Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

segunda-feira, 26 de março de 2012

Deus puniu a serpente, embora ela apenas tivesse dito a verdade

por Austin Cline, do About.com

Serpente foi punida por dizer a verdade
Pela lógica de Jeová, 
a serpente deveria ficar
 quieta ou mentir
Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, diz que Deus castigou a serpente por ela ter convencido Eva a comer o fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.

Mas qual foi o crime que a serpente cometeu?

Ela disse que quem comesse do fruto abriria os olhos, no sentido de uma tomada de consciência sobre tudo. Ou seja, ela apenas disse a verdade e, no entanto, foi castigada por Deus.

Vamos examinar a sequência dos eventos.

Está em Gênesis 3:2-5: "E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal".

Após Eva e Adão terem comido o fruto, o que aconteceu? Eles caíram mortos, como Deus disse que ocorreria?

Não, Deus mentiu. A Bíblia é explicita quanto a isso. Ocorreu exatamente o que a serpente tinha dito. Adão e Eva abriram os olhos para si e para tudo o que lhes cercava.

Está em Gênesis 3: 6-7: “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

O onipotente Deus, como se já não soubesse que Eva e Adão iriam comer do fruto da bela árvore que Ele colocara no paraíso (por quê?), decidiu punir os dois e a serpente.

Diz Gênesis 3: 14-15: “Então Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

Trata-se de um castigo drástico. A serpente foi a primeira a ser punida, e não Adão e Eva. Ela foi punida por Deus por ter dito a verdade. Isso é justo? É moral?





Texto adaptado para o português por este blog e com transcrições da Bíblia Online.

Por que Deus ficou cansado após seis dias de trabalho?
agosto de 2011

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...