Pular para o conteúdo principal

As bactérias do intestino podem melhorar o humor, mostra estudo

Os alimentos fermentados, como o iogurte, pode combater o estresse, além de proporcionar benefícios para a saúde e bem-estar


Andrea Mercak
pós-doutorado em Neurociências, Universidade da Flórida, EUA

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

Os probióticos têm recebido muita atenção recentemente. Essas bactérias, que podem ser consumidas a partir de alimentos fermentados, iogurte ou mesmo comprimidos, estão associadas a uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar, incluindo a redução de problemas gastrointestinais, infecções do trato urinário e eczema. Mas eles também podem melhorar o seu humor?

Comportamento e saúde mental são complicados. Mas a resposta curta, de acordo com a pesquisa publicada recentemente pela minha equipe, é provavelmente sim.

Experiências com ratos
constatou que a microbiota
intestinal desempenha
papel na regulação do estresse

As bactérias benéficas dos probióticos tornam-se parte de uma comunidade de outros organismos microscópicos que vivem no sistema digestivo, chamada microbioma intestinal. Seu microbioma intestinal contém trilhões de uma grande variedade de bactérias, fungos e vírus.

Centenas de espécies de bactérias são nativas do trato intestinal. Cada espécie pode ser dividida em centenas de cepas que também podem ser dramaticamente diferentes umas das outras em seu metabolismo, subprodutos e preferências ambientais.

Essa diversidade bacteriana é a razão pela qual nem todos os probióticos são construídos da mesma forma. Muitos grupos de pesquisa demonstraram que cepas específicas de Lactobacillus têm efeitos de melhoria do humor .

Mas estes efeitos parecem acontecer apenas com a mistura certa de bactérias nas condições certas. Por exemplo, um probiótico que pode reduzir os sintomas de estresse em alguém que está preocupado com o cálculo final pode não funcionar em alguém com sintomas de transtorno de estresse pós-traumático.

Humor em ratos

Em meu trabalho como neurocientista, estudo como o intestino influencia o cérebro. Minha equipe e eu conduzimos recentemente experimentos em ratos que apoiam a ideia de que a microbiota intestinal desempenha um papel na regulação do estresse.

Como se mede o humor dos ratos?

Primeiro, precisávamos entender como os ratos estressados ​​se comportam. Por isso, colocamos eles sob curtos períodos de stress. São contidos durante duas horas por dia, tendo espaço suficiente para se movimentarem, mas não o suficiente para se limparem ou ficarem de pé. 

Imaginamos isso como o mesmo tipo de estresse que as pessoas experimentam quando ficam confinadas a um carro ou a um cubículo por horas seguidas.

Ratos estressados ​​logo exibiram comportamentos semelhantes aos da depressão e da ansiedade, que medimos monitorando quanto tempo eles passaram escondidos quando colocados em um novo ambiente ou quão rapidamente eles tentaram se endireitar quando virados de cabeça para baixo.

Para ver se o comportamento estressado tem associação com o microbioma, usamos outro grupo de ratos totalmente limpos. Esses ratos estavam livres de bactérias, fungos ou vírus e viviam em uma bolha de borracha. Eles essencialmente não tinham nenhum microbioma.
Nós os expusemos ao cocô de ratos estressados ​​ou normais, espalhando roupas de cama sujas em seus recintos. Os micróbios dos ratos doadores começaram a povoar os microbiomas intestinais dos ratos limpos.

Dentro de algumas semanas, os ratos limpos expostos ao cocô de ratos estressados ​​começaram a desenvolver comportamentos semelhantes aos do estresse e da ansiedade, embora nada mais tivesse mudado. Enquanto isso, camundongos limpos expostos ao cocô de camundongos normais não apresentaram diferenças em seu comportamento. Esta descoberta sugere que os micróbios presentes nas fezes mudaram o comportamento dos ratos.

Quais bactérias afetam o humor?

Os resultados dos nossos experimentos nos levaram de volta à nossa questão original: quais bactérias podem mudar o seu humor?

Começamos comparando os micróbios nas fezes de camundongos estressados ​​e normais. Em nossa análise, descobrimos que um grupo de bactérias chamado Lactobacillus foi bastante reduzido nos camundongos estressados. A pesquisa já ligou esse grupo de bactérias à redução do estresse antes. No entanto, o Lactobacillus contém mais de 170 espécies diferentes e ainda mais cepas.

Atualmente, os suplementos probióticos disponíveis aos pacientes não são regulamentados e muitas vezes não são testados. Para fornecer com segurança as cepas mais eficazes aos pacientes, elas precisam ser testadas adequadamente. 

Tivemos, então, de encontrar uma maneira de testar como diferentes cepas afetam o comportamento ansioso. Lactobacillus são uma gama diversificada de bactérias que podem proporcionar benefícios potenciais à saúde das pessoas. Horst Neve/Max Rubner-Institut via Wikimedia Commons, CC BY-SA

Em vez de enfrentarmos esta tarefa colossal sozinhos, criámos um método que outros cientistas do microbioma também podem utilizar para observar este grupo de bactérias da forma mais sistemática possível.
Para recriar as mesmas condições experimentais para cada espécie de micróbio, criamos um grupo de camundongos com apenas seis espécies de bactérias em seu microbioma, o mínimo necessário para um desenvolvimento normal e saudável, que não incluía Lactobacillus. Dessa forma, poderíamos adicionar cepas individuais de Lactobacillus de volta ao microbioma intestinal dos camundongos e observar os efeitos de cada cepa em seu comportamento e biologia.

Testamos duas cepas até agora: Lactobacillus intestinalis ASF360 e Lactobacillus murinus ASF361. Os ratos com esss duas extirpes de Lactobacillus são mais resistentes ao stress e acalmaram as vias neurais associadas ao medo.

Qual é o próximo?

Nosso estudo sobre como diferentes cepas de Lactobacillus afetam o humor é apenas o começo. Esperamos que a nossa investigação abra caminhos para outros cientistas testarem diferentes probióticos.

Embora os investigadores cheguem a um consenso de que as bactérias no seu trato digestivo podem influenciar o seu humor, e vice-versa, ainda há muitos testes a serem feitos tanto em animais como em pessoas.

Nossa equipe está começando a desenvolver maneiras de testar sistematicamente quais bactérias podem proporcionar os melhores resultados de saúde nas pessoas e quais probióticos são mais eficazes. Enquanto isso, dê um pouco de amor aos Lactobacillus em seu intestino por meio de uma dieta saudável e rica em probióticos.

> Esse texto foi publicado originalmente em inglês.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...