Pular para o conteúdo principal

Estes dias de peste no Brasil fazem lembrar o poema 'O Corvo', de Edgar Alan Poe


Paulo Lopes / Notas de confinamento   No começo da quarentena, a minha filha Paula disse que eu não teria dificuldade com o isolamento social porque sou naturalmente recluso.

É verdade. Talvez por ser um “idoso com comorbidade”, para usar um termo do dicionário da pandemia, a minha percepção do passar do tempo se aguçou e eu tenho procurado fazer o que mais me agrada e ficar com quem mais gosto.

'NUNCA MAIS'

O que mudou na quarentena é que o meu dia-noite ficou bagunçado. 

Não tenho hora para dormir, acordar, tomar café, almoçar e jantar. Me perdi no calendário.

Outro dia (ou noite), ao acordar, perguntei para minha mulher se era quinta, segunda ou sábado.

Foi uma brincadeira minha, porque, nestes dias de peste, não faz a mínima diferença saber em que dia estamos, pelo menos para mim, embora me permaneça a sensação de que o tempo está se esvaindo cada vez mais rápido.

Diante de tantas pessoas morrendo, a ponto de não haver caixões para todas, acordar, não importa em que horário, já é bom.

Tenho insônia e, com frequência, pesadelos, que parecem tão verdadeiros quanto a realidade da consciência.

Ultimamente, os meus piores pesadelos ocorrem quando estou acordado, ao saber da devastação emocional que a pandemia está causando em muitas pessoas.

Tem gente que não está podendo velar o corpo da mãe ou pai ou filho que foi pego pelo vírus, porque o sepultamento tem de ser rápido. É cruel.

Um pouco antes da quarenta, eu e minha filha Júlia conversamos sobre Edgar Alan Poe — escritor que penetrou como ninguém na amargura imensa que pode conter na existência de uma pessoa.

Falamos, claro, sobre o “O Corvo”, um poema que parece que Poe escreveu ontem, nestes dias de peste.

Um trecho do poema diz:

E esta ave estranha e escura fez sorrir minha amargura
Com o solene decoro de seus ares rituais.
"Tens o aspecto tosquiado", disse eu, "mas de nobre e ousado, Ó velho corvo emigrado lá das trevas infernais!
Dize-me qual o teu nome lá nas trevas infernais."
Disse o corvo, "Nunca mais"
.

Ouça a íntegra de "O Corvo"








Vídeo: Quarentena, brigas políticas, remédios polêmicos. É a Gripe espanhola de 1918!

20 fatos que você precisa saber sobre entubação

Vídeo: prefeito que disse que cura da Covid-19 virá da igreja é internado

'Internet Segura' adverte para onda de golpes na quarentena

Cidade de Nova York improvisa necrotério fora de hospital

Psicóloga diz como é possível manter o equilíbrio emocional em tempo de pandemia

Microbiologista critica a negação à ciência e alerta que o Covid-19 mudou o mundo

66 atividades para fazer em casa durante a quarentena. E o que não fazer!



Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Deputada do Amazonas tenta de novo aprovar punição a vilipêndio ao cristianismo

Ateísmo faz parte há milênios de tradições asiáticas

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Padres pedófilos esvaziam igrejas de Arapiraca

Igrejas de Arapiraca tiveram de ser fechadas temporariamente por falta de fiéis, que ficaram chocados com as denúncias de pedofilia envolvendo pelo menos três padres da cidade. Batizados e casamentos foram adiados. Arapiraca é uma cidade alagoana de 209 mil habitantes que fica a 130 km de Maceió, a capital. O bispo Valério Brêdo afastou os sacerdotes Luiz Marques Barbosa, Edílson Duarte e Raimundo Gomes. Os três são acusados de terem relacionamento sexual com jovens que por eles teriam sido aliciados ainda na adolescência, quando eram coroinhas. O SBT transmitiu trechos de um vídeo (foto) no qual aparecem Barbosa, de 82 anos, e Fábio Ferreira, 20, fazendo sexo oral mútuo. Ferreira disse que sofre abuso desde os 9 anos e que, aos 10, se queixou à polícia, e nada foi feito. No vídeo, o sexo é consensual. As imagens repercutiram em todo o mundo, inclusive no Vaticano, já abalado pelas denúncias de que a prática de pedofilia tem sido comum entre os padres de países como a Irlan...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Número de ateus no Brasil é de 2,1 milhões, 1% da população, revela pesquisa