Pular para o conteúdo principal

Filhos de imigrantes muçulmanos querem tirar a cruz da bandeira suíça


'Imigrantes de segunda
 geração' argumentam
que o Estado é laico

Filhos de imigrantes muçulmanos na Suíça querem que o governo tire a cruz (um símbolo cristão) da bandeira nacional porque, dizem, é incompatível com um país multicultural.

O jornal suíço Aargauer Zeitung informou que esses “imigrantes de segunda geração” estão pressionando o governo com o argumento de que o Estado é laico e que, portanto, a bandeira do país tem de ser neutra.

A Suíça tem 7,8 milhões de habitantes, menos, portanto, do que a população da Grande São Paulo. É um dos países mais ricos do mundo.

Apesar da cruz em sua bandeira, que também está no escudo nacional, os suíços estão entre os povos menos religiosos do mundo.

De acordo com um estudo recente, a Suíça é um dos nove países onde a religião está em extinção.

Com informação do Aargauer Zeitung.


Conselho Islâmico da Suíça faz defesa de circuncisão em meninas

Sem religião da Suíça saltam de 11,4% para 24,9% em 16 anos




Ateus suíços querem vetar Bíblia às crianças por ser cruel

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Anônimo disse…
Absurdo!
Mas isso não é uma cruz, é um sinal de positivo... Pra ser uma cruz teria que ter a "perna" mais comprida - extremamente pedante, eu sei...


Inclina 45º e faz um X então :/
Anônimo disse…
Queria ver ser macho para mandar tirar o crescente dos paises muculmanos.
Pois é. Eles vão pondo o pé e testando a firmeza do chão. Se o chão está firme, eles pisam. Se formos deixando, logo eles obtem tudo o que querem. E o que eles querem é a Eurábia.
P.S. - Esta bandeira da foto não é a da Suíça, mas a da Ordem Soberana e Militar de Malta (ou alguma outra). A bandeira da Suíça é quadrada. Pelo menos a bandeira suíça oficial.
Anônimo disse…
Aí está a ignorância e o fanátismo. Primeiro que nem é uma cruz é um sinal médico. E segundo é o símbolo do país. Por causa dos fanáticos, de qualquer religião, é que o mundo está desta forma.
Jonas Alves
potialves@ig.com.br
AlyneS2 disse…
Eu também não acho que seja uma cruz. De qualquer forma eu acho isso ridículo. Mas se eles estão se incomodando com isso...apenas duvido que conseguirão.
Paulo Lopes disse…
Você está certo, Gouvêa. A bandeira da Suíça é quadrada. Troquei a ilustração.
Israel Chaves disse…
Pois é... Não é pelo laicismo que estão lutando, é contra o cristianismo, porque se fosse um símbolo muçulmano ninguém diria nada. Sendo assim, essa reivindicação não é válida, pois estão sendo tendenciosos e fazendo barulho pelos motivos errados.
Acho essa briga exagero. Seria como querermos mudar os nomes de São Paulo, Santa Catarina, etc... É referência católica, mas dane-se... Ninguém vai virar católico por causa do nome do estado ou algo assim, além de que isso já é parte da identidade dos locais, ninguém nem lembra do porquê os nomes serem esses. É diferente de, por exemplo, símbolos católicos em repartições públicas ou a frase "deus seja louvado" nas notas de real, que são coisas facilmente colocáveis e tiráveis, disso sim pode-se (e deve-se) reclamar.
Isso tá mais pra um + do que para uma cruz. A linha vertical da cruz é mais longa que a linha horizontal.

Mas essa paranóia com cruzes e outros símbolos religiosos já tá enchendo o saco. Somos seculares, mas não somos caretas (ao contrário de certos crentes lunáticos)
Anônimo disse…
Esse religiosos, são mesmo loucos !!
Alterar o simbolo nacional, apenas pq eles querem é ridículo demais....
John Constantine disse…
Quero so ver se eles tem coragem de pedirem aos seus paises de origem pra retirarem as meia-luas das bandeiras.
Anônimo disse…
Os suiços vao mandar esses muçulmanos tomarem naquele lugar. Isso so vai acirrar os animos, e os muçulmanos serao mal-vistos e nao serao mais bem-vindos.
Anônimo disse…
Com muçulmanos tem de se ter todo cuidado.
LEGIÃO disse…
Daqui a pouco surge um cristão fundamentalista louco e bem armado, numa colônia de férias de filhos de imigrantes muçulmanos e tenta convencê-los de que o problema não é a cruz nem a bandeira.
Não custa lembrar que recentemente os suíços aprovaram uma lei proibindo a construção de minaretes no país, alegando que embora haja liberdade de culto, a função do minarete (chamar os outros para a oração) é um desrespeito ao direito alheio.
Acho que uma bandeira totalmente vermelha seria muito sem graça. *trollface*
Que moral tem esses imigrantes para exigirem a mudança da bandeira? Isso ainda vai dar problema em todo o mundo. Abraços.
Anônimo disse…
Por que eles não voltam para aqueles lugares onde tem uma luazinha na bandeira e ficam contentes?
Anônimo disse…
Nisso que dá fundamentalismo religioso, não é só cego mas surdo também.
Bruno Nigro disse…
Não tem nada de laicismo nessa reivindicação. Nas entrelinhas, eles não querem uma referência ao cristianismo. E digo mais, se não fosse pegar tão mal, eles iam sugerir colocar o crescente ali no cantinho superior esquerdo, 'só pra não deixar toda vermelha', claro.
Anônimo disse…
Surreal, esse muculmanos estao crescendo e querem dominar a Europa. Os europeus independentemente de serem religiosos ou laicos devem se unir contra esses fundamentalistas muculmanos.
Derp disse…
Se o cuidado em questão for atirar duas vezes para ter certeza de que matou, está certo...
Não precisa nem ser cristão. Qualquer suíço que já estiver de saco cheio dessa palhaçada...
A função dos minaretes acaba sendo uma demonstração de poder político mais do que qualquer coisa, como se um padre e um sheik arriassem as calças para ver quem tem o c****** mais comprido.
Anônimo disse…
Agora mexa com eles no país dele e ve se sai vivo,doidos kkk
Anônimo disse…
Ok, então os cristãos podem exigir que retirem a Lua Crescente e a estrela (simbolos da religião muçulmana) de todas as outras bandeiras de países.

Que puta falta do que fazer viu, vai carpir um lote, cambada de desocupados.
Valdo disse…
Como eu vejo, um ateu pode ser tão preconceituoso e mal informado quanto qualquer crente. Então eles são fanáticos porque vieram de famílias muçulmanas? Quantos católicos existem no Brasil que nunca entraram em uma igreja? Vocês acham mesmo que entre os muçulmanos seria diferente?
Aqui no Brasil querem tirar a frase: "Deus seja louvado" das cédulas, mas na Suiça isso não seria correto, porque está sendo pedido por descendentes de muçulmanos?
E o crescente não é um símbolo islâmico, é um símbolo do Império Bizantino adotado pelo Império Otomano, em um caso clássico de aculturação. E podem perceber que nem todos os países de maioria muçulmana o utilizam.
Achei curiosos os comentários que dizem para os descendentes de imigrantes voltarem para os países de origem. Isto está sendo dito por brasileiros, cuja maioria da população é de origem estrangeira (européia e africana).
Valdo disse…
Pois eu posso, mas não tenho o menor interesse em reclamar disso. Porque não fará a menor diferença na minha vida. Na minha cidade tem um totem dizendo: "Mauá é do senhor Jesus", disso sim eu reclamo. Pra começo de conversa, o totem foi construído com dinheiro público, portanto o meu (e de todos) dinheiro, e isto realmente significa algo.
Mas esta frase na cédula?! Não me acrescenta, nem tira nada. E parodiando o seu comentário; não vou virar católico só por pegar dinheiro com esta frase.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

O compositor e cantor Chico Buarque  disse em várias ocasiões ser ateu. Em 2005, por exemplo, ao jornal espanhol La Vanguardia , fez um resumo de sua biografia.

Delírios bolsonaristas