Pular para o conteúdo principal

Tribunal de Santa Catarina não recomenda a prática da constelação familiar

A Corte observa que a prática não possui comprovação científica e incorre na Lei Maria da Penha, de proteção à mulher


O Tribunal de Justiça de Santa Catarina informa que não recomenda a utilização da constelação familiar em casos no âmbito da violência doméstica e familiar contra a mulher. Lembra que, nesse sentido, publicou uma resolução em 19 de julho de 2023.
 
A resolução é fundamentada em recomendação de 2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a qual dispõe sobre a capacitação de magistrados para atuar em varas ou juizados que detenham competência para aplicar a Lei Maria da Penha.

Prática revitimiza a mulher
IMAGEM GERADA POR IA

A constelação familiar é uma modalidade de terapia alternativa que busca identificar a causa de problemas e conflitos pessoais a partir de dinâmicas de grupo em que os participantes interpretam e representam o histórico familiar do paciente. Trata-se de uma pseudociência adotada por outros tribunais da Federação.

A resolução do Tribunal de Santa Catarina aponta que a constelação familiar viola as diretrizes normativas sobre gênero e sexualidade consolidadas pelo Conselho Federal de Psicologia, porque reproduz conceitos patologizantes das identidades de gênero, entre outras, que fogem ao padrão hegemônico imposto para as relações familiares e sociais.

Ressalta ser recomendado aplicar teorias, técnicas e metodologias cuja eficácia não seja questionada por psicólogos e comunidade científica.

Um estudo publicado na revista "The Journal of Family Therapy" em 2019, por exemplo, conclui não haver evidências científicas que comprovem a eficácia da constelação familiar no tratamento de problemas psicológicos.

Embora o Conselho Federal de Psicologia já tenha condenado a prática, os "consteladores", pessoas que conduzem a suposta terapia, tem forte lobby na sociedade, incluindo o Congresso Nacional. 

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça