Pular para o conteúdo principal

Filhos de imigrantes muçulmanos querem tirar a cruz da bandeira suíça


'Imigrantes de segunda
 geração' argumentam
que o Estado é laico

Filhos de imigrantes muçulmanos na Suíça querem que o governo tire a cruz (um símbolo cristão) da bandeira nacional porque, dizem, é incompatível com um país multicultural.

O jornal suíço Aargauer Zeitung informou que esses “imigrantes de segunda geração” estão pressionando o governo com o argumento de que o Estado é laico e que, portanto, a bandeira do país tem de ser neutra.

A Suíça tem 7,8 milhões de habitantes, menos, portanto, do que a população da Grande São Paulo. É um dos países mais ricos do mundo.

Apesar da cruz em sua bandeira, que também está no escudo nacional, os suíços estão entre os povos menos religiosos do mundo.

De acordo com um estudo recente, a Suíça é um dos nove países onde a religião está em extinção.

Com informação do Aargauer Zeitung.


Conselho Islâmico da Suíça faz defesa de circuncisão em meninas

Sem religião da Suíça saltam de 11,4% para 24,9% em 16 anos




Ateus suíços querem vetar Bíblia às crianças por ser cruel

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Anônimo disse…
Absurdo!
Mas isso não é uma cruz, é um sinal de positivo... Pra ser uma cruz teria que ter a "perna" mais comprida - extremamente pedante, eu sei...


Inclina 45º e faz um X então :/
Anônimo disse…
Queria ver ser macho para mandar tirar o crescente dos paises muculmanos.
Pois é. Eles vão pondo o pé e testando a firmeza do chão. Se o chão está firme, eles pisam. Se formos deixando, logo eles obtem tudo o que querem. E o que eles querem é a Eurábia.
P.S. - Esta bandeira da foto não é a da Suíça, mas a da Ordem Soberana e Militar de Malta (ou alguma outra). A bandeira da Suíça é quadrada. Pelo menos a bandeira suíça oficial.
Anônimo disse…
Aí está a ignorância e o fanátismo. Primeiro que nem é uma cruz é um sinal médico. E segundo é o símbolo do país. Por causa dos fanáticos, de qualquer religião, é que o mundo está desta forma.
Jonas Alves
potialves@ig.com.br
AlyneS2 disse…
Eu também não acho que seja uma cruz. De qualquer forma eu acho isso ridículo. Mas se eles estão se incomodando com isso...apenas duvido que conseguirão.
Paulo Lopes disse…
Você está certo, Gouvêa. A bandeira da Suíça é quadrada. Troquei a ilustração.
Israel Chaves disse…
Pois é... Não é pelo laicismo que estão lutando, é contra o cristianismo, porque se fosse um símbolo muçulmano ninguém diria nada. Sendo assim, essa reivindicação não é válida, pois estão sendo tendenciosos e fazendo barulho pelos motivos errados.
Acho essa briga exagero. Seria como querermos mudar os nomes de São Paulo, Santa Catarina, etc... É referência católica, mas dane-se... Ninguém vai virar católico por causa do nome do estado ou algo assim, além de que isso já é parte da identidade dos locais, ninguém nem lembra do porquê os nomes serem esses. É diferente de, por exemplo, símbolos católicos em repartições públicas ou a frase "deus seja louvado" nas notas de real, que são coisas facilmente colocáveis e tiráveis, disso sim pode-se (e deve-se) reclamar.
Isso tá mais pra um + do que para uma cruz. A linha vertical da cruz é mais longa que a linha horizontal.

Mas essa paranóia com cruzes e outros símbolos religiosos já tá enchendo o saco. Somos seculares, mas não somos caretas (ao contrário de certos crentes lunáticos)
Anônimo disse…
Esse religiosos, são mesmo loucos !!
Alterar o simbolo nacional, apenas pq eles querem é ridículo demais....
John Constantine disse…
Quero so ver se eles tem coragem de pedirem aos seus paises de origem pra retirarem as meia-luas das bandeiras.
Anônimo disse…
Os suiços vao mandar esses muçulmanos tomarem naquele lugar. Isso so vai acirrar os animos, e os muçulmanos serao mal-vistos e nao serao mais bem-vindos.
Anônimo disse…
Com muçulmanos tem de se ter todo cuidado.
LEGIÃO disse…
Daqui a pouco surge um cristão fundamentalista louco e bem armado, numa colônia de férias de filhos de imigrantes muçulmanos e tenta convencê-los de que o problema não é a cruz nem a bandeira.
Não custa lembrar que recentemente os suíços aprovaram uma lei proibindo a construção de minaretes no país, alegando que embora haja liberdade de culto, a função do minarete (chamar os outros para a oração) é um desrespeito ao direito alheio.
Acho que uma bandeira totalmente vermelha seria muito sem graça. *trollface*
Que moral tem esses imigrantes para exigirem a mudança da bandeira? Isso ainda vai dar problema em todo o mundo. Abraços.
Anônimo disse…
Por que eles não voltam para aqueles lugares onde tem uma luazinha na bandeira e ficam contentes?
Anônimo disse…
Nisso que dá fundamentalismo religioso, não é só cego mas surdo também.
Bruno Nigro disse…
Não tem nada de laicismo nessa reivindicação. Nas entrelinhas, eles não querem uma referência ao cristianismo. E digo mais, se não fosse pegar tão mal, eles iam sugerir colocar o crescente ali no cantinho superior esquerdo, 'só pra não deixar toda vermelha', claro.
Anônimo disse…
Surreal, esse muculmanos estao crescendo e querem dominar a Europa. Os europeus independentemente de serem religiosos ou laicos devem se unir contra esses fundamentalistas muculmanos.
Derp disse…
Se o cuidado em questão for atirar duas vezes para ter certeza de que matou, está certo...
Não precisa nem ser cristão. Qualquer suíço que já estiver de saco cheio dessa palhaçada...
A função dos minaretes acaba sendo uma demonstração de poder político mais do que qualquer coisa, como se um padre e um sheik arriassem as calças para ver quem tem o c****** mais comprido.
Anônimo disse…
Agora mexa com eles no país dele e ve se sai vivo,doidos kkk
Anônimo disse…
Ok, então os cristãos podem exigir que retirem a Lua Crescente e a estrela (simbolos da religião muçulmana) de todas as outras bandeiras de países.

Que puta falta do que fazer viu, vai carpir um lote, cambada de desocupados.
Valdo disse…
Como eu vejo, um ateu pode ser tão preconceituoso e mal informado quanto qualquer crente. Então eles são fanáticos porque vieram de famílias muçulmanas? Quantos católicos existem no Brasil que nunca entraram em uma igreja? Vocês acham mesmo que entre os muçulmanos seria diferente?
Aqui no Brasil querem tirar a frase: "Deus seja louvado" das cédulas, mas na Suiça isso não seria correto, porque está sendo pedido por descendentes de muçulmanos?
E o crescente não é um símbolo islâmico, é um símbolo do Império Bizantino adotado pelo Império Otomano, em um caso clássico de aculturação. E podem perceber que nem todos os países de maioria muçulmana o utilizam.
Achei curiosos os comentários que dizem para os descendentes de imigrantes voltarem para os países de origem. Isto está sendo dito por brasileiros, cuja maioria da população é de origem estrangeira (européia e africana).
Valdo disse…
Pois eu posso, mas não tenho o menor interesse em reclamar disso. Porque não fará a menor diferença na minha vida. Na minha cidade tem um totem dizendo: "Mauá é do senhor Jesus", disso sim eu reclamo. Pra começo de conversa, o totem foi construído com dinheiro público, portanto o meu (e de todos) dinheiro, e isto realmente significa algo.
Mas esta frase na cédula?! Não me acrescenta, nem tira nada. E parodiando o seu comentário; não vou virar católico só por pegar dinheiro com esta frase.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...