se escrevessem apenas "deus" seria rejeitado? Claro que não!
Anônimo disse…
Filho de Abraão, parafraseando o filósofo Hernanes: ''Não intindi o que você falou''. Ass: Winston Smith
Marcela Achcar disse…
Infelizmente os EUA tem uma coisa que tem ganhado força aqui últimamente: religious right ou christian right. Esse pessoal aqui é personificado por Silas Malafaia e outros... Dão uma idéia de 'batalha espiritual' não só no ambito religioso mas no social tb... Acham que há um levante de varias 'entidades'(globalistas, islamicos, comunistas bla bla bla) pra acabar com a civilização ocidental e com os valores cristãos... Daí acham que a força que os ateus tem ganho nos ultimos tempos faz parte desse esquema, então ser compreensível(mas não aceitável) esse tipo de atitude, pq a religious right lá põe pra quebrar quando quer...
Anônimo disse…
Se essa posição da empresa é valida para mensagens com conteúdo religioso e outros assuntos 'polêmicos' não tem pq se sentir ofendido com a postura da empresa.

Apesar dos EUA valorizarem a liberdade de expressão isso não significa que a empresa tem que aceitar qualquer coisa que queiram colocar como propaganda nos veículos dela, mas se a recusa é especificamente com essa propaganda por ela ser atéia ai sim a empresa está errada. Mesmo que seja só uma palavra, assim como existe gente que se ofende ao ler "Ateu" em algum lugar tb existe gente que se ofende só de ler "Deus" por ai também.

Isaac
Felipe... disse…
Se fosse catolicos eles aceitariam.
Chama-me atenção a justificativa da diretoria da empresa, que não aceita "anúncios tidos como controversos e polêmicos". Para mim, isso significa dizer "não aceitamos manifestações que contrariem a ou entrem em choque com a ordem estabelecida. A reação seria a mesma se o anúncio fosse "Deus ama a América"?

Aqui no Brasil é muito comum encontramos adesivos com mensagens bíblicas ou de cunho cristão estampados no vidro traseiro de carros. Imagine se um ateu postasse um adesivo com uma mensagem do tipo "Deus, um delírio!" ou "Deus não existe!"? Numa sociedade complexa, coexistem segmentos que se diferenciam segundo sua orientação sexual, ideológica, sua atuação política, cultural, social e todos tomam parte da dialética social, no interior da qual as contradições devem ser trabalhadas. Ao status quo interessa a conformidade de pensamentos, o conformismo, o reconhecimento da legitimação do poder. Nesse sentido as manifestações ateístas são elementos invasivos, perturbadores, que sempre suscitarão reações adversas, orientadas para a manutenção do status quo.

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/03/nos-eua-empresa-de-onibus-rejeita.html#ixzz1plutKJCo
Reprodução deste texto só poderá ser feita com o crédito e link da origem.
Fernando disse…
"A rejeição dá uma ideia do preconceito aos ateus mesmo em um país onde a liberdade de expressão costuma ser citada como um patrimônio da sociedade."

Quem eles (os ateus) pensam que são? Isso soa a ditadura.
Fernando disse…
"A reação seria a mesma se o anúncio fosse "Deus ama a América"?

Com certeza se a palavra fosse "DEUS". A reação seria imediata por parte dos ativistas ateus...E isso nos leva a crer que a empresa se pouparia.
Diogo disse…
Um país que quando o presidente ordena ataque sobre outros povos e a sua frase utilizada é "que Deus esteja com nós e abençoe a America amém". Seria mesmo possível o ateísmo ter forças o suficiente p/ lutar contra um estado dogmático? Fico chocado com o que vejo nesse blog, e como os ateus são tratados como pessoas fúteis. Ainda sonho com um mundo onde a razão prevaleça!!!!
Anônimo disse…
Fumou crack?
Anônimo disse…
É um anúncio de uma instituição privada, numa empresa privada, não tem nada que ser rejeitado seja qual dos dois anúncios for.
Anônimo disse…
"A reação seria a mesma se o anúncio fosse "Deus ama a América?"
-Mas, por lá, esse tipo de frase é muito comum, principalmente em outdoors, o problema é quando se trata de uma ideia oposta a da maioria, ou seja, somos a maioria, portanto que a minoria se f@#$.
A mesma empresa mantém anúncios com "Deus abençoe a América", e já manteve anúncios de entidades conservadoras machistas, racistas e homofóbicas - a desculpa foi a mais cínica o possível. Eles tem uma posição ideológica clara, e não aceitam nada que vá contra.
Anônimo disse…
Diogo, no outro post eu comentei sobre o seu erro em relação a palavra homossexual, disse que podia acontecer comigo, mas talvez pelo modo zombeteiro que eu me expressei, meu comentário tenha ficado bastante infeliz. Espero que não tenha te ofendido, e se sim, peço desculpas. Um abraço! Ass: Winston Smith
A.Porto disse…
A ladainha de preconceito já está além da conta.
Leia a notícia abaixo e vejam se é preconceito:

New York Times publica anuncio anticatólico, mas se nega a publicar anúncio anti-islâmico
Reinaldo Azvedo VEJA


http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/new-york-times-publica-anuncio-anticatolico-mas-se-nega-a-publicar-anuncio-anti-islamico/

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Mulher morre na Irlanda porque médicos se negam a fazer aborto

da BBC Brasil Agonizando, Savita aceitou perder o bebê, disse o marido  Uma mulher morreu em um hospital [católico] da Irlanda após ter seu pedido de aborto recusado pelos médicos. A gravidez de Savita Halappanavar (foto), de 31 anos, tinha passado dos quatro meses e ela pediu várias vezes aos funcionários do Hospital da Universidade de Galway para que o aborto fosse realizado, pois sentia dores fortes nas costas e já apresentava sintomas de um aborto espontâneo, quando a mãe perde a criança de forma natural. Mas, de acordo com declarações do marido de Savita, Praveen Halappanavar, os funcionários do hospital disseram que não poderiam fazer o procedimento justificando "enquanto houvesse batimento cardíaco do feto" o aborto não era possível. O aborto é ilegal na Irlanda a não ser em casos de risco real para a vida da mãe. O procedimento é tradicionalmente um assunto muito delicado no país cuja maioria da população é católica. O que o inquérito aberto pelo gover...

BC muda cédulas do real, mas mantém 'Deus seja Louvado'

Louvação fere o Estado laico determinado pela Constituição  O Banco Central alterou as cédulas de R$ 10 e R$ 20, “limpou” o visual e acrescentou elementos de segurança, mas manteve a expressão inconstitucional “Deus seja Louvado”.  As novas cédulas, que fazem parte da segunda família do real, começaram a entrar em circulação no dia 23. Desde 2011, o Ministério Público Federal em São Paulo está pedindo ao Banco Central a retirada da frase das cédulas, porque ela é inconstitucional. A laicidade determinada pela Constituição de 1988 impede que o Estado abone qualquer tipo de mensagem religiosa. No governo, quanto à responsabilidade pela manutenção da frase, há um empurra-empurra. O Banco Central afirma que a questão é da alçada do CMN (Conselho Monetário Nacional), e este, composto por um colegiado, não se manifesta. Em junho deste ano, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a referência a Deus no dinheiro é inconcebível em um Estado mode...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Livros citados neste site

Mais contradições bíblicas: vire a outra face aos seus inimigos e olho por olho e dente por dente

Arcebispo defende permanência de ‘Deus’ em notas do real

Dom Scherer diz que descrentes não deveriam se importar   Dom Odilo Scherer (foto), arcebispo metropolitano de São Paulo, criticou a ação que o MPF (Ministério Público Federal) enviou à Justiça Federal solicitando a determinação no sentido de que a expressão “Deus seja louvado” deixe de constar nas cédulas do real. Em nota, Scherer disse: "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?" Argumentou que, “para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para quem crê em Deus, isso significa algo”. O promotor Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, defendeu a supressão da expressão porque o Estado brasileiro é laico e, por isso, não pode ter envolvimento com nenhuma religião, mesmo as cristãs, que são professadas pela maioria da população. Scherer, em sua nota, não fez menção ao Estado laico, que está previsto na Constituição. E...

Crânio de 20 milhões de anos registra começo da evolução do cérebro

Adventistas vão intensificar divulgação do criacionismo

Consórcio vai investir em pesquisa na área criacionista A Igreja Adventista do Sétimo Dia anunciou o lançamento de um consórcio para intensificar a divulgação do criacionismo no Brasil e em outros países sul-americanos. Na quinta-feira (13), em Brasília, entidades como Sociedade Criacionista Brasileira, Núcleo de Estudos das Origens e Museu de Geociências das Faculdades Adventistas da Bahia assinaram um protocolo para dar mais destaque à pesquisa criacionista e às publicações sobre o tema. Os adventistas informaram que o consórcio vai produzir vídeos para adolescentes e jovens explicando a criação e como ocorreu o dilúvio e um plano piloto de capacitação de professores. O professor Edgard Luz, da Rede de Educação Adventistas para oitos países sul-americanos, disse que o lançamento do consórcio é um “passo muito importante”, porque “o criacionismo está ligado à primeira mensagem angélica da Bíblia”. Com informação do site da Igreja Adventista . Colégio adventista de ...