Pular para o conteúdo principal

Ex-fiel é o suspeito de ataque na Índia a TJs. Já houve três atentados

Também seriam ex-seguidores da religião o atirador que matou sete pessoas em março na Alemanha e o responsável em agosto pela explosão de carros na Áustria


Um ex-Testemunha de Jeová é o principal suspeito de ser o autor de atentado a bombas no domingo (29 de outubro) na Índia a um congresso de seguidores dessa religião.

Morreram duas mulheres e uma adolescente de 12 anos. As pessoas feridas passam de 50. Cerca de 2.000 fiéis estavam reunidas no centro de convenções em Kalamassery, no Estado de Kerala, sul da Índia.

O suspeito é Dominic Martin, 46. Ele se apresentou à polícia após o atentado, depois de admitir em uma live o crime em seu perfil no Facebook. Contou que planejou o atentado com meses de antecedência. Trabalhou em Dubai por 15 anos. Como eletricista, usou seus conhecimentos para montar as bombas.

Martin diz ser o autor
do atentado. Ele acusa as
TJs de pregarem ódio
FOTO: REPRODUÇÃO DO FACEBOOK

Ele contou no Facebook que foi Testemunha de Jeová por 16 anos e que não levava a religião a sério, até o momento em que percebeu que se tratava de uma organização maléfica.

Falou não haver nada de errado ter uma crença, mas o problema de sua antiga religião, segundo ele, é que ela prega o ódio, divulgando, por exemplo, que poucos terão salvação. Disse que integrantes da religião não ajudam a sociedade e que chamam as pessoas de "prostitutas e condenadas".

Até agora, a direção das Testemunhas de Jeová na Índia não se manifestou oficialmente sobre o teor das acusações de Martin. Temendo novos ataques, ela decidiu fechar temporariamente seus salões (equivalentes a templos) em três Estados, e as reuniões estão sendo realizadas por videoconferência.

Parece estar havendo um efeito dominó, com sucessivos ataques à Igreja. Este ano, o atentado na Índia é o terceiro que as Testemunhas de Jeová sofrem de supostos ex-fiéis. 

Em março, em Hamburgo, Alemanha, Philipp F., 35, atirou com uma pistola contra pessoas que estavam em um salão, matando sete delas. Em agosto, no sul da Áustria, bombas explodiram dois carros de fiéis que participam de uma reunião, sem haver feridos.

Diferentemente do que ocorre com a maioria das religiões, parte das pessoas que saem das TJs, voluntariamente ou não, se torna combatente da religião, criando sites e páginas na rede social ou associações. 

O TJ em Foco, por exemplo, é mantido por um ex-pastor (ou ex-ancião, na nomenclatura da Igreja) que se identifica como "Galo Doido" e se dedica a publicar "a verdade" sobre sua antiga crença. Não há, por exemplo, ex-católicos com tal empenho.

A principal crítica de antigos seguidores das TJs é que eles sofrem ostracismo de quem continua na religião, inclusive de parentes, como pais e irmãos. A religião teme que os "mundanos" (os de fora) influenciem seus devotos.

Comentários

CBTF disse…
Quem planta vento colhe tempestade.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Alunos evangélicos de escola de Manaus recusam trabalho de cultura africana

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dez anos após atentado a Charlie Hebdo, jornalista fala que se deve zombar de Deus

Doença de Edir cria disputa pela sucessão na Igreja Universal

Por estar doente, o bispo Edir Macedo tinha nomeado há cerca de três meses o bispo Romualdo Panceiro (foto) como seu sucessor no comando da Igreja Universal do Reino de Deus. A informação é da CartaCapital desta semana.

José Mujica, líder político do Uruguai, se assume como ateu

A descrença de José Mujica não afeta a sua popularidade  Em recente entrevista,  José Mujica , presidente do Uruguai, assumiu ser descrente ao elogiar Hugo Chávez. “Eu ainda não fui capaz de acreditar em Deus”, disse.  “Se existe um ser tão poderoso, espero que Ele ajude os pobres da América Latina dando saúde ao comandante [Chávez]”. Mujica disse que, se existisse,  Deus deveria  ajudar os pobres A declaração de Mujica chama a atenção porque político ateu ou agnóstico geralmente não sai “do armário”, para não perder votos, ainda mais nestes dias marcados pelo conservadorismo religioso em vários países. Fernando Henrique Cardoso é um exemplo brasileiro. Em 1985, então candidato a prefeito de São Paulo, ele disse em uma entrevista que não acreditava em Deus, mas se arrependeu da declaração.  Em 2006, o candidato derrotado a prefeito e presidente da República de 1995 a 2002 afirmou à Playboy que adorava ir à missa. “Às vezes, vejo pela TV [a mis...

Deputado-pastor usa PC Siqueira para obter visibilidade

Feliciano encena "indignação" contra pichação em igreja católica, e apresentador afirma que pedirá desculpas por piada O pastor-deputado Marco Feliciano (foto), do PSC-SP, afirma estar “indignado” com o apresentador PC Siqueira (foto), da MTV, pelo fato dele ter elogiado em seu programa de quinta-feira (3) a pichação “Deus é gay” em uma igreja católica de Santa Helena, no Paraná.  Feliciano procurou parecer contrariado sobretudo com o pedido de PC aos telespectadores para que enviassem fotos de pichações de igrejas, para que as melhores sejam mostradas na MTV. Trata-se, exagerou Feliciano, de uma “verdadeira cruzada ultrajante e herege para impressionar pessoas de má fé e mal intencionadas e os levar a cometer este verdadeiro sacrilégio, contra Deus Pai Todo Poderoso e Sua Casa, Lugar Sagrado e Venerável”. Em nota em seu site, Feliciano disse que vai enviar ao Ministério Público uma representação para que o programa do PC seja tirado do ar, além de exigir do apr...

Mulher faz ritual religioso em trilhos de trem e morre atropelada

Um trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) atropelou e matou na noite de sábado (22) uma mulher de 45 anos em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. A morte foi instantânea. A informação é do portal G1. A mulher e o seu marido estavam realizando uma cerimônia religiosa de matriz afro-brasileira. O acidente ocorreu a 300 metros da passagem de nível do distrito de Brás Cubas. O trem seguia no sentido de Mogi, informou a polícia. O marido não foi atingido pelo trem, mas se encontra em estado de choque. Evangélico morre quando orava para agradecer recuperação da saúde. setembro de 2011 Umbandistas matam evangélico em briga em morro místico.   novembro de 2010 Bizarro.

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antig...