Pular para o conteúdo principal

Adriano agora vai ter de vencer o demônio do meio-dia

Adriano

Adriano Correia Claro (foto), 27, é um jogador habilidoso e forte: em seus arranques rumo ao gol é capaz de arrastar dois os três adversários. Mas ele dobrou-se a uma crise de depressão – entrou em desespero e agora, como quem tenta escapar de um abismo apronfundado-o mais, recorreu ao álcool e talvez também a drogas ilícitas.

Não é a primeira vez que Adriano se vê diante da depressão.

Há cerca de um ano, cogitou-se na internação do jogador porque estava bebendo demais. Mas desta vez a crise é brava, a ponto de Adriano anunciar que não voltará ao Inter de Milão e que, mesmo no Brasil, deixará de jogar por uns tempos. Fãs temem que ele não volte a pisar em um gramado.

A depressão é o mais terrível dos adversários de Adriano e de muita gente, embora a sociedade não dê a devida atenção a essa enfermidade.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 340 milhões de pessoas sofrem desse mal. No Brasil, a estimativa é de que haja pelo menos 13 milhões de depressivos.

A depressão tem várias causas e níveis de gravidade. Tanto pode durar semanas como a vida toda. Em casos extremos, leva o enfermo ao suicídio.

Quem nunca passou por uma depressão não consegue fazer ideia dos tormentos infligidos pelo esse mal que aparece no Salmo 90º (versão Clementina) como o demônio do meio-dia, aquele que produz desagrado onde se está, desgosto e apatia.

É por isso que tem havido perplexidade com o fato de o jogador ter desistido de um contrato milionário na Itália e ido se refugiar por alguns dias na favela onde viveu, a Cruzeiro do Sul, no Rio, embora tenha mansão na Barra da Tijuca.

O estudioso (e depressivo) Andrew Solomon escreveu um livro com o nome de “O Demônio do Meio-Dia” onde diz que os demônios (leia-se angústias) se alimentam das trevas, da noite, e são derrotados quando expostos à luz. Mas há uma exceção: é o demônio do meio-dia, que desafia a claridade do sol e não se intimida quando é reconhecido. É a depressão.

“Pode-se conhecer todos os seus porquês e mesmo assim sofrer tanto quando estando mergulhado na ignorância. Não há praticamente qualquer outro estado do qual se possa dizer o mesmo.”

Espera-se que a depressão de Adriano não seja tão grave. Mas se for, como parece que é, ele vai precisar de tratamento que já deveria ter começado.

> 22% dos paulistanos afirmam ter sintomas de depressão. (outubro de 2008)


ATUALIZAÇÃO em 7/5/2009

Nesta quinta-feira, Adriano foi recebido com festa no Flamengo, time para o qual passará a jogar. Aparentemente ele venceu a depressão, mas terá de passar por uma bateria de exames no clube. Ele está otimista. Disse que esperar voltar a jogar na Seleção Brasileira. "Nunca pensei em parar", disse. "Quis dar um tempo para estar do lado de minha família e de meus amigos.".


Comentários

Paulo Tibola disse…
O que é demonio ??
Demonio existe ???
Anônimo disse…
Sim, Paulo, o demônio da angústia existe, e não há nada mais real do que ele.
Jefe disse…
É a depressão é muito grave, e se acemelha a demônios mesmo...
Jefe disse…
A depressão é realmente muito grave de volta e meia enfrento pequenas crises, os demônios parecem se fortalecer com suas fraquesas.
Anônimo disse…
Demônios? Creio não! Mais fácil ele estar envolvido e enrolado com os amigos (da onça isso sim) do mundo contraventor.Se fosse meu filho não estaria sozinho andando pra la e pra cá não. Pulso com ele. Grande ele é mas não é dois. Mão tome atitude! Muitas como a mãe dele ficam nessa, se omitem e os filhos se ferram!
MARIECHEN E HEINZKEN
Anônimo disse…
Sei o que ele estah passando.
Estou passando pela mesma coisa.
Pra enfrentar esse demônio, soh estando firme com Jesus!
Deus abençoe ele e todos que passam por isso!Inclusive eu.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento