Pular para o conteúdo principal

Deus puniu a serpente, embora ela só tivesse dito a verdade


Serpente foi punida por dizer a verdade
Pela lógica de Jeová, a
serpente deveria mentir

por Austin Cline
do About.com

Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, diz que Deus castigou a serpente por ela ter convencido Eva a comer o fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.

Mas qual foi o crime que a serpente cometeu?


Ela disse que quem comesse do fruto abriria os olhos, no sentido de uma tomada de consciência sobre tudo. Ou seja, ela apenas disse a verdade e, no entanto, foi castigada por Deus.

Vamos examinar a sequência dos eventos.

Está em Gênesis 3:2-5: "E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal".

Após Eva e Adão terem comido o fruto, o que aconteceu? Eles caíram mortos, como Deus disse que ocorreria?

Não, Deus mentiu. A Bíblia é explicita quanto a isso. Ocorreu exatamente o que a serpente tinha dito. Adão e Eva abriram os olhos para si e para tudo o que lhes cercava.

Está em Gênesis 3: 6-7: “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

O onipotente Deus, como se já não soubesse que Eva e Adão iriam comer do fruto da bela árvore que Ele colocara no paraíso (por quê?), decidiu punir os dois e a serpente.

Diz Gênesis 3: 14-15: “Então Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

Trata-se de um castigo drástico. A serpente foi a primeira a ser punida, e não Adão e Eva. Ela foi punida por Deus por ter dito a verdade. Isso é justo? É moral?




Trechos bíblicos cuja existência crentes fingem desconhecer

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Estudantes reagem a colegas que usaram intervalos da escola para proselitismo religioso

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Suspeito de desvio de recursos, prefeito evangélico quer doar terrenos públicos a igrejas

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Os absurdos religiosos são tantos que nem dá para contá-los. Mas eis alguns deles

BBC deixa de usar a.C. e d.C.; jornal do Vaticano diz ser ‘uma hipocrisia’

Tempo histórico deixa de ter  conotação religiosa As emissoras de TV e de rádio da BBC (British Broadcasting Corporation) deixaram de usar as abreviaturas a.C. (Antes de Cristo) e o d.C. (depois de Cristo) como referências históricas, substituindo-as, na tradução para o português, por  "antes da era comum" e "era comum". A BBC informou que decidiu pela mudança por se tratar de uma empresa ligada ao Estado, que é laico, e também em respeito às pessoas de outras religiões. O jornal L'Osservatore Romano, porta-voz do Vaticano, reagiu com uma contundência que não lhe é habitual. Disse que a empresa optou pela “hipocrisia historicamente insensata”. "Muitíssimos não cristãos disseram que não se sentem ofendidos pela datação tradicional, pelo a.C. e d.C.”, disse o jornal. “O que está bem claro é que o respeito a outras religiões é só um pretexto [da BBC], porque o que se pretende é apagar qualquer marca do cristianismo na cultura ocidental”, di...

Por unanimidade, TJSP derruba lei de Rio Preto que obrigava oração em escolas

O que a época das caças às bruxas tem em comum com hoje? As notícias falsas