Pular para o conteúdo principal

Foi assim que alemães comuns se tornaram espectadores do horror nazista

As pessoas foram atraídas para “processos de cumplicidade”, até que a adesão tornou obrigatória
Na foto: Berlinenses fazem  saudação após invasão da Polônia.
Sueddeutsche  Zeitung Photo | Alamy

Ellen Pilsworth
professora de estudos alemães e de tradução, Universidade Reading, Reino Unido

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

Nos procedimentos judiciais do pós-guerra mundial para estabelecer o que tinha acontecido sob o nazismo e punir os autores dos crimes, os relatos das vítimas foram frequentemente menosprezados. Somente em 1961, com o julgamento de alto nível do criminoso de guerra nazista Adolf Eichmann em Jerusalém, o foco mudou.

Para muitos sobreviventes, o conceito de “testemunho do Holocausto” — histórias do que vivenciaram — assumiu dimensões quase sagradas. Em 1989, o escritor e sobrevivente de Auschwitz, Elie Wiesel, argumentou que era antiético que qualquer pessoa, exceto as vítimas sobreviventes do Holocausto, tentasse explicá-lo.

De certa forma, a insistência de Wiesel de que apenas as vítimas sobreviventes poderiam verdadeiramente “conhecer” o Holocausto contribuiu para a mistificação deste período histórico. 

Os negadores do Holocausto apropriaram-se indevidamente deste processo para os seus próprios fins. Examinar as perspectivas das não vítimas contemporâneas pode ajudar-nos a compreender a violência perpetrada como resultado, em parte, de sistemas sociais. A minha investigação explora como as histórias de refugiados antinazis foram recebidas (traduzidas) pelos leitores britânicos da época.

Tais memórias podem ilustrar o processo pelo qual o nazismo transformou a população alemã naquilo que a historiadora Mary Fulbrook chama de “sociedade de espectadores”, mesmo antes de as condições do tempo de guerra normalizarem os atos de violência extrema.

Vivendo na Alemanha nazista

Em 1939, Sebastian Haffner, cujo nome verdadeiro era Raimund Pretzel, escreveu um livro de memórias intitulado Geschichte eines Deutschen, Die Erinnerungen 1914 –1933 (Histórias de um Alemão. Memórias 1914 –1933).

Foi publicado após a morte do autor em 2000, usando o pseudônimo sob o qual se tornou famoso como jornalista na Alemanha Ocidental do pós-guerra. Uma tradução para o inglês intitulada Defying Hitler foi publicada em 2003. O historiador Dan Stone descreveu-o como “uma das mais notáveis ​​análises contemporâneas do nazismo e do Terceiro Reich”.

Haffner era estagiário em um escritório de advocacia quando Hitler assumiu o poder. À medida que o regime nazista destruía o sistema jurídico democrático que havia estudado, dedicou-se ao jornalismo. Sua parceira, Erika Schmidt- Landry, foi designada “judia” pelas leis raciais de Nuremberg . Quando ela engravidou de Haffner, o casal trocou a Alemanha pela Inglaterra.

No Reino Unido, Haffner começou a escrever um livro de memórias sobre sua vida até então, incluindo suas opiniões sobre a ascensão do nazismo. Numa cena reveladora, ele descreve como se sentiu quando colegas judeus da sua empresa foram expulsos pelas tropas de assalto nazistas (também conhecidas como camisas marrons) em 1º de abril de 1933, dia do boicote judaico. Alguns colegas andavam nervosamente. Outros riram. Um colega judeu simplesmente fez as malas e foi embora.

Haffner descreve:

“Meu próprio coração estava batendo forte. O que devo fazer? Como manter o equilíbrio? Ignore-os, não deixe que eles o incomodem. Eu inclino minha cabeça sobre o meu trabalho. […] Enquanto isso, um camisa marrom se aproximou de mim e ficou na frente da minha mesa de trabalho. Você é ariano? Antes que eu tivesse tempo para pensar, respondi: 'Sim'. […] O sangue correu para o meu rosto. Tarde demais senti a vergonha, a derrota. […] Eu tinha falhado no primeiro teste. “Eu poderia ter me dado um tapa.”

Noutra ocasião, num campo de doutrinação obrigatória para estudantes de Direito, Haffner é forçado a fazer a saudação de Hitler e a cantar canções pró-nazis. Escreve:

“Pela primeira vez tive a sensação, tão forte que me deixou um certo gosto na boca: 'Isso não conta. Este não sou eu. Isso não conta. E com essa sensação também levantei o braço e o mantive esticado por uns três minutos.”

Cidadãos alemães fazem fila 
nas ruas para ver Hitler em
Bad Godesberg am Rhein, 1938.

FOTO:Bundesarchiv, Bild 183-H12704 , CC BY-ND

O relato de Haffner ilustra o autoengano e a negação através dos quais muitas pessoas que não apoiaram ativamente o regime nazi sobreviveram dentro dele. Numa entrevista em 1989, Haffner disse que nem todos os alemães eram nazis, mas não que o nazismo dificilmente afetasse a vida quotidiana: “Era possível viver de certa forma ao lado dele”.

Sociedade de espectadores

Fulbrook mostrou como os alemães comuns foram atraídos para “processos de cumplicidade”. Sob o nazismo, aguardar enquanto atos de violência coletiva patrocinados pelo Estado eram perpetrados tornou-se gradualmente a norma exigida. Os riscos de fazer o contrário eram muito reais.

“O que poderia ser uma postura moralmente louvável num regime liberal e democrático”, escreve Fulbrook, “pode ser, noutras circunstâncias, potencialmente suicida”.

Se uma pessoa em 2024 julgar os espectadores alemães dos crimes nazis como “culpados” por não defenderem as vítimas, ela fará conforme as obrigações morais de uma democracia liberal. No entanto, a ascensão de Hitler ao poder em 1933 marcou o fim da democracia alemã.

O Terceiro Reich foi um estado policial brutal. As pessoas foram encorajadas a denunciar os opositores do regime. A rebelião acarretava o risco de detenção, prisão ou “reeducação” política num campo de concentração sob Schutzhaft (“custódia protetora”).

Tanto na Alemanha como na comunidade internacional, todos tiveram de compreender a violência sob o nazismo nos seus próprios termos. Nem mesmo as palavras “genocídio” e “Holocausto”, com as quais a época foi definida desde então, ainda faziam parte do vocabulário das pessoas.

O termo “genocídio ” foi cunhado pelo advogado polaco Raphael Lemkin em 1944 para descrever o programa nazista de aniquilação dos judeus. “Holocausto”, uma palavra comparativamente mais antiga, só passou a ser amplamente utilizada para descrever formalmente o genocídio perpetrado sob o nazismo contra os judeus a partir do final da década de 1950.

Além disso, a segregação racial também era praticada em outras democracias liberais da época. As leis de Jim Crow impuseram a segregação racial nos estados do sul dos Estados Unidos. A noção de hierarquia racial sustentou o Império Britânico e outros impérios europeus.

Conhecer as perspectivas das não vítimas contemporâneas pode ajudar-nos a compreender a violência perpetrada durante o Holocausto como um efeito dos sistemas sociais. O estudioso americano de literatura e estudos do Holocausto, Michael Rothberg, defendeu uma abordagem da violência histórica que considere as perspectivas dos “sujeitos envolvidos”.

Rothberg sugere que as categorias de heróis e vilões, vítimas e perpetradores, são inadequadas para explicar os danos causados. Ir além deles também pode elucidar a dinâmica social destrutiva do nosso período.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

2º Encontro Nacional de Ateus já tem a adesão de 9 Estados

O 2º Encontro Nacional de Ateus, que vai se realizar no dia 17 de fevereiro de 2013, um domingo, já tem a adesão de 9 Estados, além do Distrito Federal: São Paulo, Sergipe, Paraná, Maranhão, Rio, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás e Paraíba. Em cada um desses Estados o encontro será promovido por uma associação de livres-pensadores. Lisiane disse que este ano estarão em pauta racionalismo e ceticismo  “Nosso propósito não é apenas a confraternização, mas promover o pensamento crítico”, disse Lisiane Pohlmann  (foto), 23, graduanda de administração e de serviço social e presidente da SR (Sociedade Racionalista), a organizadora nacional do evento. A SR tem a expectativa de obter a confirmação de participantes de Estados como Pará, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. “Qualquer um que preze o uso da razão será muito bem-vindo”, afirmou Lisiane. A faixa etária dos participantes é de 20 a 30 anos, na pr...

Evangélico propõe criar banheiro para gays e lésbicas

Vereador Apolinário é tido por   gays  como homofóbico O vereador Carlos Apolinário (foto), 59, de São Paulo, apresentou projeto de lei que, se aprovado, cria banheiros públicos e em restaurantes, shoppings, cinemas e em casas noturnas para gays, lésbicas, bissexuais e transexuais. Ligado à Assembleia de Deus, Apolinário é tido como homofóbico pelo movimento de defesa dos homossexuais. Para ele,  já existe no Brasil uma ditadura gay. Em 2011, Apolinário conseguiu que a Câmara Municipal aprovasse o “Dia do Orgulho Heterossexual”. A lei foi vetada pelo prefeito Gilberto Kassab. Apolinário disse que teve a ideia de propor a criação do terceiro banheiro a partir da polêmica desencadeada por Laerte Coutinho, 60, que foi barrado ao tentar entrar em banheiro feminino de uma  lanchonete. O cartunista da Folha de S. Paulo é bissexual e atualmente se veste de mulher. O vereador do DEM considerou inaceitável o argumento de Laerte segundo o qual naquele ...

Afegã presa por ter sido violentada terá de se casar com estuprador

Gulnaz e filha estão em uma prisão de Cabul Gulnaz (foto), 21, ainda se lembra do mau cheiro do homem que a estuprou dois anos atrás. “Ele estava com a roupa suja do seu trabalho”, disse à CNN. “Quando minha mãe saiu para ir a um hospital, ele entrou em minha casa e trancou as portas e janelas. Comecei a gritar, mas ele colocou as mãos sobre minha boca.”  Desde então a vida de Gulnaz mudou radicalmente. Ela ficou grávida do estuprador e foi condenada por um Tribunal do Afeganistão a 12 anos de prisão por adultério. O homem que a violentou era na época marido de uma sua prima. Com a sua filha, a jovem está cumprindo a pena em uma prisão de Cabul. Só tem um jeito de ela sair dali antes de todo o período da condenação: casar com o seu estuprador (que também está preso) para voltar a ser "honrada". É o que ela decidiu fazer para continuar com a filha. Se não for assim, terá de doar a criança. Casos como a de Gulnaz são frequentes. Cinegrafistas contratados pela U...

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

O compositor e cantor Chico Buarque  disse em várias ocasiões ser ateu. Em 2005, por exemplo, ao jornal espanhol La Vanguardia , fez um resumo de sua biografia.

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Câmara só autoriza culto de duas religiões, afirma Wyllys

Foto de culto na Câmara que Wyllys postou em seu Facebook O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) acusou a mesa diretora da Câmara de discriminação religiosa, porque, segundo ele, só permite ali a celebração de cultos de duas religiões, a evangélica e a católica. Ele postou em sua página no Facebook a foto de um culto celebrado por deputados-pastores no plenário 1 ou 2. Disse ter visto “um fervoroso deputado João Campos” [presidente da Frente Parlamentar Evangélica] e a deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Afirmou que a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros) celebra em plenário uma missa por mês. O deputado disse que esse “privilégio” não se estende às demais religiões. “A mesa diretora negou aos adeptos das religiões de matriz africana o direito de realizar um xirê nas dependências da Câmara”, escreveu. “Também não há cerimônias budistas, judaicas, zoroastristas e etc.", disse. “A liberdade de culto aqui [na Câmara] é só pra alguns! Sendo o Estado laico (sem paixã...