Pular para o conteúdo principal

Pesquisa confirma nos EUA aumento dos sem religião

Religiões cristãs
declinaram 7,8%
de 2007 a 2014
Uma nova pesquisa comprovou que o número de pessoas adultas sem religião (incluindo ateus e agnósticos) continua crescendo nos Estados Unidos, enquanto o de cristãos declina.

O instituto de pesquisa independente Pew Research Center apurou que os “nones”(como são chamados os sem religião) subiram de 16,1% da população em 2007 para 22,8% em 2014, o que representa a expansão de 6,7%. A margem de erro é de 0,6 ponto, para mais ou para menos.

Trata-se do resultado mais expressivo da pesquisa, em comparação com grupos de religiosos — os cristãos, por exemplo, tiveram no período queda de 7,8%. [Ver outros dados na tabela ao acima].

O Pew entrevistou por telefone fixo ou celular 35.071 adultos, de 4 de junho a 30 de setembro.

Ateus e agnósticos cresceram de 25% para 31% em relação ao total dos sem religião. Aqueles que se identificaram com “nada em particular” e os que não dão importância à religião em sua vida corresponderam a 39%.

Desde 2007, os adultos sem religião, também chamados de não afiliados, obtiveram o acréscimo de 19 milhões, chegando em 2014 ao total de 56 milhões. É um contingente maior do que luteranos, metodistas unidos e episcopais — todos juntos.

David Silverman, presidente da associação Ateus Americanos, afirmou que a pesquisa reflete a atenção que vem sendo dada aos ateus, impulsionando-os a “sair do armário”, e à discussão que questiona na internet as religiões.

“Agora é impossível a um ateu achar que está sozinho no mundo”, disse.

Com informação do Pew Research Center.





Ateu encabeça lista dos maiores doadores dos Estados Unidos

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, está veiculando em 600 outdoors do Rio uma mensagem homofóbica: “Em favor da família e preservação da espécie. Deus fez macho e fêmea”. [reprodução acima] Talvez seja a primeira campanha de outdoor feita no país contra a homossexualidade. Ele disse que, com essa mensagem, pretende “despertar o povo de Deus para a gravidade” de projetos de leis que tramitam no Congresso Nacional e em Assembleias Estaduais em favor dos homossexuais. Recentemente, ao comentar a proposta da legalização da união de pessoas do mesmo sexo, ele partiu para o deboche. Disse que, se é para chancelar o vale-tudo, que se coloque também na lei a relação sexual com animais e com cadáveres. Em seu site, o pastor escreveu que “não podemos ficar de braços cruzados diante desse quadro desafiador”. REAÇÃO - atualização em 9 de outubro de 2010 Cerca de 30 pessoas dos grupos Liberdade e Gay Atitude de São Gonçalo estão manchando os outdoor