Freud está perdoado porque nem o exu compreende as mulheres

Título original: "Seu Catatumba"

por Luiz Felipe Pondé para Folha

Conversava eu com um exu numa festa num terreiro de candomblé quando, de repente, ele começou a falar de mulher. Grande especialista. Para quem é "consumidor" do sexo frágil, exus são grandes mestres. Você já conversou com um exu?

Recomendo conversar. Pura sabedoria popular, daquelas que marxistas menos obcecados chamariam de espírito menos alienado porque mais "orgânico". No caso, a palavra "espírito" tem duplo sentido, e um deles é espírito como "fantasma incorporado".

Não, exus não são demônios, são mais uma espécie de orixá que media as relações entre nós e os deuses. Alguns os relacionam a Hermes (Grécia), Mercúrio (Roma) e Thot (Egito), todos os três deuses mensageiros entre os homens e os deuses.

Como ele está em meio ao nosso mundo, é "melado" com ele, claro. Ocupa-se de nossas demandas e, por isso, são famosos por "trancarem ou abrirem as encruzilhadas da vida".

Claro que existe aí um sincretismo, porque este exu também tem um nome próprio de "quando viveu na Terra", e orixá africano "puro" nunca "viveu na Terra" como um encarnado.

As parceiras dos exus são as "pombagiras", mulheres que gostam de falar de amor e sexo, que, quando vivas, tiveram muitos amantes e que representam, assim como os exus, a dimensão mais carnal e erótica da vida.

Quando elas "descem" e começam a dançar, é bonito de ver e de escutar suas músicas de lamento de amor e de desejo de sexo.

Incrível como também nessa religião de origem africana, as mulheres são especialistas em amor e sexo e só pensam "naquilo".

Ingenuidade masculina pensar que somos mais obcecados por sexo do que elas. Se um dia você, meu caro leitor, tiver a chance de ouvir um papinho entre mulheres, você provavelmente vai se sentir um santinho inexperiente.

Então me dizia "Seu Catatumba", o nome que ele escolheu para si mesmo depois de assumir sua função na "falange" dos exus: "Não dá para entender as mulheres!". Imagine só: o cara é um deus numa religião africana e me disse isso num papo em que ele e eu fumávamos charutos cubanos e bebíamos cerveja.

Até os deuses sabem disso, menos elas. As mulheres são incompreensíveis. Mas essa incompreensibilidade não as atinge prioritariamente quando atuam como profissionais, mas principalmente quando relações de afeto estão envolvidas.

Dizia "Seu Catatumba": "Quando você está dizendo a verdade, ela não acredita; quando você está mentindo, ela acredita; quando chora, é porque ri por dentro; quando ri, é porque está triste; quando você acha assim, ela acha assado, quando você acha assado, ela acha assim; quando você vai para cá, ela vai para lá; quando você vai para lá, ela vem para cá; quando diz sim, é não; quando diz não, é sim".

Ríamos juntos, o "sobrenatural" e eu. Uma delícia levar um papo sobre mulher com o "sobrenatural", fumando legítimos cubanos (presente meu para ele) e cerveja, e ver que nem ele sabe nada sobre o que as mulheres querem.

Meu caro Freud, você está perdoado: nem deuses africanos sabem o que a mulher quer.

"Seu Catatumba", pelo que me disse, "morreu de mulher" (por causa de mulher). Aliás, morte bem dramática e digna de ópera: esfaqueado pelas costas. Como se dizia antigamente, "crime passional", hoje seria apenas "crime de gênero".

Teoria de gênero é a teoria segundo a qual não existe mulher e homem, mas sim "construções sociais" a serviço da opressão, assim como o mito do Papai Noel está a serviço das lojas de brinquedos. Para os tarados da teoria de gênero, um exu é apenas mais um machista.

Continuava "Seu Catatumba": "Morri de mulher; passei a vida atrás delas; tentei sempre fazer o que elas queriam; sempre amei as mulheres; sempre no meio delas, atrás delas; coisa gostosa é mulher; a gente homem é bicho bobo por mulher, e sempre acaba morrendo por causa de uma".

Não é novo o que me disse o exu, mas é encantadora a ideia de que mesmo ele, meio homem, meio deus, aliás, como uma espécie de Eros platônico em versão africana, confirma: não dá para entender as mulheres.

Você pergunta se eu acredito em exus? "Yo no creo en las brujas pero que las hay las hay."

O que afinal a mulher quer do homem? A lésbica sabe.
agosto de 2010

Artigos de Pondé.

Comentários

  1. Pondé é rencarnação de Chico Xavier. Nota-se perfeitamente a semelhança.

    ResponderExcluir
  2. Pondé é irmão do Olavo de Carvalho

    ResponderExcluir
  3. É o irmão caçula, que deu mais sorte e conseguiu realmente se formar em filosofia. O irmão mais velho sempre se estrepa...

    ResponderExcluir
  4. Deve ser por isso que Deus nunca se casou, e Zeus só se ocupava com o sexo mesmo (apesar de ter casado com Hera, justificadamente complicada).

    ResponderExcluir
  5. Os textos do Pondé parecem comentários de Orkut.

    ResponderExcluir
  6. PONDE A FRENTE DO NOSSO TEMPO!!
    É falta de honra, virilidade e masculinidade que causam esta reação patética da mulher!!
    Haroldo

    ResponderExcluir
  7. Homens, sabe por que voces não entendem as mulheres? Por que elas são simples demais para entender, e voces acabam procurando sarna para se coçar.

    Engano seu que pensa que mulher gosto do homem mais rico e mais bonito; Ela gosta do homem que que mais a valorize. Mulher gosta de ser valorizada, cuidada. Mesmo que ela seja independente.
    A valorize, seja gentil, carinhoso e minta para agradar, mais nunca minta sobre voce. Se ela torce para o Palmeiras não tenha medo de dizer que é Corintiano e por aí vai, o importante e não mentir sobre voce. Agora, aquelas mentiras do tipo: ''voce é especial'' e por aí vai, toda mulher gosta dessas mentiras.
    A beleza é claro que e importante em qualquer relacionamento, mais com certeza não e o mais importante do modo como voce a trata.

    No geral: Minta com moderação, seja carinhoso para ela se derreter por voce, e a valorize acima de tudo, para ela saber que é importante para voce. Simples.

    Ser romantico e rico, é apenas um complemento que vai agradar mais ainda se voce já tem um resto.

    ResponderExcluir
  8. Um dos melhores textos do Pondé. Ele fala sobre o clichê sem sucumbir a ele.

    Quanto às mulheres, acho curiosa a dualidade de parecerem precocemente mais maduras que os homens e, ao mesmo tempo, serem tão infantis em tantos aspectos, como, por exemplo, nessa necessidade narcísica de auto-indulgência e na tal necessidade de se sentirem cuidadas. Talvez por isso, a maioria delas seja tão consumista e obcecada por casamento.
    As adoro, assim mesmo, ainda que, invariavelmente, sejam tão decepcionantes quanto nós, os homens. Poucas coisas nelas me são insuportáveis e uma delas é aagressividade da TPM que não deixa de causar algumas cicatrizes que vão se acumulando, durante o relacionamento. Mais cuidado com isso, mulheres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo, a tal narcísica auto-indulgência ñ é nem uma coisa enm outra. A necessiade de serem "cuidadas" ñ passa de, na teoria da evolução, precisarmos de alguém q nos ajude a criar os filhos q por aí vão aparecer. Os homens podem ter filhos e sumir por aí, mas as mulheres têem q permanecer rodeadas pelos filhos até q eles tenham a maturidade, os critérios e a responsabilidade para sair voando. . Pior é q os homens fazem isso mesmo...aqui no país quase 50% das mulheres sustentam seu lar c/ o próprio trabalho e SEM a ajuda do parceiro, contando com amigas, vizinhas, avós.... Perto disso a insuportabilidade da mulher é sopinha para vcs, q ainda têm a cara de reclamar

      Excluir
    2. esse texto é uma tremenda besteira! reduzir o ser humano e classifica-lo como um todo é ignorar nossas particularidades. nós somos seres politicos e por isso tentamos dominar uns aos outro. é aqui que se encontram as diferenças entre homens e mulheres.

      Excluir
  9. Quanta bobagem! E vocês se dizem modernos!
    Me desculpe! mais vamos acordar gente!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo 02:18 pm

    O homem não pode alegar que está apenas seguindo seus impulsos hormonais quando trai a companheira ou quando se sente atraído por uma ninfetinha gostosa. Nesses casos ele mau caráter, pervertido e por aí vai. Mas quando uma mulher está "de TPM" todo mundo se mostra compreensivo se ela resolve maltratar alguém ou jogar a TV janela afora.
    Portanto, não existe mulher "de TPM", o que existe é mulher mal educada e mal acostumada, que se aproveita da situação pra despejar suas frustações na cabeça dos outros, principalmente se for homem.

    ResponderExcluir
  11. Os homens entenderiam muito mais as mulheres se parassem de tentar entendê-las.

    ResponderExcluir
  12. As mulheres entenderiam os homens se parassem com esse clichê sentimental.

    ResponderExcluir
  13. Que papinho furado essa de "mulheres são incompreensíveis". Não seria, seres humanos são uma incógnita ambulante?

    ResponderExcluir
  14. Ter penis, "masculinidade", "virilidade", "honra" não faz a cabeça de ninguém ser menos confusa.

    ResponderExcluir
  15. Pensei que ele iria escrever algo sobre o navio que afundou na Itália. No mais achei interessante, porque esta é a primeira vez que eu vejo o Pondé com alguma "ligação" com religião (me corrijam se eu estiver enganado).

    ResponderExcluir
  16. Esse Pondé é gente boa (se ele ler isso vai me odiar eternamente), é preciso entendê-lo como o homem qe quer desconstruir ( como no artigo que desconstruiu a imagem bonita da Europa), construir não é o seu forte. Porém o texto hje trabalhado foi satisfatório. Talvez os homens entendam as mulheres, mas não entendem como podem se tornar tão facilmente submissos a elas, daí saírem falando e escrevendo artigos com necessidade de se entender a falta de compreensão à respeito do espírito feminino. Aos homens: vocês devem tentar entender porque as mulheres são irresistíveis.

    ResponderExcluir
  17. ...

    Depois que conquistou o macho e conseguiu emprenhar, a mulher só se preocupa com o que as outras mulheres pensam. Comporta-se somente para despertar a inveja em outras mulheres. É um comportamento quase bissexual. Quando ela te pergunta se está gorda, ela quer saber se as outras mulheres a acharão gorda; se ela te pergunta se a roupa está adequada, não é para TE agradar,seu mané... Esse é o segredo das mulheres. Vc, macho, deve pensar como uma delas...

    baú

    ResponderExcluir
  18. Estou estranhando os crentes não terem aparecido aqui ainda pra falar que Pondé tem pacto com Satanás kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. ESSE TEXTO É UMA TREMENDA BOBAGEM, UMA VEZ QUE REDUZ O SER HUMANO A UM GENORO, CLASSIFICANDO TODOS COMO IGUAIS! NÓS SOMOS ANIMAIS POLITICOS E POR ISSO TENTAMOS DOMINAR UNS AOS OUTRO A TODO MOMENTO. POR ISSO NÃO ENTENDEMOS A PECULIARIEDADE DAS MULHERES, POIS CULTURALMENTE SÃO FRAGEIS E QUEREM IMPOR SUA FORÇA HOJE, POR SUA RELATIVA LIBERDADE ADIQUIRIDA NOS ULTIMOS ANOS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Busca neste site