Pular para o conteúdo principal

Desafios da pandemia mostram à sociedade a importância da ciência, afirma físico

Os desafios decorrentes da pandemia tornaram ainda mais evidente a importância da ciência para as sociedades contemporâneas. A afirmação é do professor Paulo Nussenzveig, do departamento de física experimental da USP.

Ele afirma que as mais altas taxas de letalidade do vírus Sars-Cov-2 ocorreram naqueles locais que escolheram ignorar ou menosprezar as recomendações dadas com base na melhor ciência disponível.

“Infelizmente, o Brasil é o país com o segundo maior número de fatalidades, apenas inferior ao dos Estados Unidos. Porém, logo os americanos se verão livres do presidente obscurantista que elegeram em 2016.”

Observa que a ciência ocupou vastos espaços nas mídias e redes sociais e divulgadores científicos ganharam importante visibilidade. Isso seguramente deixará reflexos positivos no futuro.

Contudo, afirma, as redes também amplificaram teorias conspiratórias, negacionismo da pandemia e partidarizações de questões técnicas, como isolamento social e uso de máscaras faciais.

Cientistas deram respaldo ao fiasco da hidroxicloroquina, ora querendo enxergar benefícios que os testes não comprovavam, ora defendendo o uso mesmo sem qualquer comprovação de benefício.

“A imagem de Jair Bolsonaro oferecendo hidroxicloroquina para as emas do Alvorada marcará para sempre essa época.”

Os cientistas, lembra, foram duramente colocados à prova pelo negacionismo, obscurantismo e seguidos cortes de financiamento do governo federal.

“O governo de São Paulo apresentou dois projetos (PL 529 e PL 627) para cortar recursos das universidades e da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), principalmente, e atropelar a autonomia dessas instituições."

“Os cientistas se mobilizaram, resistiram, impediram a aprovação do PL 529. Ainda não está garantida a preservação da autonomia da Fapesp. Mas é certo que continuaremos trabalhando e defendendo a ciência com paixão e dedicação.”

Nussenzveig lembra que os
cientistas tiveram os negacionistas

Com texto do Jornal da USP e foto de reprodução de vídeo

Comentários

Anônimo disse…
Bolsonaro é um caudilho populista, quer tirar a autonomia das faculdades, da mesma forma que tirou da Anvisa, da PF, do IBAMA, do MEC, da ANCINE (filmes com gays ou ateus foram banidos) e de várias outras instituições. Está fazendo o mesmo que o ditador da Venezuela, aparelhando todas as instituições, vai demorar décadas para desfazer o estrago.
Sim, a (extrema) importãncia da Ciência, mas ainda há muitos crédulos em suas bolhas e os anticiência agindo.
Torna-se necessária também Educação Básica decente.. Ah, mas lógico, encsinar a PENSAR não é nada conveniente nos jogos sujos pelo poder. No máximo as pessoas devem ser produtivas e consumidoras. Além de ser preservadas a fé, para o devido alienamento.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça