Falta de fé pode ser motivo para anular casamento, diz papa

Bento 16 disse que falta de fé
pode afetar a fidelidade conjugal
Bento 16 pediu ao Tribunal de Apelações do Vaticano que considere a possibilidade de incluir a falta de fé de um dos cônjuges nos motivos para a anulação de casamento.

Ao se dirigir aos juízes do Tribunal, no dia 26 de janeiro, ele destacou que a falta de fé pode abalar a  “dedicação mútua e fidelidade conjugal”.

O papa disse que a questão exige “reflexão” por parte dos juízes, principalmente neste momento em que a cultura secularizada tem interferido na capacidade de as pessoas manterem sua fé ao longo da vida.

A anulação do casamento permite que o católico se case de novo, sem ter de se submeter às restrições que a Igreja impõe ao divorciado, como deixar de comungar.

A primeira vez que Bento falou sobre esse assunto foi em 2005, durante uma sessão de perguntas e respostas com sacerdotes. Na época, ele lamentou o fato de as pessoas estarem se casando na Igreja apenas por ser tradição, sem que tenham fé suficiente para manter os laços matrimoniais.

A própria hierarquia da Igreja deixou a questão de lado por causa de sua complexidade. Mas agora Bento 16 a retomou com nova justificativa, pelo que fica subentendido: a anulação do casamento seria  uma forma de combate ou revide à secularização da sociedade.



Com informação da Religion News Service. 

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade 
janeiro de 2012

Comentários

  1. Quem diria , a Igreja embromando, mas aceitando o divórcio, digo anulação, digo embromação mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Intolerância. Sempre. Que ser despresível estes Papa.

    ResponderExcluir
  3. Ele esta oferecendo apenas um meio a mais de chantagem emocional para algum cônjuge católico casado com algum descrente ou alguém que esta perdendo a fé.
    Se perder a fé, perde o casamento. A pouco tempo um católico não podia divorciar nem sendo espancado diariamente por outro cônjuge, agora isso.
    Que baixo.

    ResponderExcluir
  4. Ou seja, ele está dizendo nas entrelinhas para católicos não se casarem com ateus. Os norte-americanos estão corretos em entrar com denúncia contra a igreja católica como "Grupo de Ódio". Parabéns Papa Nazista!

    ResponderExcluir
  5. Mas o que diabos é que o Bentão entende de casamento? Só uma alma sebosa, tapada e preconceituosa como ele pra dizer que o que mantém o casamento é a fé em um deus.

    ResponderExcluir
  6. Igreja, sempre priorizando o amor entre as pessoas. Só que não.

    ResponderExcluir
  7. A bíblia não diz nada sobre isso, só defende o divórcio em caso de adultério. Aí vem o papa com essa...

    Viram só como os crentes só interpretam suas "sagradas" escrituras do jeito que lhes convém? Papa hipócrita...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Luam não sabe nada de Bíblia igual ao papa.

      Excluir
  8. Ele provavelmente quer também evitar o efeito da securalização nos filhos de católicos. Uma pessoa em um casamento católico que se torne ateu, não colocaria seus filhos na igreja.

    É vantagem para a igreja que católicos se separem de ateus e se casem com outros católicos pois assim doutrinaria seus filhos.

    Em nome da fé, e para garantir o futuro da igreja. Nada mais deste Papa me impressiona.

    ResponderExcluir
  9. Nossa... O papa e o Malafaia estão concorrendo pelo primeiro lugar em algum concurso de ditos idiotas?

    ResponderExcluir
  10. fiz uma comparação com o que o papa falou e a frase "bla bla bla whiskas sache"
    E meu comentario nem foi aprovado, que triste.. ;(
    vou ali cortar os pulsos!

    ResponderExcluir
  11. Os gêmeos siameses já nasceram casados, pois são uma só carne.

    ResponderExcluir
  12. Ele devia dar graças a deus que as pessoas ainda se casem na igreja, seja por tradição ou o que seja...

    Acho ridículo que ainda continuem com este costume medieval, só falta oferecerema noiva para ser deflorada pelo senhor feudal antes do noivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém sabe como faço para me tornar senhor feudal? Uma vez que evangélicos e católicos carismáticos estão trazendo a idade média de volta, já quero me antecipar para assumir uma boa posição...

      Excluir
  13. O casamento católico é assim mesmo. Os juramentos feitos no altar dependem da fé. Sem fé, fudeu tudo.

    ResponderExcluir
  14. "Bento 16 pediu ao Tribunal de Apelações do Vaticano que considere a possibilidade de incluir a falta de fé de um dos cônjuges nos motivos para a anulação de casamento."

    Farei duas colocações e em seguida provarei com a Bíblia que o papa diz ter na mão.

    A pessoa com fé em Cristo não deve casar se com descrentes.

    "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
    2 Coríntios 6:14"


    Mas se ambos são descrentes quando casaram e um dos conjuges se converter depois de casado e mesmo assim o descrente quizer prosseguir com o casamento que assim seja.

    "E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.
    1 Coríntios 7:13
    Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
    1 Coríntios 7:14
    Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.
    1 Coríntios 7:15

    Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.
    1 Coríntios 7:12
    E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência.
    1 Coríntios 10:27"




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resumo, as pessoas com fé em Jesus, devem se casar com Jesus, Jesus passa a ser o marido e todos os fiéis passam a ser as esposas.

      Excluir
    2. Isso! Continue comprovando que a porcaria da sua religião só promove discórdia, só quer saber de servidão, de não respeitar diferenças. É muito bom ver teístas dando tiro no pé.

      Ruggero

      Excluir
    3. Esses trechos da bíblia devem ser tão respeitados e seguidos quanto aqueles que regulamentam a escravidão. Filho de Abrahão, você tem alguma filha bonitinha pra vender? Pago bem, conforme as regras bíblicas.

      Excluir
  15. dar uma enxada pro papa...



    humpf!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa idéia. Aqui em casa tem um monte de roupa pra passar.

      Excluir
  16. Um ditador pederasta, querendo acorrentar as pessoas livres.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

-------- Busca neste site