Pular para o conteúdo principal

Filhos de imigrantes muçulmanos querem tirar a cruz da bandeira suíça


'Imigrantes de segunda
 geração' argumentam
que o Estado é laico

Filhos de imigrantes muçulmanos na Suíça querem que o governo tire a cruz (um símbolo cristão) da bandeira nacional porque, dizem, é incompatível com um país multicultural.

O jornal suíço Aargauer Zeitung informou que esses “imigrantes de segunda geração” estão pressionando o governo com o argumento de que o Estado é laico e que, portanto, a bandeira do país tem de ser neutra.

A Suíça tem 7,8 milhões de habitantes, menos, portanto, do que a população da Grande São Paulo. É um dos países mais ricos do mundo.

Apesar da cruz em sua bandeira, que também está no escudo nacional, os suíços estão entre os povos menos religiosos do mundo.

De acordo com um estudo recente, a Suíça é um dos nove países onde a religião está em extinção.

Com informação do Aargauer Zeitung.


Conselho Islâmico da Suíça faz defesa de circuncisão em meninas

Sem religião da Suíça saltam de 11,4% para 24,9% em 16 anos




Ateus suíços querem vetar Bíblia às crianças por ser cruel

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Anônimo disse…
Absurdo!
Mas isso não é uma cruz, é um sinal de positivo... Pra ser uma cruz teria que ter a "perna" mais comprida - extremamente pedante, eu sei...


Inclina 45º e faz um X então :/
Anônimo disse…
Queria ver ser macho para mandar tirar o crescente dos paises muculmanos.
Pois é. Eles vão pondo o pé e testando a firmeza do chão. Se o chão está firme, eles pisam. Se formos deixando, logo eles obtem tudo o que querem. E o que eles querem é a Eurábia.
P.S. - Esta bandeira da foto não é a da Suíça, mas a da Ordem Soberana e Militar de Malta (ou alguma outra). A bandeira da Suíça é quadrada. Pelo menos a bandeira suíça oficial.
Anônimo disse…
Aí está a ignorância e o fanátismo. Primeiro que nem é uma cruz é um sinal médico. E segundo é o símbolo do país. Por causa dos fanáticos, de qualquer religião, é que o mundo está desta forma.
Jonas Alves
potialves@ig.com.br
AlyneS2 disse…
Eu também não acho que seja uma cruz. De qualquer forma eu acho isso ridículo. Mas se eles estão se incomodando com isso...apenas duvido que conseguirão.
Paulo Lopes disse…
Você está certo, Gouvêa. A bandeira da Suíça é quadrada. Troquei a ilustração.
Israel Chaves disse…
Pois é... Não é pelo laicismo que estão lutando, é contra o cristianismo, porque se fosse um símbolo muçulmano ninguém diria nada. Sendo assim, essa reivindicação não é válida, pois estão sendo tendenciosos e fazendo barulho pelos motivos errados.
Acho essa briga exagero. Seria como querermos mudar os nomes de São Paulo, Santa Catarina, etc... É referência católica, mas dane-se... Ninguém vai virar católico por causa do nome do estado ou algo assim, além de que isso já é parte da identidade dos locais, ninguém nem lembra do porquê os nomes serem esses. É diferente de, por exemplo, símbolos católicos em repartições públicas ou a frase "deus seja louvado" nas notas de real, que são coisas facilmente colocáveis e tiráveis, disso sim pode-se (e deve-se) reclamar.
Isso tá mais pra um + do que para uma cruz. A linha vertical da cruz é mais longa que a linha horizontal.

