Pular para o conteúdo principal

Justiça manda Universal devolver R$ 74,3 mil a fiel

Igreja alegou que doação que sai
do sustento do fiel é mais significativa
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal confirmou a sentença de primeira instância que condenou a Igreja Universal do Reino de Deus a devolver R$ 74,3 mil a uma fiel que se arrependeu de ter feito tal doação. Não cabe mais recurso jurídico.

De acordo com os autos, a fiel disse ter sido pressionada em 2003 por um pastor a fazer a doação para que pudesse enfrentar na época um processo de separação judicial. Ela já pagava dízimo regularmente. O pastor sumiu da igreja após a doação.

A fiel recorreu à Justiça em 2010 porque se arrependeu da doação por ter perdido do emprego e ficado na miséria e caído em depressão.

A Universal negou que as dificuldades financeiras da fiel fossem consequência da doação. Ainda assim ela se defendeu com o argumento de que “a Bíblia prevê a oferenda a Deus em inúmeras passagens, destacando, na passagem da viúva pobre, que doar tirando do próprio sustento é um gesto de fé muito mais significativo”.

Na condenação de primeira instância, a Justiça destacou fato de a fiel ter dificuldade até mesmo para a compra de alimentos. Concluiu que a sobrevivência e a dignidade da fiel estão protegidas pelo artigo 548 do Código Civil, que determina a anulação de “doação de todos os bens sem reserva sem reserva de parte, ou renda suficiente para a subsistência do doador”.





Com informação das agências.

TJ-RS condena Iurd por ter coagido bipolar a pagar dízimo
fevereiro de 2011


Comentários

Anônimo disse…
A culpa foi dela me desculpa..... mas quem brinca com fogo que se queimar simples assim..agora ela poderia usar a internet para abrir os olhos de outros para nao cair na mesma armadilha ue ela.
Anônimo disse…
Justiça está errada! Devia obrigar a doar mais, só pra aprender a deixar de ser trouxa!!
Vinicius disse…
O pior é usarem a Bíblia como argumento jurídico...
Anônimo disse…
pessoas que são enganadas que entre em massa na justiça contra essas igrejas para terem seu dinheiro de volta.

Engraçado a bíblia diz que o deus judaico amaldiçoou o homem a ter dinheiro através do suor e do trabalho , quer dizer trabalho é maldição, vai ver no paraíso as coisas já apareciam prontinhas e servida por anjinhos castos.. Mais agora o deus judaico quer dinheiro que é fruto de sua maldição hahaha

e outra se o deus judaico quer enriquecer as pessoas é mais fácil ele fazer chover dinheiro. Afinal isto seria condizente à sua vontade. Ou ele não tem vontade.
HitBoxMaster disse…
Passo pra frente. Esperem pelos dois passos pra trás.
Só tem otários mesmo, Sustentar Edir Macedo ou qualquet outro pastor é coisa de otário mesmo, Jesus sentava na pedra e quem gostava de dinheiro era Judas e a Bíblia foi escrita pelo HOMEM, e não por Jesus. Não é atoa que 99% dos Evangélicos são ignorantes de Pai e Mãe.
Anônimo disse…
Comparem este post de agora com o post em que o Malafaia defende a boa remuneração dos pastores. Vejam como os dois se encaixam perfeitamente. Pela ótica das lideranças evangélicas, os pastores têm de ganhar bem, enquanto os fiéis devem tirar o dinheiro do próprio sustento para fazer ofertas. Ou seja, a riqueza dos primeiros deve ser assegurada pela penúria dos últimos. Não é um equilíbrio perfeito?

carlosqevedo disse…
Parece que reclamar com o deus invisível dos judeus que foi enganada pelo pastor não adiantou muito né? Que bom que existe a justiça criada pelos homens, ainda que porca em várias ocasiões ainda é o melhor que nós podemos fazer. Deus não existe é apenas um delírio, que não raras vezes, enche os hospícios da vida... Caiam na real amigos evanjegues, deixem de se estribar numa mentira medieval, voces não vão morrer se aprenderem a confiar em si próprios, deixem de ser massa de manobra, QUEM PRECISA DE PASTOR PARA VIVER, SÓ PODE TER CÉREBRO DE OVELHA (Marília Gabriela).
Anônimo disse…
Argumento exclarecedor, a riqueza de uns mantida pela penuria de outros.Bem sacado.
dimitrik disse…
Eu acho que se a idiota doou dinheiro para esses bandidos, azar o dela...
Anônimo disse…
O devoto da tudo que tem, a troco de algum milagre. Quanto mais doer mais valido é o pedido. Este estelionato ainda é pior do que aquele no qual o caipira compra o viaduto do cha.
Mario Antonio Gama disse…
O cancer Universal,não tem limites,matou 18 em Angola e sabe lá quantos feridos que ficaram com sequelas, que fazem juz a uma idenização.As tais Catedrais não atendem normas de segurança,os alvarás são conseguidos através da pressão políticas dos pastores da quadrilha que são vereadores ou deputadosque e vendem apoio ao governo muitas vezes em troca de propaganda para a Record ou uma das milhares rádios do bando.A organização criminosa começa a sofrer revés em várias situações:Condenada no mensalão através do Rodrigues um dos fundadores da IURD.Semelhante a fiel do Post, muitas são os lesados que estão recebendo devolta o dinheiro e pertences roubados sob ameaça e coação.Os templos Cassino da Fé estão vaziossão, a concorrência de outros bandos está forte; ex-pastores que após anos mantidos em regime de escravidão,estão ganhando idenizações na justiça do trabalho;As quadrilhas decobriram que o dinheiro está com a universal e assim os assaltos são frequentes;O tal macedo está morando em Portugal por existe uma investigação séria nos EUA, em breve sairá um mandado de prisão internacional e macedão terá que viver como Maluf sem sair do Brasil, aquí as centenas de investigações estão paradas ou andam muito lentamente.A mídia calada.Apenas esse Paulo Lopes não deixa macedão e sua banda continuar praticando todos os artigos do código penal.Dizem que nas fogueiras santas ouve-se os autodenominados pastores e bispos gritarem"queima Paulo" "sai do macedo e não volte nunca mais"
Anônimo disse…
Vinicius, queria que usaseem o que?
Almanaque Fontoura?
Humm, o Almanaque Fontoura tem mais verdades que a Bíblia.
Desculpe-me foi mal.

Sérgio
Anônimo disse…
Esse é o tipo de pensamento de quem acha o estuprador vitima da sensualidade da mulher.
Anônimo disse…
É... e a culpa do estupro é da mulher, né?
Anônimo disse…
"No final, religião se resume nisso:

A consumação de uma mentira, aliada ao desejo de ser enganado por ela."


De um lado o crente, negando a realidade a todo custo, inclusive mentindo para si mesmo.

Do outro, alguém oferecendo justamente o que o crente quer: Soluções mágicas e com o mínimo de esforço.

Simples assim; um merece o outro.

Solução? Conhecimento, educação...
Anônimo disse…
Que idiotice cara, comparar estrupo com isso. é só pensar um pouco caralho.
Anônimo disse…
se pais de santo vão preso e tem que devolver o dinheiro , é justo que pastores também vão preso e devolvam o dinheiro por aqueles que se sentiram lesados enganados.
Anônimo disse…
cade a rapaziada da universal..para defender...a blibia de fato e uma arma poderosa para ser utilizada em fracos e desesperados....
Anônimo disse…
Deus eu oro para que o Senhor venha perdoa eles por que ele não sabe o que fala...da tua Santa obra.
Mais eu quero que cada um deles venha colher tudo que esta prantando com a sua obra PAI...
Anônimo disse…
Pai, mãe, vô, vó....etc..etc..o povo burro!!!
Anônimo disse…
Ta ai, gostei também...a riqueza de uns, sustentado pela penúria de outros!..bem sacado mesmo!
Anônimo disse…
Você é a resposta e a razão da existência de tantas igrejas assim. Ignorância, analfabitismo e a falta de cultura.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher