Pular para o conteúdo principal

Goulart foi assassinado, diz ex-agente uruguaio


O presidente deposto João Goulart (foto) foi assassinado por envenenamento a pedido da ditadura militar brasileira. A informação é de Mario Neira Barreiro, ex-agente do serviço de inteligência do governo uruguaio. Ele está preso desde 2003 em uma penitenciária em Charqueadas, Rio Grande do Sul, por assalto a carro forte.


Disse ele à Folha de hoje: 




"[Goulart] foi morto como resultado de uma troca proposital de medicamentos. Ele tomava Isordil, Adelfan e Nifodin, que eram para o coração. Havia um médico-legista que se chamava Carlos Milles. Ele era médico e capitão do serviço secreto. O primeiro ingrediente químico veio da CIA e foi testado com cachorros e doentes terminais. O doutor deu os remédios e eles morreram. Ele desidratava os compostos, tinha cloreto de potássio. Não posso dizer a fórmula química, porque não sei. Ele colocava dentro de um comprimido."

Barreiro contou que foi um dos agentes que vigiaram o presidente brasileiro quando ele morou no Uruguai por ter sido deposto pelo golpe dos militares em março de 1964.

Goulart (ou Jango, como era popularmente conhecido) morreu no dia 6 de dezembro de 1976, na Argentina. Oficialmente, a causa da morte foi ataque cardíaco.

Barreiro diz que o assassinato foi decidido pelo presidente do Brasil de então, Ernesto Geisel. E que foi o delegado Sérgio Paranhos Fleury (já morto) que passou a ordem a militares uruguaios, durante reunião no Uruguai. A operação, segundo ele, foi financiada pela CIA.

O presidente Lula, com o temor de que haja uma reação dos militares, Lula faz corpo mole desde o seu primeiro mandato para liberar os documentos da época da ditadura.

Pois bem. A informação de Barreiro tem de ser apurada pelo governo brasileiro. Tem de ser confirmada ou não.

Os brasileiros afinal têm o direito de saber das verdades do passado do país, ainda que alguns dos vilões desse período estejam bem vivo.

> Reportagem da Folha.

> Neiva Moreira: Jango estava na lista do Candor. (Terra Magazine)

Informações sobre a ditadura militar brasileira.
xxx

Comentários

Anônimo disse…
deparei-me com seu blog e fiquei surpreso com sua surpresa com relaçao a materia mansao do bispo, nao vejo nada errado nisto, creio que seu problema seja a inveja e a ignorancia biblica, pois em todos os tempos homens de Deus viveram em palacios muito maiores do que a veja mostra, nao se ofenda mas leia um pouco da Biblia e vc sairá da ignorancia, vera que o Deus da biblia nao avalia as posses da pessoa e sim seu coraçao, o maior mal da humanidade é a hipocrisia, liberte-se disso para seu proprio bem ok? paz para vc!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica