Pular para o conteúdo principal

Folha de S.Paulo republica charge de Maomé do jornal satírico Charlie Habdo

A Folha de S.Paulorepublicou hoje (17) em sua versão impressa a charge “Nasce uma estrela” de Maomé que saiu em uma edição de 2012 do semanário satírico francês Charlie Hebdo.

É o primeiro grande jornal brasileiro que reproduz uma charge tida como ofensiva por muçulmanos. O islamismo não aceita qualquer tipo de representação do seu profeta.

Por causa de charges como a da "estrela", no dia 7 de janeiro de 2015 dois irmãos atacaram com metralhadores AK-47 a redação do Charlie, em Paris, matando doze pessoas.

A Folha usou a charge para ilustrar texto sobre o assassinato por um jovem muçulmano do professor Samuel Paty de história do ensino fundamental.

Em uma aula sobre liberdade de expressão em uma escola de Conflans Sainte-Honorine, nas próximidades de Paris, Paty tinha mostrado charges de Maomé, mas antes pediu que os alunos muçulmanos saíssem da classe ou fechassem os olhos.

A aula do professor repercutiu na internet, com elogios e críticas.

Nascido em Moscou, o assassino cortou o pescoço de Paty com uma faça gritando “Alá é Grande”. Ele foi abatido a balas pela polícia. Tinha 18 anos e não estudava na escola.  

A Folha, no mesmo texto, publicou afirmações do jornalista Philippe Val, ex-editor do Charlie Hebdo, segundo as quais todos os jornais deveriam publicar as caricaturas de Maomé do seminário.

"Acredito que toda a imprensa deveria agora publicar essas caricaturas. Essa é a resposta correta a esse ataque."

Texto foi publicado
no pé da página A15


Com informações da Folha e de outras fontes.







Comentários

Anônimo disse…
Maomé era um pedófilo assumido, a charge pegou até leve demais.
Emerson Santos disse…
O cara era um perdedor na vida ... achou que a forma de mostrar algo era matando uma pessoa ... só conseguiu mostrar sua loucura ... e a loucura dessa religião ... espero que diminuam as liberdades dessa gente .. ou pelo menos dos que se mostram fanáticos ... esses deveriam ser expulsos e enviados pras latrinas de onde esses radicais surgem ....
Heavyman disse…
Quando eu falo que religião, atrofia o cérebro, excesso de dopamina que causa fanatismo, é muito simples, o simples fato de crer, já da prazer no cérebro, ele segrega esses hormônios no organismo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Alunos evangélicos de escola de Manaus recusam trabalho de cultura africana

Sam Harris se defende de ataques do ex-amigo Elon Musk, 'um avatar do caos'

Cinco deuses filhos de virgens morrerm e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Filho de Jeová é cópia de deuses da antiguidade O relato bíblico da vida de Jesus Cristo é parecido com o de deuses de diversas culturas anteriores ao cristianismo. As coincidências são tantas que, para estudiosas, a explicação só pode ser uma: Jesus foi inventado por grupos de judeus com base nas divindades da antiguidade. Seguem cinco exemplos de deuses que serviram de modelos para construção de Jesus. 1. Hórus (3.100 a.C.) Hórus era o Deus do Céu no Egito Antigo. Estudiosos argumentam que ele foi o modelo mais consistente na qual se baseou a história de Jesus. Ele tinha 12 discípulos — um deles nasceu de uma virgem em uma caverna. Como Jesus, seu nascimento foi anunciado por uma estrela e três sábios. Hórus foi batizado quando tinha 30 anos por Anup, o batista, assim como Jesus foi por João Batista no Rio Jordão. O deus do Egito caminhou sobre as águas e ressuscitou um morto. Foi crucificado e voltou a viver no terceiro dia. 2. Buda (563 a.C.) Siddhartha ...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

PM ateu de Cuiabá acusa tenente-coronel evangélico de perseguição

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antig...

Suponho que ateus correm menos risco de doença mental. Eles não ouvem vozes do além

Como é possível Deus ter criado a existência se Ele já existia?

  Austin Cline , do About.com