Pular para o conteúdo principal

Por que Deus puniu Adão e Eva antes de eles saberem do mal?

por Austin Cline, do About.com

Adão e Eva não
sabiam sobre o errado,
 mas foram punidas
Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, diz que Deus castigou Adão e Eva porque comeram do fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Essa é mais uma contradição bíblica.

Deus determinou que Adão não experimentasse o fruto, o que não faz sentido porque a criatura, até então, não tinha o discernimento para fazer qualquer juízo de valor.

Pois é óbvio que, antes comerem o fruto,  Adão e Eva não podiam compreender que obedecer a Deus era o “bem” e desobedecer, o “mal”. Para eles, a desobediência não tinha nenhum significado em si, nem de certo nem de errado.

Está em Gênesis 3: 17-19: “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás”.

O enredo dessa história é uma ofensa à inteligência, porque a Bíblia também acentua que Adão e Eva não tinham sido imbuídos por Deus do conceito de certo e errado, até o momento em que Gênesis diz que, ao comerem do fruto, “os olhos de ambos se abriram”. Foi então que os dois tiveram vergonha de estarem nus.

A desobediência por parte de criaturas para as quais não havia tal conceito e a punição de um Deus que não teve a grandeza do perdão compõem uma historinha sem sentido e mesquinha. Mas é ela que dá origem ao chamado “pecado original”, que recai como maldição sobre todos os descendentes de Adão e Eva, com exceção, segundo a crença, da Virgem Maria.

A moralidade divina é muito estranha.

Traduzido e adaptado por este blog, com transcrição da Bíblia On-line.





Deus puniu a serpente por ela ter dito a verdade a Eva. Isso é justo?
março de 2012

Comentários

Avelino Bego disse…
Essa fantasia de Adão e Eva tem inúmeras falhas lógicas.

Como um Deus do amor, pode punir criaturas inocentes?

Criaturas curiosas porque Ele as fez assim?

E a onisciência de Deus, falhou?

E punir toda um geração pela falha de dois adolescentes pelados?
Anônimo disse…
"que recai como maldição sobre todos os descendentes de Adão e Eva, com exceção, segundo a crença, da Virgem Maria."

isso é coisa de católico, nem os cristãos ortodoxos creem que Maria estava livre do pecado original.

a árvore do conhecimento, da ciência do bem e do mal estava próxima da árvore da vida, maldita cobra falante deveria ter dito à Eva pra comer o fruto das duas, aí seriamos imortais.
Anônimo disse…
qual maçã??? onde está escrito que era maçã???
Anônimo disse…
Seria o mesmo eu colocar veneno preto dentro de uma garrafa de coca cola em cima da mesa e deixasse crianças de 5 a 6 anos com a ordem de não beberem porque se beberem morrerão, Imagina eu só eu sou um pai maravilhoso , se a criança bebeu e morreu a culpa é dela.
Anônimo disse…
Era cogumelos.
Anônimo disse…
Agora os crente pira.
ymara disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
ymara disse…
" A moralidade divina e muito estranha"... acha?? eu acho que faz todo sentido do mundo.. se conseguir dominar o tedio e ler a bagaça toda.. veras que so assim fecha o raciocínio dos abestados.. a historinha é um samba do crioulo doido do principio ao fim..
ymara disse…
foi removido porque falta a opçao de editar o texto, csaso escape algum erro.. né?
juliano disse…
a biblia é cheia de tosqueiras
o problema é que apenas alguns usam de fato o cérebro para pensar/refletir e ver o quanto a biblia é uma idiotice criada para transformar seres humanos em jegues e escravos de espertalhões que usam o cérebro deles para tirar proveito de burros que não usam o deles
veja por exemplo o caso do dilúvio: deus mata todo mundo e diz que fez isso porque o coração do homem é podre, depois diz que não vai mais fazer isso porque é da "natureza do homem" ser podrinho
prefiro ler gibi...............
Anônimo disse…
Cogumelo alucinógeno, faz sentido!
Jorge Dib disse…
Eu sempre deixei clarissimo que esse Deus é 4:20 rss afinal:

Está em Gênesis 3: 17-19: “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a ERVA DO CAMPO . No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás”.

OBRIGADO SENHOR *-*

jorgge dawkins
Anônimo disse…
Para levar os fatos de Gênesis ao pé da letra tem que ser muito ignorante, pois é repleto de falhas lógicas e absurdos explícitos. Nem mesmo como mitologia isso deveria ser levado a sério.
Deus cria um "jardim" e coloca um homem nele, coloca uma árvore frondosa apenas para testar as atitudes da sua própria criatura falha, coloca uma mulher junto, uma cobra pra tenta-los, e quando caem na armadilha toda programada por deus, Ele os condena ao sofrimento, e a TODOS os seus descendentes! No final das contas, o que é que o genesis deixa? Obediência, culpa e injustiça.
Sinceramente, para ser crente nesse "deus de amor e justiça" a pessoa tem que fazer um malabarismo mental muito grande, ignorar toda a racionalidade e achar uma interpretação mirabolante que corrobore seus desejos.
Anônimo disse…
Só pq é lenda não se deve criticar ou discuti-la, é intocável?
E o texto critica as falhas lógicas da mitologia bíblica e consequentemente quem a leva ao pé da letra, não cabe essa velha desculpa escorregadia de "analisar o contexto".
Anônimo disse…
Não precisa nem ser criança, fazer isso com adultos ja seria uma injustiça moral e sadismo enorme.
Jorge Dib disse…
o DJC (deus judaico cristao)

é um "Serial Killer",
o tesao dele é PUNIR. Após detonar o Casalzinho no Éden ele ficou descontrolado e iniciou uma série de Atentados terroristas contra: crianças, tribos inteiras, primogenitos, mulheres entao foram persseguidas em todo seu enunciado físico e psicologico, mandou pragas e em uma apoteóse sem prescedentes cometeu o maior genocídio eliminando em um diluvio ate os animais, nao sobrou porra nenhuma rsrs.. Agora seu maior orgazmo foi quando mandou o filho SUICIDAR na cruz, suicidar sim visto ele ser ele mesmo (rss) obviamente detinha seus poderes de ONITUDO e se nao os usou, suicidou. ae ele gozou e rimou hahahaha
Anônimo disse…
O espiritismo veio tentar resolver as falhas lógicas da mitologia cristã, mas isso não o faz verdade.
Anônimo disse…
Contraditorio é essa matéria pois se isso é lenda p/vc, pq se preocupar com estorinha? Outra coisa é que se na “lenda’’ O Deus deu capacidade para Adão e Eva nomear e administrar o Edem isso não seria a razão e a inteligência? Na razão e na inteligência não estaria a capacidade de discernir? Questionar com textos descontextualizados é fácil, seria bom fazer mais pesquisa e contextualizada.

Ver: http://www.filoinfo.bem-vindo.net/filosofia/modules/lexico/entry.php?entryID=4311
Anônimo disse…
rsrsrs... ta certo

Mas ser ateu e fazer um proselitismo disso não tem uma metodologia de menos ataque ao que milhoes de pessoas sentem e vivem. Algo que seduza com premissas de nao agressao as religioes mas, sim algo impessoal e somente racional. As analises sao pobres pois ramos da Teologia sao bem mais profundas que um juizo superficial.
Anônimo disse…
E se eles bebeu eu vou castigar eles ao inferno, Oh não me arrependi vou me transformar em meu próprio filho e morrer pra mim e mesmo , mais só de mentirinha porque vou ressuscitar e não vou ter mais raiva.
Marcos Vital disse…
Tem uma informação nesta postagem que deve ter atenção especial. Ela norteia e sustenta a argumentação da autora. E é a esta afirmação que gostaria de chamar a atenção:

"a criatura, até então, não tinha o discernimento para fazer qualquer juízo de valor"

Como podemos saber que a criatura até então não tinha discernimento para fazer juízos de valor? De onde foi tirada esta conclusão? Isto é uma arbitrariedade!

O que podemos inferir é que a criatura (lê-se homem) segunda a narrativa tinha ordem direta para não comer do tal fruto. Ela simplesmente quebrou uma ordem. Não se trata de juízo de valor. Se trata de obediência. E devemos corroborar que toda quebra de regra, lei, etc gera punições. Não é assim em nossa sociedade?

A própria quebra da ordem de não comer, se trata de um juízo de valor. O homem que fora tentado escolheu em um ato de juízo de valor por comer do fruto. Isto sim é juízo de valor.

Joguem este post fora...
­ disse…
Não é nada contraditório, senhor. Isso é para os crentes lerem e esclarecerem o que acreditam de fato.
Anônimo disse…
A religião é feita para quem vive ou acredita na dimensão espiritual. Fenômenos que podem ser observados no youtube, por experiencias próprias ou de outrem. Entendam, se vc ignora toda a manifestação do espirito nao é interessante nada que olhem para a biblia ou coisas relacionadas a religiões. Ignorem. Nao se preocupe se é certa ou é errada porque as pessoas espiritualizam-se e sentem o que vcs não podem sentir. Ademais, a biblia fala de uma razao espiritual que nao é somente a fisica. COmo questionar algo que nao se pode sentir? Medir? Ou predisposicao em experimentar pra depois sim, decidir-se se existe ou nao o/no Divino?
Anônimo disse…
BOAAAAAA!!!!!!!!!!! kkkkkkkk.. cada uma
­ disse…
Não é nada contraditório, senhor. Isso é para os crentes lerem e esclarecerem o que acreditam de fato.
Anônimo disse…
Pois é , e se deus fosse onisciente ele saberia bem o desfecho da estória e não ficaria zangado ao ponto de se transformar nele mesmo pra reparar uma coisa que ele já sabia de antemão que iria dar errado. Só crente não vê a infantilidade e palhaçada disto.
Anônimo disse…
hahahha... dificil encontrarem conteudo proprio para me seduzir... é so ataque e baixo nivel. prefiro continuar com o que experimento e nao com o que eles nunca provaram
­ disse…
Além disso, o que milhões de pessoas vivem e sentem nem sempre significa que isso seja verdadeiro.
Anônimo disse…
Ora, temos sim que nos preocupar com essa lenda justamente pq os que nela acreditam tentam enfiá-la guela abaixo da população, além de tentarem impor suas crenças em aulas na escola e perseguirem politicamente certas minorias, como os gays e afins.
Anônimo disse…
Cara... eu ate queria ser ateu mas vejo muita baixaria mesmo. Talvz uma minoria. Mas existem pastores do ateismo. Deviam cobrar dizimo tambem. Prefiro continuar nas duvidas e nas certezas.
Anônimo disse…
Se deduz que quem não tem ciência do que seja o bem e o mal não teria capacidade de raciocinar o que seria o descumprimento de uma ordem semelhante a uma criança. Pois os mesmos só iriam adquirir tais capacidades depois de terem comido do fruto da ciência do bem e do mal , como seriam esses seres antes de tal conhecimento.?
Anônimo disse…
Brother, o que observo é que a maioria dos que não acreditam no misticismo, Deus, forcas sobrenaturais é porque nunca experimentou. Acredito que no ateismo, um pre-requisito para se ser um, seria justamente ter saido de uma religião JudaicoCristã. So assim as colocações seriam experienciadas e não somente meras conjecturas racionais ou filosóficas.
Anônimo disse…
Um homem diz ser jesus cristo disse ter falado com anjos e que o mundo acabaria dia 30 ontem. Religião é um delírio que incautos levam a sério.
Anônimo disse…
Sendo verdadeiro ou nao se vc nao passou por isso nao pode ter certeza. Se vc tem dor de cabeca, e diz isso, e sente isso eu nao posso saber. Mas vc sente. Cara o melhor seria antes de se posicionar a favor da descrenca total, mergulhar na experiencia e depois sim, julgar.
Anônimo disse…
Tem pastor de 30 anos que viraram ateus. Religião visão sentimentos ouvir vozes tudo e engodo da nossa mente nada de sobrenatural. Mais muitos se deixam levar e se enganar por estas coisas.
­ disse…
COmo questionar algo que nao se pode sentir? Medir?
Eu é que pergunto: como você sabe que existe o metafísico e não só o físico? Além disso, sentimentos são produzidos pelo fabuloso cérebro. Muitos sentimentos que temos é por indução, algo que a maioria das religiões fazem.
Anônimo disse…
Os "cristões" enchem a boca para dizer que deus tem conhecimento de tudo o que acontece. Nesse sentido ele ja deiria saber que sua criação iria fazer merda,e que depois ele a condenaria por pura perversão por parte dele.
Anônimo disse…
Imagina como seria um homem que diz falar com anjos e ouvia ordens divinas direto do céu a dois a três mil anos atrás, se ainda hoje esses loucos arrumam seguidores imagina isto a milhares de anos atrás. Salve Maomé o profeta só quem sente sabe o que é ha.ha.ha
Bia Alencar disse…
Anonimo das 15:00... Adão não podia ter nomeado TODOS os animais e seres da face da terra. Por que, além de ser impossível, todo o dia é descoberto novas espécies de animais. Sendo que não se sabe o número exato de todas elas;
E se tem inteligencia, tem a capacidade de discernir; Se você sabe discernir, você sabe o que é certo e errado. Não fale besteiras...
Anônimo disse…
Mais um belo post e um monte de crente dando xilique, pití e faniquito.

Podem chorar que a gente se diverte! :)

Att.,

Espancador de Pastores
Anônimo disse…
hahahah falando ou ouvindo eu kero experimentar a porra pra depois ter a concepcao bebe... salve Gandhi ... tem gnt d poucas sinapses hahahah
Anônimo disse…
"Fenômenos que podem ser observados no youtube..."

-The amount of drugs in your mind It's too damn high!
Ele nomeou os que já existiam, os que estamos descobrindo todo dia não teria como ser feito, é tão óbvio!
Wickedman disse…
É importante se preocupar com essa lenda porque existem lunáticos que querem que todo mundo acreditem nela. E ela é cheia de absurdos.

Em Gen 1:29, deus diz que deu a Adão toda erva e toda árvore como mantimento. Só que não avisou que existem plantas venenosas. Ou deus era ignorante a respeito delas ou quem escreveu isso era o ignorante.

Em Gen 1:20, todos os animais são herbívoros!! (E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.) Deus dormiu durante as aulas de biologia. E alguns evangélicos nunca as assistiram...
Muito boa, adoro quando as pessoas afirmam coisas sem ao menos estarem cientes do que estão dizendo. Como podemos saber se Adão,não tinha discernimento do certo e do errado? Vamos estudar mais antes de sair escrevendo bobogens.
Também acho que as pessoas não devem falar o que não viveram, tem que ter tido ao menos uma experiência para falar sobre o assunto, e seja ele qual for. Faço uma comparação, pegamos um jogador de futebol e pedimos para ele falar sobre culinária! Se ele já cozinhou alguma vez, vai falar do que já fez e não do que ainda nem conhece. E não sou crente dando faniquito, leio cada coisas aqui, por que pessoas que não acreditam em Deus, se preocupam tanto? Por que é o próprio subconsciente falando a elas, ou o cérebro induzindo como já li aqui. Que Deus existe sim, só toda sua palavra é mal interpretada.
O que eu mais gostos nos Crentes que falam que Deus não existe, é o quanto podem ser idiotas as perguntas que uma exegese mais profunda resolveria... NO FUNDO ELES NÃO QUEREM SABER A VERDADE, OU CONHECER NOVAS VISÕES, O QUE QUEREM É APENAS QUESTIONAR... mas questionar sem querer respostas é muito idiota!!!
Anônimo disse…
Vamos fazer um pequeno exercício de lógica então:
Ora, bem sabemos que o que somos é principalmente produto das nossas experiencias, das pessoas com quem tivemos contato,das idéias que fomos expostos desde criança etc.
Na bíblia não há relato de ensinamento algum a Adão, até pq ele era o único ser humano no jardim, ou seja, ou ele surgiu já com algum nível de maturidade e bagagem intelectual, ou não passou pelas etapas fundamentais da vida humana (e consequentemente, não tem como formar juízos de valor).
No caso da primeira opção, deus seria o responsável pela bagagem de Adão, ou seja, já sabia o que ele faria. No segundo caso, o problema é óbvio, ele teria um intelecto , na melhor das hipóteses, infantil. Ao dizer para não comer o fruto, criar uma mulher e uma cobra para tenta-lo, deus essencialmente teria planejado deliberadamente a desgraça humana, coisa que não condiz com uma atitude divina, especialmente de um deus amoroso, e sim de um piadista cósmico.
Wickedman disse…
Joguem fora coisa nenhuma. A questão é que, tendo ou não discernimento para fazer juízo de valor (e as duas são hipóteses, embora seja difícil imaginar que alguém que nunca travou relação com outro ser humano não sabe o que significa convivência nem tem experiência em merda nenhuma), um deles foi enganado por alguém com mais inteligência do que eles e, no fim da contas, eles é que foram penalizados.

E os descendentes também, mesmo não tendo cometido o tal crime. Essa é uma coisa recorrente na bíblia, e é a pior lição que ela ensina: inocentes podem pagar pelos delitos dos culpados. Belo exemplo para as crianças, dado por um "deus justo".

E ainda mentiu pra eles dizendo que, caso comessem, indubitavelmente morreriam. Belo exemplo de uma mentira, dita por um "deus fiel".
Anônimo disse…
Existem inúmeros relatos de pastores, crentes, padres etc que viraram ateus pois perceberam as falhas lógicas fundamentais da religião.
Algumas pessoas (muitas) conseguem ignorar todo o senso critico e construir um castelo de cartas ideológicas ao redor de premissas religiosas. A isso damos o nome bonito de "espiritualidade".
Anônimo disse…
"por que pessoas que não acreditam em Deus, se preocupam tanto?"

Se você le mesmo esse blog ja deveria saber a resposta da sua pergunta. Dê um passeio pelas matérias e veja os absurdos que boa parte de crentes promove em nome da religião. Nossa crítica é em parte uma reação a isso, e não uma "birra com deus".
Anônimo disse…
"NO FUNDO ELES NÃO QUEREM SABER A VERDADE, OU CONHECER NOVAS VISÕES, O QUE QUEREM É APENAS QUESTIONAR.."

Preconceito infantil.
Boa parte dos ateus que conheço, inclusive eu, tem a mente muito aberta à novas experiencias, inclusive tem um passado religioso, ja experimentou diversas religiões, sabemos do que estamos falando.
O que mais fazemos é justamente questionar, ao contrário do crente que encerra a sua critica na página 2.
Outra coisa, ninguem afirma com toda certeza que deus nao existe. O que o ateu diz é que não existem evidencias imparciais da existência de um deus, portanto não acreditamos nele.
Anônimo disse…
"inocentes podem pagar pelos delitos dos culpados."

Exatamente. Não tem exegese intelectualmente HONESTA (se é que existe uma) que justifique algumas barbaridades da bíblia.
AlyneS2 disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Depende que deus ?? Alah??
AlyneS2 disse…
Perda de tempo. Todo problema da bíblia é apenas uma diversão para Deus já que ele sabia o que iria acontecer^^
AlyneS2 disse…
Mas aí eu me lembro que ele não existe e fico aliviada por as maldades que estão narrada na bíblia não aconteceu. Se bem que ao longo da história acontece coisas tão horríveis quanto...><
Anônimo disse…
Para Poesias das Famílias Goulart, Silva Gordin

"E não sou crente dando faniquito, leio cada coisas aqui, por que pessoas que não acreditam em Deus, se preocupam tanto?" - E por que pessoas que acreditam em Deus se preocupam tanto com o que as pessoas que não acreditam em Deus pensam?

"Por que é o próprio subconsciente falando a elas, ou o cérebro induzindo como já li aqui. Que Deus existe sim, só toda sua palavra é mal interpretada." - Qual interpretação é a correta? A cristã? Qual: católica, ortodoxa, luterana, calvinista, anabatista, pentecostal, etc...? Ou talvez poderia ser a judaica ou a muçulmana? São várias! Já sei, talvez a sua seja a correta!
Anônimo disse…
Lá no blog do valmidemio chamado deusilusão tem um texto sobre isto o deus pessoal que cada um faz ,o texto chama deus de mármore onde a pessoa esculpi deus como quer.
Anônimo disse…
*valmidênio*
_Nos dias atuais, as pessoas tem acesso a todo tipo de informação acerca dos mais diversos temas. No entanto, cada vez entendem menos, quando o assunto é... Deus!
_Contradição...! Se existe, está na cabeça das pessoas e se dá em função de um mar de filosofias.
_Deus foi bastante claro ao proibir que comessem do fruto do conhecimento do bem e do mal; o fato é que se estivessem inclinados a obedecer, se amassem a Deus de maneira a colocá-Lo em primeiro lugar, teriam ouvido Sua Voz. Isso não aconteceu e por isso, foram expulsos!
_É claro que existem pessoas, "infinitamente melhores" e, que não se importariam em ser desautorizadas dentro de sua própria casa e ainda tratariam quem os despreza, de maneira suave e meiga!
_A confusão é tão grande que: em outro post, acham engraçado o fato de mencionar Adão e Eva no contexto criação! _Por que agora questionar a Deus,(que dizem não existir) em um cenário envolvendo os mesmos personagens, que também negaram em outro momento?
_Claro! São posts diferentes, dirão(ocorre que os personagens não mudaram e o contexto é o mesmo: a Bíblia Sagrada, que também é questionada); não podem admitir a confusão e vão tentar argumentar..., é típico!
Anônimo disse…
Adão e Eva é uma alegoria para dizer que deus deve estar em primeiro lugar então? É isso?
Anônimo disse…
"_É claro que existem pessoas, "infinitamente melhores" e, que não se importariam em ser desautorizadas dentro de sua própria casa e ainda tratariam quem os despreza, de maneira suave e meiga!"

Concordo. Qualquer pessoa que é capaz de perdoar outra é melhor que esse deus "bondoso e justo" que condenou todos os seus descendentes.
Anônimo disse…
Bullshit, bullshit everywhere!

Você quer saber o porque de nos preocupamos? Simples, deus, de fato, não existe, ao menos o vingativo e fascista deus Abraâmico, no entanto a religião existe e sempre quer enfiar goela a baixo suas ideias [não questione apenas aceite], tais como essa Fairy Tale de Adão e Eva, por isso nos preocupamos, a situação piora quando se dilui isso na política, o que torna um potente veneno contra a liberdade de expressão.
Anônimo disse…
>Anfíbio:

>>"_Nos dias atuais, as pessoas tem acesso a todo tipo de informação acerca dos mais diversos temas. No entanto, cada vez entendem menos, quando o assunto é... Deus!

-É claro que não entendemos deus, pois, como você mencionou, atualmente temos acesso a um grande número de informações, porém não temos nenhuma sobre deus, não temos fotos, não temos vídeos and others shits, apenas um monte de livros arcaicos e altamente questionáveis contendo as mais absurdas hipóteses acerca da existência de deus.

>>"_Contradição...! Se existe, está na cabeça das pessoas e se dá em função de um mar de filosofias."

-Não, a contradição está presente nesse livro, da era do bronze escritos por esquizofrênicos nômades do deserto, que se chama Bíblia.

>>"_Deus foi bastante claro ao proibir que comessem do fruto do conhecimento do bem e do mal; o fato é que se estivessem inclinados a obedecer, se amassem a Deus de maneira a colocá-Lo em primeiro lugar, teriam ouvido Sua Voz. Isso não aconteceu e por isso, foram expulsos!

-Se esse deus é o tal deus do amor e da compaixão, não bastava, apenas, tê-los perdoados?

>>"_É claro que existem pessoas, "infinitamente melhores" e, que não se importariam em ser desautorizadas dentro de sua própria casa e ainda tratariam quem os despreza, de maneira suave e meiga!"

-Ao contrário de seu deus que os expulsou e, ainda por cima, condenou todos os seus futuros descendentes, cometendo a maior generalização de todo o universo, não é mesmo? Concordo, qualquer um, atendendo esses requisito, é melhor que esse torpe e vil deus.
Anônimo disse…
>>"_A confusão é tão grande que: em outro post, acham engraçado o fato de mencionar Adão e Eva no contexto criação! _Por que agora questionar a Deus,(que dizem não existir) em um cenário envolvendo os mesmos personagens, que também negaram em outro momento?"

-Nesse artigo não se questiona a existência de deus, apenas mostra mais uma das infinitas contradições bíblicas.

>>"_Claro! São posts diferentes, dirão(ocorre que os personagens não mudaram e o contexto é o mesmo: a Bíblia Sagrada, que também é questionada); não podem admitir a confusão e vão tentar argumentar..., é típico!"

-Não me lembro de qual artigo você fala... pode me mostrar?
_Tem gente que não sabe o significado das aspas!
_Não questionar, apenas aceitar?
_Do que está falando? Se proceder desta forma, onde estará o debate de que tanto falam?
_Se apenas concordar e aceitar, há apenas uma troca de ideias entre iguais, entre os que tem a mesma opinião!
_Isso não configura um debate!
Anônimo disse…
>Anfíbio:

-Acho que você não entendeu, de fato pouco surpreendente, fui sarcástico quanto o comportamento das religiões que não aceitam questionamento de seus dogmas, talvez entenda agora.
Anônimo disse…
Oh, sim! Às vezes esqueço que você é demasiadamente sarcástica.
Anônimo disse…
Surtou, lagartixa?
Anônimo disse…
Ao anônimo que diz que a matéria é contraditória:

Ora, se fosse um mero conto que alguém escreveu e que não exerce influência nenhuma sobre a humanidade, não haveria motivo para se preocupar. Mas como essas lendas influenciam a cabeça de bilhões de pessoas há dezenas de séculos, alienando-as e dando margem para manipulá-las, é imprescindível se preocupar com elas, pois as religiões fundamentadas nesses contos são a causa da violência e morte expressas em muitos conflitos e atos de intolerância ao longo desses séculos, além de serem a causa também do atraso científico e da manutenção de ordens sociais que privilegiam uma classe em detrimento de outra.
Anônimo disse…
Ao anônimo que diz que a matéria é contraditória (continuação):

E se Adão e Eva foram providos de razão e inteligência para administrar o Éden, por quê a proibição? Por que comer o fruto dotado daquilo que eles já tinham seria nocivo? E se eles já tinham a capacidade de discernir, como que eles não perceberam antes que estavam nus? Na boa cara, essa falácia do texto descontextualizado não cola. O trecho é contraditório, independentemente de você lê-lo em separado ou junto do livro do Gênesis inteiro.
Plim! disse…
Agora Deus é o povo e o pecado é o crime.
Anônimo disse…
De fato Aline, se deus já sabe tudo o que vai acontecer, isso [guerras, genocídios, pobreza, doenças, etc.] deve diverti-lo, apesar de que esse deus existe apenas na cabeça de muitos.
AlyneS2 disse…
Uhum...uma pena não é?
Anônimo disse…
Caraca como é maravilhoso ser ateu, e estar livre desses absurdos.
Maycon disse…
O mais hilário para mim é a cretalhada boba que pensa que a maioria dos ateus se tornaram a ateu assim: puff! De um dia pro outro. Que nem os idiotas que pensam a mesma coisa da evolução...tinha o macaco ai puff! Apareceu o homem como num passo de mágica. kkkk. Quero lembrar a cretalhada que eu fiquei 8 anos nessa vida de crente e só não me arrependo profundamente de ter ficado tanto tempo, pq se eu não soubesse o que sei hoje, talvez eu ainda estivesse lá ajoelhado falando um monte de besteira. Me masturbando psicologicamente. A maioria dos ateus que eu conheço já tiveram sua estadia no inferno religioso.
Maycon disse…
Bem, eu acreditava em deus quanto por 8 anos era crentelho. Ele existia, claro na minha cabeça. Depois que parei de acreditar ele parou de existir. E para mim o que é real é o que continua existindo quando vc para de acreditar nele. Ah! E o dinheiro do dizimo faria falta lá em casa se todos os meus familiares fossem crentelhos. Graças a Órus não são.
Maycon disse…
Li aquele livro bobo do William P. Young, A cabana...tem uma parte que deus faz uma sacanagem para ensinar o cara alguma coisa ai o cara não aprende...e outro pergunta "mas se o senhor sabe quantas vezes ele vai errar até aprender. Porque fica fazendo isso?" E o deuscuzão responde: "É vão ser 50 vezes para ele aprender, mas agora só faltam 49 vezes". Eu to escrevendo o que eu lembro. Mas o sentido é esse. Deve ser muito divertido esse joguinho do deuscuzão.
Maycon disse…
Quando os crenterangers me veem a rua vão me cumprimentar e perguntam se eu ainda vou na igreja. Eu digo que não, que agora eu não preciso mais. A eles arregalam os olhos e perguntar assustados:"Mas vc ta bem". Me dá vontade de rir...mas eu me controlo pq sei como é estar o do outro lado. Dependendo da pessoa até explico mas tem alguma que eu saio logo de fininho para ela não comentar meu nome na igreja dela e começar uma campanha de oração pela minha alma perdida. kkk
Maycon disse…
O Deus de Young é o deus da igreja emergente. Ele é frio; gosta de rock, não julga pessoa alguma; não se ira contra o pecado, nem envia os incrédulos para o fogo eterno [sic] do inferno; não exige arrependimento, nem o novo nascimento; não impõe obrigação alguma sobre as pessoas; não gosta das igrejas bíblicas tradicionais, nem aceita a Bíblia como a infalível Palavra de Deus e nem mesmo se incomoda que os primeiros capítulos de Gênesis sejam vistos como um “mito”. É ou não é doideira pura???

Retirado do site criacionismo.
Carlos disse…
Ateus em materia de biblia é como se estivessem no jardim de infancia,não sabem nada!Acham que essa materia e seus comentarios são uma perola,mas não passam de pensamentos vãos,recheados de racionalismo,sem discernimento espiritual;não sabem fazer exegese de texto e nem conhecem principios de hermeneutica.Adão e Eva não foram criados com mentes de criança,pois coordenavam seus pensamentos e discerniam bem as coisas,vejam o que ele diz no verso 23 do capitulo 2:E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.Que criança teria discernimento para dizer isso? É claro,ateus fazem confusão teologica sobre a inocencia!Inocencia neste caso é não saber da existencia do mal.O mal e o pecado não começaram com o homem na Terra,mas sim no Ceu com a rebelião de Satanas(Lucifer)e seus anjos( demonios)quando tentaram usurpar o trono de Deus.A partir daí,o mal entrou na historia.O homem não tinha conhecimento do mal,e isso colocava um parametro para conhecer o bem,por isso a expressão "não conhecia o bem e o mal".Por ter sobriedade de adulto e discernimento,Adão tinha condiçôes de obedecer ou desobedecer a Deus,pois como imagem e semelhança de Deus,fora criado para ser livre.A semelhança de Satanas,o homem desobedeceu a Deus.Comeu do fruto proibido e a partir daí começou a ter ciencia do mal.Hoje todo ser humano tem ciencia do bem e do mal,por causa do pecado de Adão,pois ele introduziu o mal no mundo quando desobedeceu a Deus.Quando Jesus veio ao mundo desfez as obras do mal,morrendo por nos na cruz do calvario.Quando eu aceito este sacrificio e reconheço Jesus como meu Senhor,Ele me da poder para rejeitar o mal e fazer o bem.Embora eu tenha consciencia que o mal ainda esta comigo,eu prefiro fazer o bem obedecendo a Cristo,e quando faço assim Ele me da vitoria.Olha o que Paulo diz em Rm 7.12-25:

12 E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
13 Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno.
14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
15 Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
16 E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
17 De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
18 Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
19 Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
20 Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim.
21 Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.
22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
23 Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
25 Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.
Sendo assim,a saida para o mal é Jesus!
F Cardoso disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Carlos disse…
Asneira é essa materia e o que vc disse...Quando não se tem argumentos,vem a apelação...coisa de ateu teorico de cabeça alugada!
Carlos disse…
Em tempo...se vc diz que eu disse asneiras,isso mostra que vc leu tudo o que eu escrevi,ou seja,vc perdeu o seu precioso tempo de ateu de cabeça oca!...pensando bem....acho que vc ganhou tempo!!!
Plim! disse…
Se satanás é o pecador supremo, desobediente a Deus, então por que na história de Jó, foi necessário ele(satanás) receber autorização de Deus para atacar Jó?
Anônimo disse…
Exegese é uma coisa muito engraçada. Faz-se um malabarismo mental para tentar cobrir os furos de uma história muito mal contada, mas muito popular. Um verdadeiro circo de Soleil mental.
O seu longo texto é um blablabla ridículo e cheio de ad-hominens que beira o delírio e não responde NADA das questões lógicas fundamentais.
A crítica maior é para aqueles que levam gênesis ao pé da letra, como o relato fiel e suficiente da criação do mundo. Se partirmos do pressuposto de gênesis ser apenas uma alegoria, então realmente não caberia o questionamento sobre os furos lógicos absurdos. Não faz muito sentido fazer uma análise racional de Harry Potter ou Chapéuzinho vermelho, contanto que os leitores saibam que se trata apenas de uma fábula.
Ainda que se leia gênesis como mitologia, ainda assim não passa de uma lição de terror e ignorância draconiana.
Só para ilustrar: Leia o comentário de "Anônimo 1 de julho de 2012 16:46". Não existe exegese intelectualmente honesta que responda de maneira decente questões como essa, a não ser que seja tratado como o que realmente é: alegoria.
Plim! disse…
Que tal esse site?
http://oprofetamundial.blogspot.com.br/2007/06/o-profeta-mundial-e-as-profecias-do.html
Vitor Hugo. disse…
Imagino que eles devem ter andando pra caralho pra achar todas as espécies existentes naquela época, considerando que haviam muitas espécies que hoje estão extintas.
Roberto ... disse…
Austin Cline,

>>"Pois é óbvio que, antes comerem o fruto, Adão e Eva não podiam compreender que obedecer a Deus era o “bem” e desobedecer, o “mal”. Para eles, a desobediência não tinha nenhum significado em si, nem de certo nem de errado."

Rapáz, que gênio você é em, Austin Cline, nesta sua versão Adão e Eva são completamente tapados, idiotas mesmo. É, realmente Deus, Todo Poderoso, iria criar os primeiros seres humanos como se fossem dois imbecís, que gênio você é. Adão e Eva, acredito, eram bastante inteligentes, isso sim; um ser Supremo não faria dois bobocas. Logo, o que aconteceu foi que Eva foi seduzida pela serpente, o diabo, então cometeu o pecado da desobediência e comeu do fruto proibido da árvore do bem e do mal.

>>"O enredo dessa história é uma ofensa à inteligência, porque a Bíblia também acentua que Adão e Eva não tinham sido imbuídos por Deus do conceito de certo e errado, até o momento em que Gênesis diz que, ao comerem do fruto, “os olhos de ambos se abriram”."

Pode ser uma ofensa à sua inteligência, Austin, mas não é para quem tem a Revelação de Deus. Adão e Eva passaram a ter conhecimento de certo e errado pela ótica do pecado; não porque não haviam entendido que não era para comerem do fruto proibido -- uma ordem dada claramente por Deus.

É realmente impressionante a capacidade que alguns têem de distorcer a Verdade Bíblica, a Palvra de Deus.
Wickedman disse…
Adão e Eva, acredito, eram bastante inteligentes, isso sim;

Seres bastante inteligentes que se deixaram enganar por uma cobra falante. Sei. Se alguém é advertido de que determinada ação pode indubitavelmente ("deus" usa esse advérbio) custar-lhe a vida, não é um ato inteligente praticar tal ação.

Releia o Gênesis. A primeira menção ao homem aparece no capítulo 1, versículo 26, que relata sua criação. Depois, deus se dirige diretamente ao homem nos versículos 28 e 29, onde passa as seguintes instruções: (1) encham a terra de filhos, (2) dominem sobre todos os animais e (3) comam todas os vegetais que produzam semente (ele esqueceu de mencionar as algas, que, por sinal, são boas fontes de aminoácidos essenciais, vitaminas e sais minerais).

Depois dirige-se a ele novamente no capítulo 2, versículos 16, 17 e 22, pra mandar que ele não coma da famigerada árvore do conhecimento do bem e do mal, pra ver que nome ele daria aos bichos (se ele fosse onisciente, já não deveria saber?) e pra arranjar uma namorada pra ele.

E só. Nenhuma lição de vida, nenhuma aula de moral, nenhum ensinamento sobre altruísmo, amor ao próximo, respeito à vida ou coisa parecida. Adão e Eva eram totalmente inexperientes. Como duas crianças. E a culpa não era deles.

Segundo você, Roberto, que tem a "revelação divina" (na verdade, uma idéia criada por Santo Agostinho, por volta do século V), Adão e Eva passaram a ter conhecimento do certo e do errado pelo "ótica do pecado". Quem passa a ter alguma coisa, o faz a partir de um certo momento. Se passaram a ter é porque não tinham antes, não é gênio?

Falando em verdade bíblica, morcegos não são pássaros (como deus disse a Moisés e Arão em Levítico 11:19) e coelhos não ruminam (como deus também disse a Moisés e Arão em Levítico 11:5).
Anônimo disse…
Se Adão e Eva foram as primeiras pessoas da bíblia e tiveram filhos, com quem os filhos deles se casaram?
Plim! disse…
Só se for com a mulher feita da costela de cada um.
Adão disse…
O fruto tinha boa aparência e por isso não convenceu de que poderia causar a morte. Se Deus tivesse feito um fruto feio e fedorento, seria bem mais fácil acreditar que comer o fruto poderia causar a morte.
Anônimo disse…
Ou então a Eva deu pra todo mundo.
Ryoko disse…
e as meninas davam pro papaizinho adam
Walter Cruz disse…
Ao Anônimo1 de julho de 2012 15:26,

Acredito que boa parte dos ateus e agnósticos (talvez a maioria) já acreditaram em deus durante parte de sua vida. Eu só me tornei ateu aos 17 anos, e antes disso acreditava em deus ... sorte a minha que acordei e vi que não fazia sentido acreditar nessa estorinha. Sou ateu há 18 anos, casado, feliz da vida, pai de 2 filhas lindas. Sinceramente? Deus nunca me fez falta.
Walter Cruz disse…
Carlos, não me leve a mal, mas somente estando desprovido de qualquer crítica racional para aceitar essas histórias.

Lúcifer tramando um "golpe de estado" no céu? Homem surgindo através de uma baforada no barro? Deus arrancando a costela do coitado pra criar sua companheira? Cobra falante? Por acaso vocês não param para analisar o quão sem sentido é isso? Ah, claro que não. Vocês são crentes, acreditam na bíblia (e a bíblia não mente, né?). Confiam cegamente nesse livro, que foi escrita por homens ignorantes (não no sentido pejorativo, mas no sentido de falta de conhecimento mesmo).

E o mais hilário: em um debate sobre a veracidade ou não da bíblia os crentes invariavelmente argumentam com citações de capítulos e versículos da própria bíblia. É quase a mesma coisa que eu usar um gibi do Hulk para provar que ele existe e que todas as estorinhas sobre ele são reais, porque estão todas escritas lá no gibi.

Outra forma argumentação falaciosa é apelar para o velho e famoso "vocês precisam ter fé". Fé é acreditar em algo sem evidências, deixando de lado o senso crítico e a razão.

Para mim, a sua fé em nada difere da fé dos que acreditam em outros deuses. Todos tem certeza de seguir o verdadeiro deus e acham absurdo que existam pessoas que não o idolatram. Pela fé, todos estão certos e todos esses deuses existem.
Walter Cruz disse…
"Adão e Eva, acredito, eram bastante inteligentes, isso sim; um ser Supremo não faria dois bobocas."

A palavra "acredito", nessa sua frase resume bem a sua colocação: você ACHA que era assim. O fato de você ACHAR ou ACREDITAR em algo não o torna verdadeiro para todos... apenas para você mesmo.
Roberto ... disse…
Wickedman,

>>"Quem passa a ter alguma coisa, o faz a partir de um certo momento. Se passaram a ter é porque não tinham antes, não é gênio?"

Adão e Eva não tinham o conhecimento do pecado, e viviam inocentemente; passaram atê-lo após comerem do fruto proibido, não está claro? Entretanto a ordem era explícita de que não deveriam comê-lo.

Quanto aos dois terem mentalidade de criança, não creio. Deus já os contituiu adultos, logo, suas mentalidades também eram de jovens adultos -- Deus é perfeito, não erra.

"17mas da árvore da ciência do bem e mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.(Gêneses 2:17)"

A morte não havia ainda entado no mundo; entrou depois da desobediência de Adão e Eva. Pois, como foram feitos à imagem e semelhança de Deus, eles seriam eternos.

"21Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos.
22Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados.(1 Coríntios 15:21-22)"

Portanto, em Adão foi-nos imputado a morte; por meio de Cristo alcançamos Salvaçao.
Roberto ... disse…
Wickedman,

>>"Seres bastante inteligentes que se deixaram enganar por uma cobra falante."

Não era uma cobra qualquer, era a personificação de satanas (escrito assim por puro desprezo!). Cheia de malícia, astúcia, maquiavélica, e que usou de vários subterfúgios para ludibriar Eva; atiçando-lhe a curiosidade para que comesse do fruto.
Plim! disse…
"17mas da árvore da ciência do bem e mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.(Gêneses 2:17)"

Adão e Eva não morreram no dia e sim depois do dia em que comeram o fruto, pois se eles tivessem morrido no dia, não daria tempo de nascerem Caim e Abel e o resto da humanidade.
Ryoko disse…
cara tem gente pregando aki

o paulo lopes é muito tolerante com gente alienada como o beto
Walter Cruz disse…
"Embora eu tenha consciencia que o mal ainda esta comigo,eu prefiro fazer o bem obedecendo a Cristo,e quando faço assim Ele me da vitoria."

Pois eu prefiro fazer o bem mesmo não acreditando em deus e não tendo cristo no coração. Faço o bem porque é da minha índole fazê-lo, e não porque uma ser mítico disse que deveria fazer.
Roberto ... disse…
Ryoko,

>>"o paulo lopes é muito tolerante com gente alienada como o beto"

Na falta de algum argumento convincente, você agora apela para o Paulo Lopes. Diga algo que se aproveite, minha cara. Ecreve ao menos umas quatro linhas de argumentação, faça-nos o favor; vai se esforça.
Carlos disse…
Isso é o que vc acha e não o que é na realidade.
Carlos disse…
Porque ninguem toca em um servo de Deus se Ele não permitir.
Deus tem a vontade permissiva e a diretiva.
Carlos disse…
Quanta inocencia,ou ignorancia!...viver não significa só ter existencia,mas sim estar na presença de Deus e gozar da sua graça.No fim de tudo,os servos de Deus VIVERÃO na Sua presença,enquanto os infieis apenas terão uma triste EXISTENCIA longe dEle.Quando Adão e Eva pecaram contra Deus,não morrerram só fisicamente,mas tambem espiritualmente!
Jesus disse:Eu sou o caminho,a verdade e a VIDA...(Jo 14.6)
Plim! disse…
Só que um ser desobediente não precisa de permissão, Deus não deu permissão para Adão e Eva comerem o fruto e eles comeram sem a permissão. Agora se houvesse um escudo invisível protegendo Jó, seria o caso então do Satanás pedir para Deus retirar esse escudo.
Anônimo disse…
O morcego não é um pássaro
Lv. 11.13 E estas são as coisas que vocês abominarão dos pássaros, e eles não serão comidos, eles são uma abominação: a águia, o quebrantosso e a águia-marinha.

Lv. 11.19 a cegonha, a garça, segundo a sua espécie, a poupa e o morcego.

Dt. 14.11 Toda ave limpa comereis.

Dt. 14.18 a cegonha, e a garça, segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.

O comentário Gill diz: "o morcego em Levíticos é um pequeno pássaro que voa à noite, diz Aben Ezra. Kimchi o descreve como um rato voador."

Obviamente, a classificação de Lineu não existia na época de Levíticos e Deuteronômio e por isso a classificação foi feita de diferentes meios: função e forma. Neste caso, a palavra "pássaros" significa "coisas voadoras". É uma categoria que inclui pássaros, morcegos e certos insetos. Deveria ter incluído pterossauros, se existissem. Esta classe foi subdividida em função, que incluía as anhumas (aves de rapina) e canários (aves cantoras). Os taxidermistas deveriam ser desempregados no mundo antigo.


Coelhos não ruminam
5 E o coelho, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esse vos será imundo;
Lv. 11.6 a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esta vos será imunda

'Gerah', o termo que aparece no TM significa ruminar, talvez grãos ou sementes. Não significa esterco, e há uma palavra hebraica exata para isso. Além disso, a frase traduzida como 'ruminar' na Bíblia quer dizer "expor o bolo alimentar". Os coelhos não expelem nada; a descrição dada em Levíticos é inexata, e é isso. Os coelhos comem seu próprio esterco; eles não expelem nada e os mastigam.
"TM" é o texto massorético, que foi uma tradução do Antigo Testamento.
Meritt está bastante orgulhoso aqui - pois ele usou, pela primeira vez - uma palavra hebraica para explicar o texto. Ora, ora, afinal, ele descobriu que a tradução da Bíblia é importante, afinal de contas. Infelizmente, ele não foi muito a fundo.

Precisamos ver duas coisas: a definição de "bolo alimentar" e "ruminar". Vamos ver o hebraico destas duas palavras mais de perto. "Bolo alimentar" primeiro, "ruminar" depois.

Primeiro, "gerah" (ou "gehrah") realmente é a palavra usada aqui, e - isto é importante - não aparece em nenhum outro lugar no AT além destes versículos de Levíticos e Deuteronômio. Nós só temos este contexto para nos ajudar a decidir o que significa em termos da lei mosaica.

Segundo, o processo que os coelhos usam chama-se refeição e não é só "esterco" que os coelhos
comem o que talvez mostre porque a palavra hebraica para "esterco" não é usada aqui. Toda vez que a palavra "esterco" aparece na Bíblia é para indicar algo sujo ou inútil. Mas na linguagem dos coelhos, "esterco" não é inútil: ele tem pelotas de comida parcialmente digerida que os coelhos mastigam (UGH!) para que possam extrair os nutrientes dos alimentos. (É um modo eficiente de adquirir vitaminas e nutrientes, mas eu acho que ficarei com meu Sucrilhos, muito obrigado.)

O Dicionário Internacional da Bíblia diz: "os coelhos não são ruminantes, mas poderiam dar essa impressão dada o fato do movimentos de seus lábios". O mesmo diz o comentário da Bíblia TEB.

A palavra usada para "coelho" em Lv. 11.6 é arnebeth, que se refere a um tipo de animal extinto, que só existia nos tempos de Moisés. Não era ruminante e a maioria dos comentaristas concorda que o movimento de seus lábios era o que dava a impressão de serem ruminantes. Meritt caiu no mesmo erro que a questão anterior. A Bíblia não é um livro de biologia: não se preocupa em dar uma classificação atual dos animais, mas só que o que lhes era aparente.
Este comentário foi removido pelo autor.
Deus avisou a Adão e a Eva que se eles comessem o fruto morreriam. Deus não diria isso a eles se os mesmos fossem irracionais, não acha?
Satanás precisou de um sermão para seduzir Eva, agora pense será que que se Adão e Eva fossem tão bobinhos não seria mais fácil pro diabo arrancar uma fruta dar a eles e dizer coma?
Leia Gênesis 3:2,3 vocês vão ver Eva dizer exatamente o que Deus havia dito, ou seja avisados e ciêntes eles estavam, Adão e Eva sabiam que o mal não éra bom, eles apenas não tinham feito o mal ainda, pois a sua escência éra boa.
a arvore no meio do jardim éra a prova de que eles podiam escolher se queriam viver na dependencia de Deus ou se queriam viver pela própria vontade.
Livre arbítrio foi o que o homem sempre teve antes de sua queda e até hoje desfruta disso...
Anônimo disse…
Chega a ser covardia levantar tanta poeira por causa de uma estória de conto-de-fadas judeu...
Rodrigo Rosa disse…
Sim Paulo, a desobediência tinha um significado: a morte. Apesar de não conhecerem o mal, conheciam a morte e o significado dela.
artur disse…
boa tarde:

Se Adão & Eva, eram conscientes, inteligentes e racionais antes de comerem o fruto da árvore proibida - porque motivo - a árvore que tinha tais criminosos frutos, se denominava a "árvore da ciência do bem e do mal"...???

Já que depois da ingestão do tão extraordinário fruto, deus disse: eis que o Homem se tornou conhecedor do bem e do mal como nós; e para que não estenda a mão e coma também do fruto da vida eterna, vou expulsá-lo do jardim que eu cultivei para a felicidade dele, afim de sofrer e morrer como eu lhe prometi, por me ter desobedecido.

Se Adão & Eva tinham discernimento, porque foram tão facilmente, enganados por "satanás"...???

Eva ainda fez uma tímida refutação, que foi imediatamente neutraliazada; Adão por seu lado, aceitou o fruto que a mulher lhe entregou sem replicar.

Como se costuma dizer, foi um "cheque mate" ao primeiro lance.

Então que rebelião ou revolta, houve da parte de Adão & Eva, para com
o genial e "amoroso" criador...???

Aparentemente, só houve um único rebelde: "satanás".

No entanto, só o Homem foi condenado à miséria, à dor e à morte.

Satanás e os outros animais, continuaram no paraíso, a regalar-se com o fruto da imortalidade e da sabedoria...!?!...

Portanto, só Adão & Eva foram expulsos do jardim do édem, para não serem imortais de perfeita saúde e inteligência, ao contrário do plano inicial de deus.

Vá-se lá compreender o sentido de justiça de tão "omnisciente, ominipresente, omnipotente e omniamoroso" criador... ???

Afinal, depois da "morte e ressureiçõoao" do heróico Jesus Cristo, a Humanidade continua a sofrer de peste morte e miséria... ... ...

Amigavelmente - artur
WillemNobre disse…
Eu creio que a Bíblia, escrita por humanos décadas depois da morte de Jesus e dos quais nunca o viram, é muito confusa por ser feita sem nenhum consenso entre os escribas. O "Pecado Original", eu creio que é na verdade uma liberdade, porque se antes o Homem era ignorante, ele é bestial, e sem moral ou razão. Comer da fruta o fez perceber que é capaz de pensar, e vendo que o estilo de vida selvagem que tinha não era suficiente, tampouco seguro. Portanto, ao racionalizar, começou a trabalhar, a criar, fazendo seu pão, a agricultura e cultivo de animais. Comer do fruto não foi pecado, ao meu ver, foi a libertação. E não foi Jesus que disse algo como "saber é ser livre"?
Roku_GM disse…
Como que pode,essas pessoas não tem mais o que fazer?
Unknown disse…
se Adão fosse inocente, ele não saberia o que era animas, por que DEUS chamou
Adão pra coloca os nomes nos animas.
e Adão obedeceu a DEUS, por que ele não obedeceu quando DEUS disse a ele para não
come do fruto!
Anônimo disse…
que ridículo, o Deus celestial avisou, pra não comer, mais desobeceram, queriam ser mais que Deus, e to vendo que até hj querem ser, não contradiz a bíblia moss, deixa de ridículo, você nunca sabera do "bem" e do "mal" mais que Deus, cuidado por que o diabo quer que você pense assim, que pode domina a si mesmo, acho que nos não sabemos não, olha como ta uma merda o mundo! ainda acha mesmo que o governo humano é certo?
Beatriz Luz disse…
É LAMENTAVÉL VER A IGNORÂNCIA AQUI TENTANDO COMBATER A "IGNORÂNCIA" DE CÁ.....Respeito a visão de todos aqui, nunca me foi empurrado o evangelho conheci e estudei por vontade própria, e aprendo coisas novas todos os dias, e minhas experiências espirituais VÃO além da leitura e são impagáveis. SER CRISTÃ NÃO ANULA O FATO DE TER INTELIGÊNCIA SOU POLIGLOTA, CONHEÇO MUITOS PAISES E SOU MESTRADA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLIA COM 23 ANOS. NEM POR ISSO, ALEGO SER MAIS SÁBIA QUE NÍGUEM. DEUS ME LIVER DA IGNORÂNCIA. COMO DIZ MEU BOM JESUS: CONHECIMENTO É LIBERDADE. AMOR PARA TODOS VOCÊS!!!
snik10 disse…
É incrível como as pessoas ignoram texto para criarem pretexto. Acreditar ou não na Bíblia é uma decisão de cada um, pois em nenhuma parte esta escrito ou foi dito que as pessoas são obrigadas a acreditar. O mais engraçado de tudo é, as pessoas não matam, não roubam, não ensinam a mentir e sabem discernir entre o certo e o errado baseado nos ensinos do Bíblia.

Pergunte a qualquer pessoa aonde ela aprendeu sobre o casamento!!! Melhor ainda: como as pessoas descobriram o casamento!!!! Qualquer pessoa que discute se a terra é redonda ou plana viu informação na Bíblia e por isso discutem sobre o assunto. Qualquer lei de proibição em qualquer país do mundo tem suas raízes tirada da Biblia, ou não? Discutir apenas um texto e querer desqualificar todo um conteúdo de um livro me parece meio contraditório não é mesmo?

Sei que as pessoas são cheias de dúvidas por não conseguirem compreenderem aquilo que pra eles não tem compreenderem, e isso é natural.

A ciência existe por causa de Deus, pois sem Deus não haveria ciência.

A ciência é para mostrar que Deus não existe, então para substuir à Deus criam a teria do Big Ben. É mais fácil acreditar na evolução do homem do que na criação de Deus, pois o homem na ciência já esta moldado do jeito dela.
Unknown disse…
Pouco burra essa matéria, hahaha Adão e Eva não conheciam discernir o certo do errado, mas eram seres racionais, porém não conheciam o pecado. Quando Deus disse pra não "comer" eles entenderam que era uma ordem, não sabiam oque causariam aquela desobediência. Eles eram racionais, só não conheciam o pecado pra destinguir do certo. Por isso a fato está relacionado na ordenança do Divino, pois eles sabiam sim a respeito de desobedecer e no paraíso existia escolhas como, comer uma maçã ou uma laranja.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

'Não entendo como alguém pode odiar tanto quem é diferente'

por Concebida Sales Batista a propósito de Associação de gays pede a retirada do ar do programa do Malafaia Escreverei pessoalmente à procuradora [Gilda Pereira de Carvalho], e em acordo com as dificuldades de saúde que atravesso, sob autorização médica, irei à Brasília obter audiência particular com ela. Perdi um filho no passado por crime de homofobia e recentemente um amigo muito íntimo, por bullying acadêmico, pelas mesmas razões, só que por homofobia inversa, que é praticada por homossexuais que se disfarçam de heterossexuais e ocupam cargos nas universidades e igrejas. Eles perseguem quaisquer jovens talentosos que lhes pareça ameaçar a vida dupla que levam, aliciando outros incompetentes por critérios sexuais e temendo serem descobertos, alijam os possíveis e eventuais discordantes, fazendo-o previamente pela perseguição odiosa. Meu amigo era também um colaborador assíduo deste site, e perdi-o para sempre. Deus sabe as razões por que abandonou a faculdade, não me pr

Vídeo de pastor mostra criança em situação de constrangimento

Imagens pegam menina em close se contorcendo no chão Um vídeo de 3 minutos [ver trecho abaixo] do ministério do pastor Joel Engel, do Rio Grande do Sul, expõe uma criança em situação de constrangimento ao mostrá-la se contorcendo no chão ao lado do seu pai, em uma sessão de descarrego. Pelo artigo 232 do Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente), comete crime quem submete menor de idade sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexames ou constrangimento. É o caso deste vídeo. Na gravação, a mãe diz o nome da filha. Ao final, Engel afirma: “O que Deus está fazendo aqui é impressionante”. Em outra oportunidade, Angel já tinha passado por cima do Eca ao pegar como oferta o único par de tênis de um menino, deixando-o descalço e com o rosto de choro. . Se o Conselho Tutelar e o Ministério Público tivessem enquadrado na época o pastor, ele certamente agora pouparia a menina do vexame. Imagens vexatórias Pastor Joel Engel pega como oferta único par de tênis de

Evangélicos retomam a crendice de que Xuxa fez pacto com o diabo

Sites e blogs, na maioria evangélicos, aproveitaram um gesto de Xuxa Meneguel (foto), 47, no show de Natal da TV Globo, dia 24, para reforçar a crendice de que ela tem um pacto com o diabo. Após cantar a música “Vem chegando o Natal”, ela fez "o sinal da cruz dos católicos", ressalta um dos blogs, e levantou os dedos mínimo e o indicador. Na linguagem dos sinais, o gesto significa “Eu te amo” -- a apresentadora tem muitos fãs entre os surdos. Para Notícias Cristãs, contudo, a apresentadora “mais uma vez” é “alvo de suposições de sua relação com Deus e o Diabo”. O blog, que não cita as suas fontes, postou o vídeo “Xuxa debocha de Deus” com o trecho em que ela faz o gesto. O vídeo foi deletado por quem o colocou no Youtube. O Gospel Mais noticiou – também sem citar fontes -- que “Xuxa causa polêmica após fazer sinal de “chifrinhos”. Ele reproduz um vídeo editado com a simulação de câmera lenta e uma música com o propósito de  incutir a mistificação. [Abaixo uma cópia das i

Brasil já tem pelo menos dez igrejas dedicadas aos gays

Título original: Desafiando preconceito, cresce número de igrejas inclusivas no Brasil por Luís Guilherme Barrucho , da BBC Brasil As inclusivas se concentram no eixo São Paulo-Rio Encaradas pelas minorias como um refúgio para a livre prática da fé, as igrejas "inclusivas" - voltadas predominantemente para o público gay - vêm crescendo a um ritmo acelerado no Brasil, à revelia da oposição de alas religiosas mais conservadoras. Estimativas feitas por especialistas a pedido da BBC Brasil indicam que já existem pelo menos dez diferentes congregações de igrejas gay-friendly no Brasil, com mais de 40 missões e delegações espalhadas pelo país. Concentradas, principalmente, no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, elas somam em torno de 10 mil fiéis, ou 0,005% da população brasileira. A maioria dos membros (70%) é composta por homens, incluindo solteiros e casais, de diferentes níveis sociais. O número ainda é baixo se comparado à quantidade de católicos e evangélico

Colégio adventista ensina dilúvio em aula de história

Professor coloca criacionismo e evolução no mesmo nível No Colégio Adventista de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá (MT), o dilúvio é matéria de ensino não só nas aulas de religião, mas também nas de história, embora não haja qualquer indício científico de que tenha havido esse evento da natureza conforme está descrito na Bíblia. Para Toni, estudantes "confirmaram' a crença A foto do professor Toni Carlos Sanches  em uma sala de aula do 6º ano considerando na lousa a possibilidade de os fósseis terem se formado na época do dilúvio tem gerado acalorado debate no Facebook, a ponto de o colégio ter emitido uma nota tentando se justificar. O colégio informou que ministra aulas de criacionismo em conjunto com evolucionismo, admitindo, assim, que coloca os textos bíblicos no mesmo patamar de credibilidade da teoria do naturalista britânico Charles Darwin (1809-1882), autor do livro "A Origem das Espécies". A nota procura dar ideia de

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitismo fo

Traição feminina cresce e a masculina cai, revela pesquisa

Mulheres de gerações mais recentes traem mais As casadas na faixa de 18 a 25 anos traem os maridos mais do que as mulheres de gerações anteriores. De acordo com 8.200 entrevistas feitas em dez capitais brasileiras, praticamente metade delas (49,5%) revelou ter tido relações extraconjugais. O percentual de traições entre as mulheres de 41 a 50 anos é de 34,7%. Das entrevistadas acima de 70 anos, 22% admitiram ter cometido em algum momento de sua vida o adultério. A pesquisa faz parte do estudo Mosaico Brasil 2008, coordenado pela psiquiatra Carmila Abdo, do ProSex (Projeto Sexualidade) da USP. Os homens continuam mais infiéis, mas o percentual deles vem caindo em comparação com o tempo de jovem da geração que hoje está com 70 anos [ver quadro], enquanto o número de adúlteras se mantém em alta. Numa projeção, em alguns anos elas deverão empatar com os homens ou até superá-los. A Istoé desta semana, que publicou os dados inéditos do Mosaico, ouviu algumas mulheres sobre

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Deus quer 30% do ganho deste mês dos fiéis, afirma Valdemiro

Valdemiro Santigo (foto), 46, fundador da IMPD (Igreja Mundial de Poder de Deus), diz na tv que o pedido não é dele, mas, sim, de Deus, que lhe falou: “Chama o meu povo e peça 30% de tudo que Eu lhe der neste mês de dezembro”. É curioso que Deus tenha resolvido fazer tal pedido justamente no mês em que os trabalhadores ganham o 13º salário. Valdemiro explica: “Se Ele lhe der R$ 1.000, você vai ter de devolver R$ 300. Se Ele lhe der R$ 10.000, você vai ter de dar R$ 3 mil.” A representante do Deus, para receber a “devolução”, é a IMPD, claro. Para o autoproclamado apóstolo, é justo que os fiéis façam uma doação dessa monta “uma vez na vida”. Ele assegura que, em troca dos 30%, os fiéis terão realizado “o projeto de sua vida”. Porque é Deus que “faz o povo prosperar e ficar rico”. Afirma que, com o dinheiro,  ele vai ganhar mais almas. “Esse é o meu projeto.” Valdemiro tem pressa: “Mande a carta [com dinheiro] até o dia 15 de dezembro. Comece a mandá-la já. […] Q