Paulopes

Religião, ateísmo, ciência e astronomia

terça-feira, 12 de maio de 2015

Pesquisa confirma tendência nos EUA de aumento dos sem religião

Religiões cristãs
tiveram queda de 7,8%
de 2007 a 2014
Uma nova pesquisa comprovou que o número de pessoas adultas sem religião (incluindo ateus e agnósticos) continua crescendo nos Estados Unidos, enquanto o de cristãos declina.

O instituto de pesquisa independente Pew Research Center apurou que os “nones”(como são chamados os sem religião) subiram de 16,1% da população em 2007 para 22,8% em 2014, o que representa a expansão de 6,7%. A margem de erro é de 0,6 ponto, para mais ou para menos.

Trata-se do resultado mais expressivo da pesquisa, em comparação com grupos de religiosos — os cristãos, por exemplo, tiveram no período queda de 7,8%. [Ver outros dados na tabela ao acima].

O Pew entrevistou por telefone fixo ou celular 35.071 adultos, de 4 de junho a 30 de setembro.

Ateus e agnósticos cresceram de 25% para 31% em relação ao total dos sem religião. Aqueles que se identificaram com “nada em particular” e os que não dão importância à religião em sua vida corresponderam a 39%.

Desde 2007, os adultos sem religião, também chamados de não afiliados, obtiveram o acréscimo de 19 milhões, chegando em 2014 ao total de 56 milhões. É um contingente maior do que luteranos, metodistas unidos e episcopais — todos juntos.

David Silverman, presidente da associação Ateus Americanos, afirmou que a pesquisa reflete a atenção que vem sendo dada aos ateus, impulsionando-os a “sair do armário”, e à discussão que questiona na internet as religiões.

“Agora é impossível a um ateu achar que está sozinho no mundo”, disse.

Com informação do Pew Research Center.





Ateu encabeça lista dos maiores doadores dos Estados Unidos

Posts mais compartilhados na semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...