Pular para o conteúdo principal

Governo da Holanda proíbe uso da burca em lugares públicos

O governo da Holanda anunciou ontem (16) ter aprovado a proibição do uso em lugares públicos de burca e de outras vestimentas que cubram o rosto. Esses locais incluem prédios e transportes públicos, centros de ensino e hospitais.

A decisão terá ainda de passar pelo Parlamento, onde o governo tem maioria, e pelo Senado, onde a oposição é mais forte.

A extrema-direita tem dado forte apoio, nesse caso, ao governo, que é formado por uma coalização entre liberais e democratas-cristãos.

Em nota, o governo disse que "a burca entorpece a comunicação pública e é contrária ao princípio de igualdade entre homens e mulheres".

Negou que tenha tomado uma medida contra o Islã, acrescentando que a proibição protege "a personalidade e bons costumes da vida pública na Holanda". Quem insistir em usar a burca será multado.

A proibição vale para os funcionários públicos desde 2008.

Com informação das agências.

Entra em vigor na França proibição aos muçulmanos de orar nas ruas
17 de setembro de 2011

Comentários

Anônimo disse…
O problema da burca é uma questão de segurança... Não se deve deixar pessoas andarem mascaradas nas ruas das cidades grandes.
Caruê disse…
Concordo com o noviço, principalmente em países alvos de terroristas. Além disso esconder o rosto é tão ofensivo para muitos ocidentais quanto andar com os órgãos sexuais expostos.
Para nós, ocidentais, andar mascarado é tabu. Os da minha geração cresceram vendo bandido mascarado em filme de faroeste. Cobrir o rosto é cobrir suas intenções, é sonegar-se ao convívio da sociedade. O rosto é, para nós, um meio de interação social importante. Tanto assim que cicatrizes no rosto costumam ser consideradas chocantes. Não é incomum relatos de bandidos que, diante da ameaça de serem mortos por comparsas, pedem o favor de não levarem tiro no rosto, para poderem ser enterrados em caixão aberto. O rosto é valioso, agredi-lo ou ocultá-lo é algo que nos incomoda.
Anônimo disse…
Um problema análogo no Brasil são os motoqueiros. Muitos bandidos usam do capacete como máscara para realizar seus assaltos. Há diversos projetos de leis municipais visando proibir a circulação de pessoas com capacete quando não estiverem dirigindo. Vi um caso mais extremo em que o prefeito chegou a proibir o uso de capacete mesmo aos que estivessem a pilotar.
Anônimo disse…
Também acho perigoso cobrir o rosto, vai que é um barbudão facínora disfarçado? :) Mas vai lá, né, se a mulher gosta, se é opção dela (embora muitas vezes não seja, mas ela tem que ter consciência de que não é obrigada em país que impõe o islã...), ainda vai. O que a gente não tem que fazer (ou ao menos tentar não fazer) é impor nossas normas a elas, já que os trogloditas do Irã e semelhantes fazem o mesmo até com as ocidentais, obrigando-as a usar o véu... Tem que ver por esse ado, também.

Peço amigavelmente uma leitura desse artigo que escrevi hoje: http://universo-ateu.blogspot.com/2011/09/ser-ateu-e-bom-1-questao-de-valores.html

Abraços!
Headbanger Ateu disse…
Outro país que dá rumos à validação efetiva do Estado Laico.


Brasileiros, acordem. Quem faz o Estado Laico é o povo.
Anônimo disse…
Desculpe, mas não boto muita fé. Quem "faz" o povo no Brasil, por sua vez, são as Igrejas. Será que deveríamos tentar "fazer" o povo, também? Essa é uma questão crucial pro movimento secularista!
Anônimo disse…
Holanda segue o exemplo da França.
O problema do capacete do motociclista é análogo quanto ás possibilidades de abuso (bandido usar para se esconder), mas diferente quanto à motivação. Ninguém usa capacete de motociclista para fazer compras no shopping, mas as mulheres-zumbi muçulmanas querem usar burcas e outras vestimentas criadas para proteger contra tempestades de areia e sol de cinquenta graus.
Anônimo disse…
O problema do capacete é infinitamente menor que o da burca, e muito mais facilmente solucionado: é só proibir de se transitar com ele a mais de X metros da moto.

***

O curioso da burca é que ela é uma novidade no mundo islâmico, uma reacção exagerada às influências ocidentais. Antigamente só se usavam os véus para proteger-se do clima do deseto e para preservar o pudor, deixando o rosto aparente.
Anônimo disse…
Como sempre, os ventos da liberdade e democracia autênticas sopram do Norte...Terra que já conheceu a opressão férrea e sangrenta do catolicismo estrangeiro opressor; que por sua vez floresceu com a reforma mas não se deixou estagnar politicamente sob esta; a Holanda dá um magnífico exemplo de coerência ao lema dos Orange, que está escrito em seu escudo. A religião é nociva a um sistema político genuíno, pois este é o reino das liberdades individuais, em equilíbrio com o bem comum; enquanto aquela é o império do obscurantismo político, que é causa de todas as corrupções públicas e privadas: a religião destrói a liberdade tanto por via negativa , quanto pela positiva. Por um lado ela atribui os efeitos da alienação humana pelo trabalho explorado e pela ignorância ética e científica, como causa metafísica, ou pecado; por outro, ela também atribui os resultados do trabalho, da criatividade, do engenho sociais realmente produtivos e benéficos publicamente; a um suposto dom divino, administrado na terra conforme a troca de interesses e favores pelas representantes políticas desta "riqueza"...As Igrejas.
Enquanto houver religião, pelo menos a nível etnocêntrico, quer ocidental, oriental, européia, africana, asiática; enquanto a consciência coletiva for definida pela moral repressora das liberdades, inclusive a sexual; enquanto a noção de homem, a idéia de humanidade for fundamentalmente religiosa, e portanto sectária, fragmentária e separatista da verdadeira essência humana que é política, social e econômica; não haverá unidade e totalidade realmente universal.
Anônimo disse…
Que bom que mais um país resolveu eliminar de seu território o fundamentalismo religioso. Pode ter religião sim, ter fundamentalismo e submeter as mulheres e crianças a um estado de subserviência não.
LEGIÃO disse…
Deviam proibir também andar com crucifixo dependurado no pescoço. É aviltante a apreciação do sofrimento de um homem.
Anônimo disse…
Por estes ultimos comentarios voces so podem estar de brincadeira....ou melhor ,de um com Satanas!

Argumentando pelo lado secular...afinal a democracia eh bom so qdo convem ne?Eh proibir dando desculpa esfarrapada de motoqueiro assassino na Holanda para restringir um traco de profissao de uma religiao?E isso por um acaso com esta lei iria impedir dos bandidos de usarem algo q tampem o rosto na hora do crime?

Bando de hipocritas q perseguem aqueles que professam a Deus!
Anônimo disse…
Na verdade andar com rosto coberto, não sigfica fidelidade a Deus, mais parece com quem quer encobrir a sua vergonha. Jesus é o único Salvador da umanidade creia.
Anônimo disse…
Prove!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento