Pular para o conteúdo principal

Nos EUA, empresa de ônibus rejeita anúncio que diz 'ateus'

Anúncio de ateus americanos
Para empresa, o anúncio é "controvérso"
Nos Estados Unidos, a Nepa Freethought Society e American Atheists elaboraram um anúncio para ser exposto em ônibus com apenas a palavra “ateus”, sem nenhuma mensagem, para que não houvesse interpretação de que se trata de uma ofensa aos religiosos.

Mesmo assim o anúncio foi rejeitado pela Colts (Condado de Lackawanna Transit System), empresa de transporte coletivo que atua no Estado da Pensilvânia.

A diretoria da empresa informou que não aceita “anúncios tidos como controversos ou polêmicos”.  Em um comunicado, disse: “Não permitiremos que nossos veículos se tornem fórum para discussão de questões públicas”.

A rejeição dá uma ideia do preconceito aos ateus mesmo em um país onde a liberdade de expressão costuma ser citada como um patrimônio da sociedade.

Com informação das agências.





Arkansas terá de aceitar o anúncio 'Você é bom sem Deus?.
agosto de 2011

Trajetória do ônibus ateu.    Ateísmo.    Comerciais polêmicos.


Comentários

Fernando disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Quem diria logo nos estados unidos um país democrátido e que sai por aí querendo fazer com que outros países sejam democráticos. Porque tanto medo de nos ateus só porque derrubamos o mito confortável do cristianismo ai vem alegar que é assunto polêmico. Se existem os crentes qual o problema com os descrentes. Crentes pessoas que não usam a razão não raciocina são emocionalistas etc , descrentes são pessoas racionais que estuda que vive a luz da razão e que agora não pode nem ter um anúncio num ônibus.
Inacreditável! Ou seja, para eles só a palavra "ateus" já é algo polêmico, uma vez que não se trata de mensagens expostas.

Será que se escrevessem apenas "deus" seria rejeitado? Claro que não!
Anônimo disse…
Filho de Abraão, parafraseando o filósofo Hernanes: ''Não intindi o que você falou''. Ass: Winston Smith
Marcela Achcar disse…
Infelizmente os EUA tem uma coisa que tem ganhado força aqui últimamente: religious right ou christian right. Esse pessoal aqui é personificado por Silas Malafaia e outros... Dão uma idéia de 'batalha espiritual' não só no ambito religioso mas no social tb... Acham que há um levante de varias 'entidades'(globalistas, islamicos, comunistas bla bla bla) pra acabar com a civilização ocidental e com os valores cristãos... Daí acham que a força que os ateus tem ganho nos ultimos tempos faz parte desse esquema, então ser compreensível(mas não aceitável) esse tipo de atitude, pq a religious right lá põe pra quebrar quando quer...
Anônimo disse…
Se essa posição da empresa é valida para mensagens com conteúdo religioso e outros assuntos 'polêmicos' não tem pq se sentir ofendido com a postura da empresa.

Apesar dos EUA valorizarem a liberdade de expressão isso não significa que a empresa tem que aceitar qualquer coisa que queiram colocar como propaganda nos veículos dela, mas se a recusa é especificamente com essa propaganda por ela ser atéia ai sim a empresa está errada. Mesmo que seja só uma palavra, assim como existe gente que se ofende ao ler "Ateu" em algum lugar tb existe gente que se ofende só de ler "Deus" por ai também.

Isaac
Felipe... disse…
Se fosse catolicos eles aceitariam.
Chama-me atenção a justificativa da diretoria da empresa, que não aceita "anúncios tidos como controversos e polêmicos". Para mim, isso significa dizer "não aceitamos manifestações que contrariem a ou entrem em choque com a ordem estabelecida. A reação seria a mesma se o anúncio fosse "Deus ama a América"?

Aqui no Brasil é muito comum encontramos adesivos com mensagens bíblicas ou de cunho cristão estampados no vidro traseiro de carros. Imagine se um ateu postasse um adesivo com uma mensagem do tipo "Deus, um delírio!" ou "Deus não existe!"? Numa sociedade complexa, coexistem segmentos que se diferenciam segundo sua orientação sexual, ideológica, sua atuação política, cultural, social e todos tomam parte da dialética social, no interior da qual as contradições devem ser trabalhadas. Ao status quo interessa a conformidade de pensamentos, o conformismo, o reconhecimento da legitimação do poder. Nesse sentido as manifestações ateístas são elementos invasivos, perturbadores, que sempre suscitarão reações adversas, orientadas para a manutenção do status quo.

Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2012/03/nos-eua-empresa-de-onibus-rejeita.html#ixzz1plutKJCo
Reprodução deste texto só poderá ser feita com o crédito e link da origem.
Fernando disse…
"A rejeição dá uma ideia do preconceito aos ateus mesmo em um país onde a liberdade de expressão costuma ser citada como um patrimônio da sociedade."

Quem eles (os ateus) pensam que são? Isso soa a ditadura.
Fernando disse…
"A reação seria a mesma se o anúncio fosse "Deus ama a América"?

Com certeza se a palavra fosse "DEUS". A reação seria imediata por parte dos ativistas ateus...E isso nos leva a crer que a empresa se pouparia.
Diogo disse…
Um país que quando o presidente ordena ataque sobre outros povos e a sua frase utilizada é "que Deus esteja com nós e abençoe a America amém". Seria mesmo possível o ateísmo ter forças o suficiente p/ lutar contra um estado dogmático? Fico chocado com o que vejo nesse blog, e como os ateus são tratados como pessoas fúteis. Ainda sonho com um mundo onde a razão prevaleça!!!!
Anônimo disse…
Fumou crack?
Anônimo disse…
É um anúncio de uma instituição privada, numa empresa privada, não tem nada que ser rejeitado seja qual dos dois anúncios for.
Anônimo disse…
"A reação seria a mesma se o anúncio fosse "Deus ama a América?"
-Mas, por lá, esse tipo de frase é muito comum, principalmente em outdoors, o problema é quando se trata de uma ideia oposta a da maioria, ou seja, somos a maioria, portanto que a minoria se f@#$.
A mesma empresa mantém anúncios com "Deus abençoe a América", e já manteve anúncios de entidades conservadoras machistas, racistas e homofóbicas - a desculpa foi a mais cínica o possível. Eles tem uma posição ideológica clara, e não aceitam nada que vá contra.
Anônimo disse…
Diogo, no outro post eu comentei sobre o seu erro em relação a palavra homossexual, disse que podia acontecer comigo, mas talvez pelo modo zombeteiro que eu me expressei, meu comentário tenha ficado bastante infeliz. Espero que não tenha te ofendido, e se sim, peço desculpas. Um abraço! Ass: Winston Smith
A.Porto disse…
A ladainha de preconceito já está além da conta.
Leia a notícia abaixo e vejam se é preconceito:

New York Times publica anuncio anticatólico, mas se nega a publicar anúncio anti-islâmico
Reinaldo Azvedo VEJA


http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/new-york-times-publica-anuncio-anticatolico-mas-se-nega-a-publicar-anuncio-anti-islamico/

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih