Pular para o conteúdo principal

Religião atua para perpetuar os detentores do poder e domesticar as mulheres, diz romancista

A religião é um dos piores cânceres já produzidos pela humanidade e ela atua para manter os atuais detentores do poder e como instrumento de domesticação das mulheres.

O diagnóstico é da escritora portuguesa Ana Bárbara Pedrosa, 31, que está lançando o romance "Palavra do Senhor", sem previsão de ter uma edição brasileira. 

O romance inverte o dogma: os homens não foram criados por Deus a sua semelhança, mas Deus é uma criatura dos homens.

Trata-se, portanto, de um romance sobre a condição humana porque, através de um deus humanizado, algumas questões se impõem, como o assassinato, a inveja, o medo e, sobretudo, a religião — a fixação de uma identidade divina para legitimar ações.

Assim, o deus que emerge do livro é vingativo e cruel, "moldado pelos seres que supostamente o criou".

Em entrevista, a romancista, ateia, afirmou que "Palavra do Senhor" não procura dar um sentido às escrituras, seja ele o que for, porque isso é impossível. A Bíblia não tem nenhum nexo.

"As histórias da Bíblia são sobejamente conhecidas, os crentes encaram contradições e atropelam-se, os fanáticos tentam impor a sua interpretação de um livro antigo, já de si contraditório, e interessou-me sair desse debate religioso, que parte do pressuposto de que o cânone deve ser lei social e moral, para ir além, criando esta personagem [deus] que é o narrador do romance", disse Pedrosa ao Jornal de Notícias, de Portugal.

O JN perguntou à escritora: "Um deus humanizado, mesmo que pratique ações desumanas, é sempre melhor do que um Deus que não dá sinal de si?"

Resposta: "Nenhum deus pode dar sinal de si, porque nenhum deus existe. Assim, não é possível fazer essa hierarquia. Talvez o problema seja mesmo a prática de ações desumanas em nome de uma ideia".

Pedrosa disse que, se a religião tem algo de positivo, é o breve consolo espiritual do ponto de vista individual. "Ela permite, por exemplo, a facilidade de se julgar que a morte é uma etapa."

"De resto, a religião é dos maiores câncer que as sociedades humanas produziram. Parte sempre da fraqueza de não se poder entender o desconhecido e de não aceitar essa ignorância como uma falha que pode ser sanada. Assim, põe-se o ônus do entendimento numa só entidade (ou em várias, nos casos das religiões politeístas), chutando-se para aí todas as explicações. E, em última instância, não procurando resposta para nada, num exercício de anticiência.

O romance aborda a crença da virgindade da mãe de Jesus.

"Maria foi uma mulher, as mulheres são seres sexuais. Não há arrojo nenhum nesta constatação", disse a romancista.

"Insistir na virgindade de Maria — uma ficção que nasceu de um erro de tradução — é insultar todas as mulheres do mundo, negando-lhes o direito ao corpo, ao usufruto da sua sexualidade e à própria individualidade."

"Se se insiste na virgindade de Maria como uma virtude, então todas as mulheres que não são virgens são impuras. É, mais uma vez, uma ideia machista que só serve para manipular e condenar mulheres."

"Maria não foi um útero, mas uma pessoa com um."

Romancista Pedrosa
criou um deus
terrivelmente humano

Com informação do Jornal de Notícias e foto de divulgação.




Comentários

Anônimo disse…
Tirem os rosários dos nossos ovários, o aborto só não é legalizado no Brasil por causa dessa mitologia idiota da Maria Apodrecida.
Anônimo disse…
Quem acredita que uma mulher pariu e continua virgem acredita em tudo.
Leandro Bueno disse…
Se é fato que em alguns casos, a religião é instrumentalizada para apoiar o governante da ocasião, em outros casos, o que vemos é exatamente o contrário. Pensemos, por exemplo, na perseguição aos Cristãos na União Soviética ocorreu ao longo da história da União Soviética (1922-1991). As autoridades soviéticas suprimiram e perseguiram, em diferentes graus, várias formas de cristianismo, dependendo do período particular. A política marxista-leninista soviética defendia consistentemente o controle, supressão e a eliminação de crenças religiosas, e encorajou ativamente o ateísmo durante a existência da União Soviética. Outro exemplo são vários religiosos que atuaram fortemente no período militar no Brasil, como Jaime Wright, Henry Sobel, e tantos outros. Com relação às mulheres, também penso que a conclusão da escritura é algo divorciado da realidade em muitos casos. Se é fato que há repressão a mulheres, em alguns países que adotam o Islamismo, no âmbito do Cristianismo a maior parte dos frequentadoras das igrejas são mulheres. Seriam elas masoquistas, tomando como base o pensamento da escritora? E o que dizer, por exemplo, da Igreja Católica, que tem em uma mulher, Maria, um símbolo-maior de santidade e veneração? Por fim, é de se lembrar a misoginia e sexismo que vemos em alguns países com grande número de descrentes na Ásia. Como explicaria a escritora isso?
Paulo Lopes disse…
O que a escritora explicaria? Não sei. Principalmente porque você refuta o que ela NÃO disse, a misoginia do islamismo, etc. Assim não dá, né!
bernardo amorim disse…
paulo lopes, você que é um homem inteligente e esclarecido, eu vejo senhoras de idade frequentando igrejas neo pentecostais dando o dizimo de um salario minimo, para lideres milionários e donos de empresas................a religião na sua opinião é fruto da ignorância, ou podem haver religiosos inteligentes ? a razão fomentadora da religião é ignorância ou podem haver pessoas esclarecidas la dentro ? ha teses que chegam a cogitar que religião excessiva é doença mental
17.04.2022 (b)
ÀS MULHERES EVANGÉLICAS BOLSONARISTAS FANÁTICAS! Quantos óvulos vocês pensam que possuem em seus ovários? Vocês sabiam que cada menstruação de vocês é um aborto? Vocês nascem com 5 milhões de óvulos nos ovários! Quantos filhos vocês vão querer, mulheres evangélicas do Bozo? Onde habitarão essas criaturas fantásticas? Lixões a céu aberto? Favelas miseráveis e infestadas de criminosos? Periferias sem esgoto, sem água, sem transporte, sem segurança, sem alimentação de qualidade? Onde vocês vão buscar comidas para seus filhos? Nas lixeiras dos mercados, açougues, supermercados? Mulher evangélica bolsonarista, o que você quer que seus filhos seja quando crescerem? Soldados do novo cangaço? Assaltantes de bancos? Piratas do asfalto? Sequestradores e assassinos do Pix? Membros do PCC? Membros do Congresso Nacional? Enquanto seus milhões de filhos nascerem quantos professores e professoras você, mulher bolsonarista, “conservadora”, das hostes de Bolsonaro e de “Deus, pátria e família” acha que o Governo Brasileiro vai formar? Quantos médicos? Quantos dentistas? O agronegócio brasileiro alimenta mais de 1 milhões de pessoas, você mulher evangélica, acredita, que o agronegócio brasileiro vai sustentar teus filhos pobres ou miseráveis? Você mulher, evangélica conservadora e negacionista, sabia que o teu ídolo Bolsonaro nem mesmo providenciou fertilizantes para o único negócio que deu certo no Brasil, com a ajuda de muitos trilhões de reais em financiamento para a gangue da bancada ruralista? Você saia, mulher evangélica, geocentrista e terraplanista, que (...). Obs.: Amanhã segue o comentário em sua integralidade. LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.
22.05.2022
MULHERES NÃO BRANCAS BRASILEIRAS, ELEITORAS DE BOLSONARO, VOCÊS ENLOUQUECERAM TOTALMENTE? (PARTE I). São vocês historicamente analfabetas? Ou seja, não conhecem a história escravidão maldita de seus antepassados negros e índios nas Américas? Vocês ainda não entenderam que os Bolsonaro e seus asseclas são farsantes? Os negros jovens dos EUA se converteram ao islamismo por desprezo ao cristianismo escravocrata e teocrático! Vocês vão votar em evangélicos? Evangélicos são os mesmos protestantes escravocratas, seus tolos! Vocês não sabiam disso? Eles trocaram de nome, de identidade, por causa de seus crimes hediondos do passado! Seus crimes contra a humanidade, tal qual todo e qualquer criminoso sanguinário e estelionatário que se esconde da Polícia! Bolsonaro é um embusteiro! um hipócrita! um negacionista das vacinas, maior maravilha da medicina? um criminoso das rachadinhas e do mercado imobiliário, um fraudulento! As mulheres cristãs católicas e evangélicas maltrataram as mulheres escravas nas Américas durante 400 anos. Por que as mulheres negras, mulatas, mamelucas, e todas as mulheres que possuem sangue de negro e índio adoram tanto o Bolsonaro evangélico? Um adorador da suprema branca, que recebeu com grande entusiasmo, alegria, arrebatamento, o casal nazista Beatrix Von Storch! Bolsonaro que é admirador de supremacistas brancos como Donald Trump, Vladimir Putin e Felipe Martins! Acordem mulheres evangélicas descendentes de escravos negros e indígenas, humilhados, escravizados, exterminados durante 400 anos por racistas e supremacistas brancos! Você que é jovem afro e ameríndio descendente, bem informado, que tirou seu título de eleitor não permita que esse monstro que assassinou 700 mil brasileiros por covid-19 e milhões de outras vítimas que morreram de outras doenças por falta de tratamento, por superlotação dos hospitais, continue no Poder Presidencial. Bolsonaro é admirador de Donald Trump que com seu negativismo anticientífico das vacinas matou 1 milhão de norte-americanos? Eles são fanáticos evangélicos e negacionistas da Ciência! Muitos milhões de crianças durante a pandemia impedidos de tomar vacinas sofrerão terríveis doenças durante o resto de suas vidas, por causa desses loucos inimigos da Ciência. As provas do que eu estou prevenindo há muito tempo já estão surgindo; as hepatites graves em crianças são consequências da falta de vacinação nas crianças e bebês durante a pandemia. Bolsonaro e seus filhos, seu clã, seus asseclas estão no poder políticos no Brasil há mais de 30 anos! Ele se preocupou com o Brasil do Futuro? Com o tempo de vacas magras? Ele lutou contra a corrupção de 40 anos? Ele foi contra o desperdício de bilhões gastos na Copa do Mundo e das Olimpíadas? Ele lutou contra os desperdícios de obras superfaturadas? De obras inacabadas? De obras públicas que ligaram nada a lugar nenhum! Bolsonaro investiu na Ciência Brasileira? Na produção de vacinas totalmente produzidas no Brasil, para que nossos cientistas agissem imediatamente após a constatação de uma pandemia ou epidemia? O que fez Bolsonaro, seus filhos, seus clãs durante os 30 anos de Poder Legislativo? Se existem esse Deuses dos evangélicos, Pai, Filho e espírito Santo, Bolsonaro estaria amaldiçoado por eles, para um segundo mandato. Somente um povo muito estúpido não vê que o povo brasileiro está sendo amaldiçoado seriamente desde o primeiro dia que Bolsonaro sentou na cadeira presidencial! Você, eleitor de Bolsonaro, volte ao começo desse governo presidencial e leia todas as notícias de catástrofes (Brumadinho), pragas (ex.: Litoral brasileiro todo contaminado de petróleo), desgraças (Petrópolis), todas as pragas por mosquitos que voltaram. Até mesmo a praga trazida por venezuelanos, apoiadores dos comunistas Chaves e Maduro, que entraram em êxodo no Brasil, sem vacinação, trouxeram de volta o sarampo. LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.
22.05.2022 (B)
MULHERES NÃO BRANCAS BRASILEIRAS, ELEITORAS DE BOLSONARO, VOCÊS ENLOUQUECERAM TOTALMENTE? (PARTE II-FINAL). O Sarampo já estava extinto no Brasil, pelos cientistas brasileiros! Á mais uma prova que Bolsonaro é um insano, um demente, um déspota anticientífico que quer destruir completamente nossa nação. Sinistros, incêndios urbanos e florestais, corrupção ampla, geral e irrestrita, organizações criminosas, piratas dos assaltos (bancos e empresas), sequestros e assassinatos (tragédias diárias do pix). Bolsonaro e familiares são ladrões das rachadinhas, de imóveis e mansões compradas com dinheiro vivo. De onde veio o dinheiro? O que o povo não sabe ainda sobre os crimes da família Bolsonaro? Temos o Poder Judiciário mais corrupto e incompetente do mundo, possivelmente jamais saibamos dos crimes do clã e dos asseclas de Bolsonaro. Pelo menos por 100 anos não saberemos. Tudo no Brasil das Diretas-Já é declarado sigiloso, confidencial, segredo de justiça! A família Bolsonaro adora os milicianos! Se elegeu por mais de 30 anos com o apoio dos milicianos! A Primeira Dama vem de uma família de milicianos e golpistas! Será que as mulheres não brancas eleitoras de Bolsonaro vão continuar cuspindo no túmulo de seus ancestrais negros e índios escravos? Nem Bolsonaro, nem Lula, com sua corja comunista incompetente! Eles simplesmente devastaram o Brasil. Terceira via também não vai adiantar! O Congresso Nacional e os partidos políticos são organizações criminosas! Vote em branco! Anule seu voto! Não compareça às urnas! Brasil acima de todos! Povo e sociedade acima de tudo! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vírus da chikungunya atinge múltiplos órgãos e afeta o sistema nervoso central

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jovem ex-Testemunha de Jeová diz por que sua antiga religião é seita. E se torna viral no TikTok

Há um movimento mais ameaçador à democracia que o bolsonarismo. É a teologia do domínio

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Cientistas se preparam para a passagem de 'raspão' do Apophis pela Terra em 2029

Estudo mostra como ateus e pessoas não religiosas enfrentam momentos de crise, como o luto

Medo da morte alimenta a rejeição que crentes têm de ateus, mostra pesquisa

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz