Pular para o conteúdo principal

Universal demora 7 anos para devolver doação de ex-fiel arrependida

Igreja prega a bondade de Cristo, mas não facilita a vida de quem quiser receber oferta de volta

M.J.S., ex-fiel da Igreja Universal, recorreu à Justiça em novembro de 2009 pedindo de volta doação de R$ 10 mil que fez em um culto “fogueira santa” — depois, com dívidas, ela se arrependeu. Embora tenha obtido sentença favorável, a mulher conseguiu resgatar o dinheiro somente em agosto de 2021. 

Considerando a data da condenação, em 2014, houve portanto demora de 7 anos para a recuperação do dinheiro. Pela petição inicial, decorreram-se 12 anos. A Igreja não facilitou em nada para a sua antiga seguidora.

“A Universal ficou esse tempo todo esperneando para não pagar, mas terminou pagando, e com o valor corrigido”, disse Eduardo Banks, militante da laicidade do Estado laico que acompanhou o caso.

Com juros e correção monetária, a Igreja teve de pagar R$ 80 mil a M.J.S. Só a Universal sabe quanto lhe custou no total essa contestação ao estorno da doação, porque a manutenção do seu diligente departamento jurídico tem um custo.

Há outros casos semelhantes. A Igreja poderia evitar essas contendas jurídicas atendendo a fiéis geralmente em penúria, o que seria de se esperar de uma instituição que prega a bondade de Jesus.

Longo processo
significa demorada
espera por Justiça

A Igreja aciona com frequência seus advogados contra doadores arrependidos, até que se esgote o último recurso jurídico, pelo tempo que durar, certamente para não incentivar outros fiéis a seguirem o exemplo. Assim, dentro da lei, a ela se aproveita da burocracia jurídica, lenta e custosa, que tanto apavora os brasileiros.

No caso de M.J.S., a Universal não só recorreu da sentença, mas, em uma inesperada ação protelatória, ajuizou uma queixa-crime contra o juiz estadual Mario Cunha Olinto Filho (Tribunal de Justiça do Rio), o autor da determinação do ressarcimento. Ou seja, a Igreja processou o juiz por tê-la condenada sob argumentos os quais ela não reconhece como válidos. 

No entendimento da Igreja, Olinto foi preconceituoso e ofensivo ao destacar, na sentença, que o dinheiro da oferta “evidentemente não foi para a fogueira [santa], embora possamos dizer que metaforicamente a autora torrou suas verbas: foi para os bolsos dos organizadores da igreja, não sendo de forma alguma desconhecido do público, inclusive diante de inúmeras reportagens jornalísticas, serem escolhidos [pela cúpula] por critérios que envolvem a capacidade em arrecadação”.

Em maio de 2015, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro rejeitou por unanimidade a queixa-crime contra o juiz da 43ª Vara Cível da Capital.

Não cabe mais recurso no caso, nas ainda assim este site mantém em aberto para a Universal dar sua versão, se houver interesse.

> Com informação do acordão da sentença, Consultor Jurídico e consultoria de Eduardo Banks.





Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Humorista enfrentou a ira de crentes Chico Anysio  (foto) tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira