Pular para o conteúdo principal

Pesquisas confirmam que a Era Secular está chegando a galope nos Estados Unidos

Jovens se afastam da religião

JAMES A. HAUGHT / 
Free Inquiry

A tão prevista Era Secular está chegando a galope. Pesquisa após pesquisa revela aumentos vertiginosos de americanos que dizem que sua religião é "nenhuma".

A Pesquisa da Família Americana de 2017 descobriu que “ninguém” passou de um terço dos adultos nos EUA — a proporção mais alta já registrada. Essas pessoas sem igreja se tornaram a maior categoria de fé do país.

Divulgada em novembro pela Brigham Young University, a pesquisa nacional descobriu que 34% dos entrevistados se autodenominavam ateus, agnósticos ou “nada em particular”. Eles ultrapassaram os protestantes (33%), católicos (21%), judeus (2%), muçulmanos (2%), mórmons (1%), hindus (1%) e “outros” (4%).

Outra pesquisa de 2017, feita pela Pew Research, descobriu que a proporção de americanos que se identificam como religiosos caiu para cerca de metade. Apenas 48% escolheram “religioso e espiritual”, 27% escolheram “espiritual, mas não religioso”, 18% escolheram “nem religioso nem espiritual” e 6% se disseram “religiosos, mas não espirituais”.

Também no mesmo ano o Public Religion Research Institute emitiu um relatório dizendo que "atualmente apenas 43% dos americanos se identificam como brancos e cristãos" e que "em 1976 cerca de 8 em 10 americanos (81%) dos americanos se identificaram como brancos e com uma denominação cristã”,

Claro, parte desse declínio impressionante decorre da demografia. Imigrantes asiáticos, hispânicos, negros e outros aumentam a população da América, reduzindo a proporção de brancos europeus tradicionais. No entanto, o recuo implacável da religião também é um fator importante na mudança.

Com base em uma pesquisa com mais de 100.000 participantes em todos os 50 estados, o PRRI disse que aqueles que respondem abertamente que não têm religião agora constituem um quarto dos adultos, excedendo os católicos (21%), evangélicos brancos (16%) e todos os grupos menores.

Vários estudos anteriores encontraram um recuo implacável da religião nas democracias ocidentais. Começou na Europa após a Segunda Guerra Mundial, depois se espalhou pelo Canadá, Austrália, Japão, Nova Zelândia e outros. No início, a América parecia uma exceção — mas a tendência chegou com força total.

O protestantismo tradicional, com ministros educados em seminários e visões políticas progressistas, foi o primeiro a sofrer o baque.

Grandes denominações começaram a entrar em colapso na década de 1960 e perderam milhões de integrantes, Na sequência, multidões de católicos abandonaram sua igreja — um êxodo tão grande que um décimo dos adultos americanos hoje são ex-católicos. Finalmente, tardiamente, as perdas começaram a atingir os evangélicos brancos.

O fundador do PRRI, Robert P. Jones, autor de The End of White Christian America , comentou que as pesquisas estão "fornecendo evidências sólidas de estar ocorrendo uma nova e segunda onda de declínio de religiões de americanos brancos, a exemplo do que houve na última década nos Estados Unidos".  

O diretor de pesquisa do PRRI, Daniel Cox, disse que especialmente os jovens americanos estão abandonando a religião — muitos deles enojados com valores intolerantes e fanáticos entre os fundamentalistas que denunciam gays, tentam proibir o aborto, protestam contra a sexualidade de Hollywood, querem manter a maconha ilegal e coisas do gênero.

“Os jovens têm muito menos probabilidade de acreditar que esta é uma 'nação cristã' ou de dar preferência à identidade cristã”, disse Cox. 

Os próprios gays renunciam à religião com quase o dobro da taxa de "heterossexuais". O estudo PRRI descobriu que 46% deles dizem que sua fé é "nenhuma".

As perdas de igrejas na América têm implicações políticas. Os evangélicos brancos são o coração do Partido Republicano, enquanto os “não” mais jovens e com formação universitária se destacam na base democrata. O segmento GOP está encolhendo enquanto o grupo liberal está crescendo. Infelizmente, muitos “não” não votam — mas mesmo assim sua ascensão muda a cultura e os valores da América.

A civilização ocidental passa por épocas — a Renascença, o Iluminismo, a Revolução Industrial, a Era Colonial, a ascensão da democracia, etc. Acho que o Ocidente agora está firmemente na Era Secular, quando a religião sobrenatural se transforma em uma franja desacreditada. 

O mundo muçulmano continua atolado na fé mágica, com consequências trágicas, mas o Ocidente está mudando em direção à honestidade intelectual.

Êxodo começou na década de 60

> James A. Haught é jornalista e membro da FFRF (Freedom From Religion Foundation), organização sem fins lucrativos que se dedica à defesa da separação entre o Estado e a Igreja. O artigo acima foi publicado em junho de 2018 no Free Inquiry. Ele se mantém atual porque pesquisas mais recentes confirmam suas premissas.

Secularização orgânica que ocorre nos Estados Unidos é força do bem 



Igreja Católica da Alemanha perde mais de 400.000 fiéis somente em 2019


Comentários

Unknown disse…
Nada é puro para os impuros. Quem não tem o Espirito de Deus não compreende as coisas de Deus. Não devemos deturpar as Escrituras Sagradas. Se o olho for mau...
Anônimo disse…
Ta falando de qual deus?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia