Pular para o conteúdo principal

Suicídio de uma pessoa causa transtornos em outras cinco

Número de suicídio de idosos
tem aumentado nos últimos anos
O suicídio de uma pessoa causa transtornos emocionais em pelo menos outras cinco, geralmente familiares. É o que estima a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

No Brasil, na média, 24 pessoas se suicidam por dia, o que dá 9.000 por ano. A taxa por 100 mil habitantes é de 4,5 suicídios, o que não é muito na comparação com países como a Ucrânia e Rússia, onde a incidência passa dos 30.

Ainda assim os suicídios de brasileiros deveriam merecer mais a atenção das autoridades porque a taxa de ocorrência estaria subestimada (há mortes que não são notificadas como suicídios) e nos últimos anos tem avançado o número de casos de idosos acima de 75 anos que se matam e também de jovens de 15 a 29 anos.

A taxa desse tipo de morte de idosos é de 15 a cada 100 mil habitantes. Em todo o mundo tem aumentado a taxa de suicídios nessa faixa etária, inclusive em decorrência da maior longevidade da população.

O que leva os idosos a desistiram da vida – diz Cecília Minayo, da Fundação Oswaldo Cruz – são a associação de fatores como a perda do cônjuge, solidão, doença degenerativas e dolorosas e a percepção de que dá muito trabalho e gastos à família.

Entre os jovens, nos últimos 20 anos houve aumento de 30%. A maior incidência, nesse grupo, registra-se com os rapazes. O suicido já está entre as três principais causas de morte de jovens.

O diagnóstico do psiquiatra Neury José Botega, da Unicamp, para tais índices é que as pessoas sofrem cada vez mais de depressão em decorrência de uma “sociedade menos solidária, mais individualista e com mais competição”.

Com informação do R7.





Tenho vontade de me matar, mas seria cruel para com minha família".
agosto de 2010

O CVV É UM SERVIÇO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.

Comentários

Analista Man disse…
Se o sujeito se suicidar ou for pra guerra e morrer, o resultado é o mesmo, ele morre. Mas, se ele for pra guerra, pelo menos ele terá algo pra discutir e talvez não morra, nem sofra.
Anônimo disse…
Se a pessoa não tiver dependentes, sou totalmente a favor de que tenham o direito ao suicídio assistido

Mas caso tenham conjuge e filhos, não concordo que possam tirar a própria vida

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor