Pular para o conteúdo principal

EUA caminham para secularização, e ateus e agnósticos já são 9%

Parece que a fé é empecilho para o desenvolvimento econômico

JOSÉ EUSTÁQUIO DINIZ ALVES
Eco

Existe uma forte correlação negativa entre maior religiosidade e renda per capita nacional.

Em todos os países que possuem renda per capita superior a US$ 30 mil (em poder de paridade de compra — ppp) há menos de 50% da população rezando diariamente. E, em todos os países onde mais de 50% da população reza diariamente, a renda per capita é menor que US$ 30 mil, com exceção dos Estados Unidos da América (EUA).

Parece que fé demais é um empecilho ao desenvolvimento econômico, ao bem-estar e à qualidade de vida.

Entre as ricas democracias ocidentais, os EUA ainda são o país mais religioso e o mais devoto. Porém, este quadro está mudando rapidamente no século XXI. 

Nas pesquisas telefônicas do Pew Research Center, realizadas em 2018 e 2019, 63% dos adultos americanos se descrevem como cristãos quando perguntados sobre sua religião, uma queda de 12 pontos percentuais em relação a 2007 (quando havia 75% de cristãos). Os protestantes caíram de 51% para 43% e os católicos caíram de 24% para 20%, no mesmo período.

A parcela religiosamente não afiliada da população, composta por pessoas que descrevem sua identidade religiosa como ateu, agnóstico ou “nada em particular”, passou de 16% em 2007 para 26% em 2018/2019. Ou seja, o percentual de pessoas que se declaram sem religião subiu quase 1% ao ano e já compõe uma percentagem de ¼ da população norte-americana. Ateus e agnósticos já representam 9% da população total.

A nova pesquisa PEW confirma que a participação religiosa está diminuindo nos EUA. Os dados mostram que, assim como as taxas de afiliação religiosa, as taxas de frequência aos cultos/missas estão diminuindo.

Em pouco mais de uma década, a parcela de americanos que afirmam frequentar serviços religiosos pelo menos uma ou duas vezes por mês caiu 7 pontos percentuais, enquanto a participação de quem diz que frequenta serviços religiosos com menos frequência (se é que existe) aumentou no mesmo grau. 

Igrejas estão
sendo abandonadas


Em 2009, os frequentadores regulares de cultos (aqueles que frequentam os cultos religiosos pelo menos uma ou duas vezes por mês) superaram os que frequentavam os cultos apenas ocasionalmente ou nem todos, com margem de 52% a 47%. 

Hoje esses números são invertidos; agora mais americanos dizem que frequentam serviços religiosos algumas vezes por ano ou menos (54%) do que dizem que frequentam pelo menos mensalmente (45%).

Além disso, os dados das pesquisas PEW mostram grande divisão nos níveis de afiliação e participação religiosa entre os americanos mais velhos (Baby Boomers e membros da Geração Silenciosa) e a geração do milênio. 

Mais de oito em cada dez membros da Geração Silenciosa (nascidos entre 1928 e 1945) se descrevem como cristãos (84%), assim como três quartos dos Baby Boomers (76%). 

Em contraste, apenas metade da geração do milênio (49%) se descreve como cristã; quatro em cada dez são não religiosos e um em cada dez milenistas se identifica com crenças não-cristãs.

Sem embargo, os Estados Unidos continuam sendo o maior país cristão do mundo e devem manter este posto ao longo das próximas décadas. Mas tende a ser um país cada vez mais secularizado, desencantado (na expressão de Max Weber) e com alto grau de pluralidade religiosa.

De certa forma, os EUA estão se aproximando das outras democracias ocidentais ricas onde a religião tem um peso menor nos destinos econômicos e políticos das nações.

Igrejas estão sumindo do interior da Holanda

Suíça não sabe o que fazer com centenas de igrejas vazias

No Canadá, Igreja Católica fecha um templo por semana



Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Malafaia diz que vai ‘arrebentar’ candidatura do petista

Malafaia afirmou que não vai dar moleza para o candidato do PT O pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, do Rio, afirmou que vai se envolver na campanha do segundo turno das eleições municipais de São Paulo com o propósito de “arrebentar” a candidatura do petista Fernando Haddad por ter sido o mentor do chamado “kit gay” quando foi titular do Ministério da Educação. "Haddad já está marcado pelos evangélicos como o candidato do 'kit gay'”, disse. “Não vamos dar moleza para ele." Ao final do primeiro turno, quando Haddad começou a subir nas pesquisas de intenção de votos, o pastor gravou um vídeo manifestando apoio ao tucano José Serra. Nos próximos dias, Malafaia divulgará outro vídeo com ataques direitos ao petista. No Twitter, ele pede voto para “Serra 45” contra “Haddad, autor do kit gay”. O pastor teve encontro ontem em São Paulo com Serra, que agradeceu o apoio. Também participou do encontro o pastor Jabes de Alencar...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...