Mas essa paranóia com cruzes e outros símbolos religiosos já tá enchendo o saco. Somos seculares, mas não somos caretas (ao contrário de certos crentes lunáticos)
Anônimo disse…
Esse religiosos, são mesmo loucos !!
Alterar o simbolo nacional, apenas pq eles querem é ridículo demais....
John Constantine disse…
Quero so ver se eles tem coragem de pedirem aos seus paises de origem pra retirarem as meia-luas das bandeiras.
Anônimo disse…
Os suiços vao mandar esses muçulmanos tomarem naquele lugar. Isso so vai acirrar os animos, e os muçulmanos serao mal-vistos e nao serao mais bem-vindos.
Anônimo disse…
Com muçulmanos tem de se ter todo cuidado.
LEGIÃO disse…
Daqui a pouco surge um cristão fundamentalista louco e bem armado, numa colônia de férias de filhos de imigrantes muçulmanos e tenta convencê-los de que o problema não é a cruz nem a bandeira.
Não custa lembrar que recentemente os suíços aprovaram uma lei proibindo a construção de minaretes no país, alegando que embora haja liberdade de culto, a função do minarete (chamar os outros para a oração) é um desrespeito ao direito alheio.
Acho que uma bandeira totalmente vermelha seria muito sem graça. *trollface*
Que moral tem esses imigrantes para exigirem a mudança da bandeira? Isso ainda vai dar problema em todo o mundo. Abraços.
Anônimo disse…
Por que eles não voltam para aqueles lugares onde tem uma luazinha na bandeira e ficam contentes?
Anônimo disse…
Nisso que dá fundamentalismo religioso, não é só cego mas surdo também.
Bruno Nigro disse…
Não tem nada de laicismo nessa reivindicação. Nas entrelinhas, eles não querem uma referência ao cristianismo. E digo mais, se não fosse pegar tão mal, eles iam sugerir colocar o crescente ali no cantinho superior esquerdo, 'só pra não deixar toda vermelha', claro.
Anônimo disse…
Surreal, esse muculmanos estao crescendo e querem dominar a Europa. Os europeus independentemente de serem religiosos ou laicos devem se unir contra esses fundamentalistas muculmanos.
Derp disse…
Se o cuidado em questão for atirar duas vezes para ter certeza de que matou, está certo...
Não precisa nem ser cristão. Qualquer suíço que já estiver de saco cheio dessa palhaçada...
A função dos minaretes acaba sendo uma demonstração de poder político mais do que qualquer coisa, como se um padre e um sheik arriassem as calças para ver quem tem o c****** mais comprido.
Anônimo disse…
Agora mexa com eles no país dele e ve se sai vivo,doidos kkk
Anônimo disse…
Ok, então os cristãos podem exigir que retirem a Lua Crescente e a estrela (simbolos da religião muçulmana) de todas as outras bandeiras de países.

Que puta falta do que fazer viu, vai carpir um lote, cambada de desocupados.
Valdo disse…
Como eu vejo, um ateu pode ser tão preconceituoso e mal informado quanto qualquer crente. Então eles são fanáticos porque vieram de famílias muçulmanas? Quantos católicos existem no Brasil que nunca entraram em uma igreja? Vocês acham mesmo que entre os muçulmanos seria diferente?
Aqui no Brasil querem tirar a frase: "Deus seja louvado" das cédulas, mas na Suiça isso não seria correto, porque está sendo pedido por descendentes de muçulmanos?
E o crescente não é um símbolo islâmico, é um símbolo do Império Bizantino adotado pelo Império Otomano, em um caso clássico de aculturação. E podem perceber que nem todos os países de maioria muçulmana o utilizam.
Achei curiosos os comentários que dizem para os descendentes de imigrantes voltarem para os países de origem. Isto está sendo dito por brasileiros, cuja maioria da população é de origem estrangeira (européia e africana).
Valdo disse…
Pois eu posso, mas não tenho o menor interesse em reclamar disso. Porque não fará a menor diferença na minha vida. Na minha cidade tem um totem dizendo: "Mauá é do senhor Jesus", disso sim eu reclamo. Pra começo de conversa, o totem foi construído com dinheiro público, portanto o meu (e de todos) dinheiro, e isto realmente significa algo.
Mas esta frase na cédula?! Não me acrescenta, nem tira nada. E parodiando o seu comentário; não vou virar católico só por pegar dinheiro com esta frase.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová