Pular para o conteúdo principal

O legado dos neandertais ao Homo sapiens vai além do genoma

Diferentemente do que se suponha, os neandertais possuíam expressões artísticas complexas, provas de que tinham mente simbólica.


Ignácio Martín Lerma
professor catedrático de pré-história, Universidade de Múrcia, Espanha

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

Apesar de sua adaptação bem-sucedida a vários ambientes durante centenas de milhares de anos, os Neandertais desapareceram da face da Terra. A razão exata continua a ser tema de debate entre os cientistas, embora tudo indique que foi na Península Ibérica onde ocorreu a sua extinção. 

Alguns estudos sugerem que eles poderiam ter sido absorvidos ou deslocados por populações de Homo sapiens que migraram do Norte da África para a península durante o Paleolítico Superior. Outros investigadores acrescentam a isso os desafios ambientais que tiveram de enfrentar.


Em Múrcia, na Espanha, a
Caverna do Arco contém arte
rupestre atribuída aos neandertais
FOTO: REPRODUÇÃO DA WIKIPÉDIA

O que é inquestionável é o rico e extenso patrimônio arqueológico que deixaram por quase toda a Europa, sendo a Península Ibérica um território chave para o seu estudo. Destacam-se dezenas de sítios com ocupações, bem como restos fósseis descobertos em locais como a gruta de El Sidrón (Astúrias) ou a Sima de las Palomas (Múrcia), que contribuíram significativamente para o conhecimento que temos hoje sobre os Neandertais.

Enterre os nossos

Enterrar nossos mortos não é uma prática exclusiva dos humanos modernos. Nossos ancestrais pré-históricos também fizeram isso, o que revela uma clara capacidade cognitiva. Atualmente, ganhou grande popularidade o sítio Cova Foradada (Valência), que pode ser o cemitério de Neandertais mais antigo da Península Ibérica.

Normalmente, os restos humanos desta época encontram-se muito fragmentados, no entanto, neste local, foram depositados com muito cuidado no seu lado direito, o que permitiu que tanto o seu crânio como a sua mão persistissem até aos dias de hoje, quase completos, proporcionando assim informações anatômicas valiosas.

Mousteriano, um avanço tecnológico

Durante a sua existência ao longo do Paleolítico Médio, desenvolveu-se a cultura Mousteriana, caracterizada pelo trabalho da pedra para produzir pontas de lança ou ferramentas como denticulados, semelhantes à atual faca serrilhada.

Graças ao estudo dessa indústria lítica, podemos aprender fatos muito interessantes sobre a vida quotidiana dos nossos antepassados. Por exemplo, sítios como Cueva del Arco (Múrcia) permitem-nos saber como organizaram espacialmente o seu habitat, ou Cueva Antón (Múrcia), onde conseguimos extrair dados que atestam, graças ao estudo microscópico dos vestígios de uso encontrado nas ferramentas, em que épocas trabalhavam mais com couro ou madeira.

Como cozinhar caranguejos

Por outro lado, para aprofundar certas questões, a culinária, por exemplo, a arqueologia experimental tem ajudado muito. Essa disciplina fornece técnicas que permitem ratificar questões tão marcantes como conhecer de forma sistemática, pela primeira vez na história, o consumo de crustáceos marinhos, como ocorre na Figueira Brava (Portugal).

Os resultados experimentais indicam que os caranguejos foram assados, o que enfraqueceu a casca e facilitou a sua abertura. Embora também seja possível desarticular manualmente as pernas, na maioria das vezes seria necessário o uso de um pequeno martelo de pedra. 

Cicatrizes de impacto e fraturas longitudinais atestam o uso desse tipo de ferramenta para acessar as partes mais carnudas desses animais.

Arte, um teste do seu desenvolvimento cognitivo

Embora se pensasse tradicionalmente que os Neandertais não possuíam expressões artísticas complexas, os objetos decorativos e a arte são provas de que os nossos antepassados ​​possuíam uma mente simbólica.

Existem exemplos de arte rupestre neandertal em La Pasiega (Cantábria), Maltravieso (Cáceres) e Ardales (Málaga).

Nas paredes de todos os três há símbolos e ponteiros datados de antes da chegada dos humanos modernos à Europa, cerca de 45 mil anos atrás .

O mesmo ocorre com algumas conchas com umbo perfurado, encontradas na Cueva de los Aviones (Murcia), que provavelmente serviam como ornamento pessoal. Embora o significado exato desses elementos simbólicos permaneça uma questão de debate, a sua existência sugere uma capacidade cognitiva mais complexa do que se pensava anteriormente e desafia as concepções tradicionais da sua natureza e comportamento.

Essas evidências sugerem que os Neandertais estiveram presentes na Europa e, especificamente, na Península Ibérica, durante um importante período, embora o seu desaparecimento continue a causar muitas incógnitas.

O que temos hoje claro é o grande legado que eles nos deixaram. Arte, tradição e cultura material se misturam com um componente muito mais importante e pessoal, o DNA Neandertal que todo europeu e asiático carrega em seu genoma.

> Esse artigo foi escrito originalmente em espanhol.

