Pular para o conteúdo principal

Resíduos de 'quentinhas' são principal origem de microplásticos encontrados em praia carioca

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostra que a Praia Vermelha, cartão-postal carioca, sofre com o descarte inadequado de resíduos plásticos.



No total, foram identificados 32 itens microplásticos, sendo que a maioria, 70%, é formada pelo poliestireno expandido, popularmente conhecido como isopor. O material é abundante em produtos descartáveis como embalagens de alimentos.

Os resultados estão publicados em artigo na revista Anais da Academia Brasileira de Ciências na sexta (3).

A pesquisa estabeleceu e validou um protocolo padronizado para a coleta, tratamento e caracterização de microplásticos em areias de praias costeiras.


A pesquisa
apontou que,
entre os 32
microplásticos
identificados
na Praia
Vermelha,
os diâmetros
médios das
amostras

variaram
entre 2.1 e
4 milímetros.

A metodologia envolveu amostragem sistemática na linha de maré alta, flotação (separação de partículas dá água por meio da flutuação) e tratamento laboratorial com microscopia óptica e Espectroscopia de infravermelho (FTIR) para garantir resultados confiáveis e minimizar a contaminação externa.

“Procuramos adaptar o protocolo às condições brasileiras, considerando fatores específicos como clima, velocidade do vento e marés, além de aspectos relacionados à latitude e longitude dos locais de coleta”, diz Marina Sacramento, pesquisadora da UFRJ e uma das autoras do artigo.

Ela explica que essa abordagem é um avanço em relação a estudos anteriores, que frequentemente empregavam diferentes metodologias de coleta e extração, limitando a comparabilidade dos dados.

Os itens encontrados apresentaram formatos diversos, como espuma, filamentos e pequenos grânulos. Além do isopor, que corresponde à categoria de espuma, o polietileno e o polipropileno foram encontrados em menor proporção, representando cerca de 18% e 12% das amostras, respectivamente.

Esses materiais podem ser encontrados em sacolas e filmes plásticos, copos descartáveis e tampas de garrafas.

A presença desses resíduos em uma praia pequena e de grande circulação turística, cercada por restaurantes e próxima ao Pão de Açúcar, reforça a preocupação com o descarte inadequado de plásticos em áreas costeiras.

A equipe já esperava encontrar microplásticos no local. “No entanto, a grande surpresa foi a expressiva quantidade de poliestireno, proveniente das quentinhas de alimentação, especialmente durante os grandes feriados brasileiros”, afirma Marina Sacramento. O isopor é reciclável, mas seu reaproveitamento encontra desafios como o descarte incorreto e o baixo valor de mercado do material, que inviabiliza ganhos financeiros para catadores e cooperativas.

Além de dar continuidade às pesquisas na área, a equipe já possui outros projetos em andamento, com foco na análise de microplásticos em amostras de água do mar, de rios e de cachoeiras.

A intenção é ampliar a compreensão sobre a distribuição e os impactos desses poluentes em diferentes ecossistemas aquáticos.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Globo publica a 'fake' de que baratas podem trazer 'mensagem espiritual'

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Guerras entre católicos e protestantes deram na Europa banho de sangue

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Os absurdos religiosos são tantos que nem dá para contá-los. Mas eis alguns deles