Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Falta de fé pode ser motivo para anular casamento, diz papa

Bento 16 disse que falta de fé
pode afetar a fidelidade conjugal
Bento 16 pediu ao Tribunal de Apelações do Vaticano que considere a possibilidade de incluir a falta de fé de um dos cônjuges nos motivos para a anulação de casamento.

Ao se dirigir aos juízes do Tribunal, no dia 26 de janeiro, ele destacou que a falta de fé pode abalar a  “dedicação mútua e fidelidade conjugal”.

O papa disse que a questão exige “reflexão” por parte dos juízes, principalmente neste momento em que a cultura secularizada tem interferido na capacidade de as pessoas manterem sua fé ao longo da vida.

A anulação do casamento permite que o católico se case de novo, sem ter de se submeter às restrições que a Igreja impõe ao divorciado, como deixar de comungar.

A primeira vez que Bento falou sobre esse assunto foi em 2005, durante uma sessão de perguntas e respostas com sacerdotes. Na época, ele lamentou o fato de as pessoas estarem se casando na Igreja apenas por ser tradição, sem que tenham fé suficiente para manter os laços matrimoniais.

A própria hierarquia da Igreja deixou a questão de lado por causa de sua complexidade. Mas agora Bento 16 a retomou com nova justificativa, pelo que fica subentendido: a anulação do casamento seria  uma forma de combate ou revide à secularização da sociedade.



Com informação da Religion News Service. 

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade 
janeiro de 2012

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...