Pular para o conteúdo principal

Atirador que matou 7 pessoas em Salão do Reino era ex-Testemunha de Jeová

A polícia informou que o assassino tinha um discurso agressivo em relação à religião


O homem que matou 7 pessoas (incluindo em bebê em gestação) na quinta-feira à noite em um Salão do Reino (local de encontro de Testemunhas de Jeová) em Hamburgo, Alemanha, era ex-fiel da religião.

A informação é do chefe de segurança de Hamburgo, Thomas Radszuweit, que descartou assim a possibilidade de um atentado terrorista.

Sem antecedentes criminais, o alemão Philipp F., 35, o atirador, frequentou a igreja até 1,5 ano antes, afastando-se por vontade própria, mas “aparentemente não em bons termos”. Ele estaria zangado com a sua congregação.

Antes que fosse preso e dar 135 disparos, ele matou. As vítimas tinham entre 33 e 60 naos. Oito pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave.

Radszuweit disse não haver ainda uma conclusão sobre o que motivou F. a atirar contra seguidores de sua antiga religião.

Contudo, antes da identificação do atirador já havia especulação de que pudesse ser um ex-integrante da igreja, considerando ser frequente o rompimento dramático entre as TJs e membros que desobedecem a normas da denominação.


O jornal Bild
publicou que 
Philipp F. tinha
ódio das TJs

Em janeiro, a polícia de Hamburgo recebeu uma denúncia de um anônimo preocupado com a saúde mental de F., principalmente porque ele teria comprado munições para arma de fogo.

Em fevereiro, policiais foram a casa de F., mas não puderam confiscar a Heckler & Koch P30 porque ela estava licenciada para uso esportivo.

F, se apresentava seu site como um “europeu confesso” e consultor de empresas, com parâmetros de remuneração bem acima da média do mercado, diária de 250.000 euros mais 19% de imposto.

Em dezembro de 2022, ele publicou em uma plataforma online o livro “A verdade sobre Deus, Jesus Cristo e Satanás”, um trabalho sobre “teologia e direto”, conforme sua descrição.

Um trecho do livro diz: “Ao contrário da crença popular, Deus, Jesus Cristo e Satanás não são seres abstratos no Céu. Não, ao contrário, estamos lidando com seres espirituais muito poderosos com sentimentos como nós humanos e, portanto, às vezes agem impulsivamente com base nos sentimentos”.

> Com informação do Bild e de outras informações e foto de arquivo pessoal.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Ex-freira Elizabeth, 73, conta como virou militante ateísta

Hoje,  ela faz parte de uma organização que denuncia violações da separação entre o Estado e Igreja  Elizabeth Murad, de Fort Pierce (EUA), lembra bem do dia em que saiu do convento há 41 anos. Sua sensação foi de alívio. Ela tocou as folhas de cada árvore pela qual passou. Ouviu os pássaros enquanto seus olhos azuis percorriam o céu, as flores e grama. Naquele dia, tudo lhe parecia mais belo. “Quando saí, era como se eu estivesse renascido”, contou. “Eu estava usando de novo os meus sentidos, querendo tocar em tudo e sentir o cheiro de tudo. Senti o vento soprando em meu cabelo pela primeira vez depois de um longo tempo.” Ela ficou 13 anos em um convento franciscano de Nova Jersey. Hoje, aos 73 anos, Elizabeth é militante ateísta. É filiada a uma fundação que denuncia as violações da separação entre o Estado e Igreja. Ela tem lutado contra a intenção de organizações religiosas de serem beneficiadas com dinheiro público. Também participa do grupo T reasure Coast , de humanistas se

Só metade dos americanos que dizem 'não acredito em Deus' seleciona 'ateu' em pesquisa

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

Câmaras estão sob a proteção da Constituição, não de divindades, mostra primavera laica do TJ-SP