Comentários

betoquintas disse…
Arte, essa coisa que vem da criatividade, sem evidência de existência. Um "pecado" para o ateísmo 😏🤭.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Dias sofre ameaça de morte por pedir retirada de Deus do real

"Religião também é usada para violar os direitos humanos" O procurador Jefferson Aparecido Dias (foto), da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal em São Paulo, vem sofrendo ameaças de morte desde que deu entrada a uma ação na Justiça pedindo a retirada da expressão “Deus seja louvado” das cédulas real. “Eu estou sendo ameaçado por causa dessa ação, por cristãos”, disse em entrevista a Talita Zaparolli, do portal Terra. “Recebi alguns emails com ameaças, em nome de Deus.” O procurador tem se destacado como defensor da laicidade do Estado brasileiro. Em 2009 ele ajuizou uma ação pedindo a retirada de símbolos religiosos das repartições públicas federais. Dias, que é católico, recorreu à Bíblia para defender a laicidade prevista na Constituição. “Em nenhum momento Jesus deu a entender, para quem é cristão, que o dinheiro deveria trazer o nome dele ou o nome de Deus”, disse. “Acho que é uma inversão de valores.” Na entrevista, ele...

BC muda cédulas do real, mas mantém 'Deus seja Louvado'

Louvação fere o Estado laico determinado pela Constituição  O Banco Central alterou as cédulas de R$ 10 e R$ 20, “limpou” o visual e acrescentou elementos de segurança, mas manteve a expressão inconstitucional “Deus seja Louvado”.  As novas cédulas, que fazem parte da segunda família do real, começaram a entrar em circulação no dia 23. Desde 2011, o Ministério Público Federal em São Paulo está pedindo ao Banco Central a retirada da frase das cédulas, porque ela é inconstitucional. A laicidade determinada pela Constituição de 1988 impede que o Estado abone qualquer tipo de mensagem religiosa. No governo, quanto à responsabilidade pela manutenção da frase, há um empurra-empurra. O Banco Central afirma que a questão é da alçada do CMN (Conselho Monetário Nacional), e este, composto por um colegiado, não se manifesta. Em junho deste ano, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a referência a Deus no dinheiro é inconcebível em um Estado mode...

Malafaia desmente fim de acordo entre sua editora e Avon

com atualização em 22 de junho de 2012 Pastor diz que falsa notícia foi safadeza de gays Silas Malafaia (foto) desmentiu a informação divulgada pelo site "A Capa", do movimento gay, e reproduzida por este blog segundo a qual a Avon tirou do seu catálogo os livros da Editora Central Gospel. Para o pastor, trata-se de “mais uma mentira e safadeza de ativistas gays, o que é bem peculiar do caráter deles”. Na versão de "A Capa", no folheto “Moda e Casa” que a Avon divulgou no dia 13 de junho não tem nenhum livro da editora de Malafaia e que isso, segundo o site, é o desdobramento da campanha que ativistas gays moveram na internet contra a empresa de cosméticos. Malafaia informou que a Bíblia que consta no folheto é de sua editora e que é comum em algumas quinzenas a Avon não divulgar os livros da Central Gospel. A firmou que o acordo entre a editora e a Avon tem uma programação de distribuição de livros até o final do ano. O pastor criticou os sites...

Mulher morre na Irlanda porque médicos se negam a fazer aborto

da BBC Brasil Agonizando, Savita aceitou perder o bebê, disse o marido  Uma mulher morreu em um hospital [católico] da Irlanda após ter seu pedido de aborto recusado pelos médicos. A gravidez de Savita Halappanavar (foto), de 31 anos, tinha passado dos quatro meses e ela pediu várias vezes aos funcionários do Hospital da Universidade de Galway para que o aborto fosse realizado, pois sentia dores fortes nas costas e já apresentava sintomas de um aborto espontâneo, quando a mãe perde a criança de forma natural. Mas, de acordo com declarações do marido de Savita, Praveen Halappanavar, os funcionários do hospital disseram que não poderiam fazer o procedimento justificando "enquanto houvesse batimento cardíaco do feto" o aborto não era possível. O aborto é ilegal na Irlanda a não ser em casos de risco real para a vida da mãe. O procedimento é tradicionalmente um assunto muito delicado no país cuja maioria da população é católica. O que o inquérito aberto pelo gover...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Adventistas vão intensificar divulgação do criacionismo

Consórcio vai investir em pesquisa na área criacionista A Igreja Adventista do Sétimo Dia anunciou o lançamento de um consórcio para intensificar a divulgação do criacionismo no Brasil e em outros países sul-americanos. Na quinta-feira (13), em Brasília, entidades como Sociedade Criacionista Brasileira, Núcleo de Estudos das Origens e Museu de Geociências das Faculdades Adventistas da Bahia assinaram um protocolo para dar mais destaque à pesquisa criacionista e às publicações sobre o tema. Os adventistas informaram que o consórcio vai produzir vídeos para adolescentes e jovens explicando a criação e como ocorreu o dilúvio e um plano piloto de capacitação de professores. O professor Edgard Luz, da Rede de Educação Adventistas para oitos países sul-americanos, disse que o lançamento do consórcio é um “passo muito importante”, porque “o criacionismo está ligado à primeira mensagem angélica da Bíblia”. Com informação do site da Igreja Adventista . Colégio adventista de ...

Mais contradições bíblicas: vire a outra face aos seus inimigos e olho por olho e dente por dente

Arcebispo defende permanência de ‘Deus’ em notas do real

Dom Scherer diz que descrentes não deveriam se importar   Dom Odilo Scherer (foto), arcebispo metropolitano de São Paulo, criticou a ação que o MPF (Ministério Público Federal) enviou à Justiça Federal solicitando a determinação no sentido de que a expressão “Deus seja louvado” deixe de constar nas cédulas do real. Em nota, Scherer disse: "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?" Argumentou que, “para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para quem crê em Deus, isso significa algo”. O promotor Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, defendeu a supressão da expressão porque o Estado brasileiro é laico e, por isso, não pode ter envolvimento com nenhuma religião, mesmo as cristãs, que são professadas pela maioria da população. Scherer, em sua nota, não fez menção ao Estado laico, que está previsto na Constituição. E...

Livros citados neste site