Pular para o conteúdo principal

'Brasil caminha para o criacionismo', alerta cientista

“O Brasil caminha a passos largos para ser o segundo país mais criacionista do planeta. O primeiro é os Estados Unidos.” A afirmação é do cientista Walter Neves, paleoantropólogo brasileiro, hoje aposentado da USP, mas ainda na ativa em escavações em busca de fósseis humanos.

O paleoantropólogo Walter Neves explicando o crânio
do Homo heidelbergensis: 250 mil a 500 mil anos atrás 

O cientista acredita que não se deve polemizar com os criacionistas. “Quando se polemiza, a gente legitima a opinião dessas pessoas criacionistas sobre um assunto que de eles não entendem nada”. Segundo ele, essa é posição capitaneada, na comunidade científica mundial,  pelo biólogo evolutivo Richard Dawkins

Mineiro, nascido em em Três Pontas, Neves tem formação como biólogo evolutivo, arqueólogo, antropólogo sócio-cultural e paleoantropologia. É fundador do Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos da Universidade de São Paulo.

Decisão com boa informação

Acho que optar por uma interpretação da vida pelo viés religioso ou pelo viés científico é uma questão e uma decisão de foro íntimo. Até porque somos uma espécie que vive em termos de significado.

Então, quando você perde a pessoa mais querida da sua vida ou se você for diagnosticado com uma doença terminal,você não vai rezar para Darwin. Você não vai lembrar se Seleção Natural, o que vai querer é conforto para a sua alma. E é isso que se busca na religião. Por isso, é de foro íntimo

Agora, tem uma coisa que me preocupa hoje. Eu acho que as pessoas tem que tomar essa decisão bem informadas. E acho que o Estado brasileiro, a academia e as instituições brasileiras não estão fazendo absolutamente nada para colocar à disposição da população o que a gente conhece sobre evolução humana para a população conhecer.

Essa decisão íntima tem de ser informada, e nós não estamos fazendo e esse país caminha a passos largos para ser o segundo país mais criacionista do planeta.

Está na hora de a gente (cientistas) ir ao público em geral e apresentar suas informações sobre evolução, para que as pessoas possam fazer sua escolha bem informadas.

Com Canal da USP 





Explicar origem da vida com a religião é ridículo, diz Dawkins

Veja como a teoria da evolução ajuda a entender a mente humana

Darwin detonou a 'ordem mundial divina' em 1859 com o livro da 'Origem das Espécies'

Saiba por que Darwin cita 17 vezes o alemão que se fixou em Santa Catarina


Humanos saíram da África 500 mil anos antes do que se supõe, concluem brasileiros

DNA de ossos de 90 mil anos revela descendente de duas espécies de hominídeos

Jovens franceses acham dente humano de 560 mil anos

Cinco equívocos que se afirma sobre a teoria da evolução


Comentários

Argumentos da Evolução – pela Seleção Natural :

- a presença, na fase inicial do feto humano, de vestígios de guelras, cauda e pelugem, o que indica nossa descendência remota de outras espécies; (1)
- a semelhança entre os embriões – dos mamíferos, aves, répteis e peixes – o que indica uma mesma origem; (1)
- as diferenças da espécie humana – brancos, negros e amarelos – como resultado de mutações genéticas favoráveis à vida desses tipos humanos em seus ambientes;
- a existência de órgãos sem função, como o apêndice no homem; asas em aves que não voam; olhos em peixes submarinos que não enxergam, o que exclui a ideia de um Projetista Inteligente. O atrofiamento desses órgãos, por sucessivas alterações genéticas, ocorreu porque se tornaram desnecessários em novo ambiente ou situação; (1)
- a maior resistência ou imunidade dos povos das regiões tropicais em relação às doenças tropicais;
- a existência do gene ou DNA – que está presente em todo ser vivo, inclusive nos vírus, que são vida incompleta; (2)
- a presença de DNA sem função definida, em cada célula, o que desmente um projeto inteligente; (2)
- a mutação das bactérias e vírus – que se tornam resistentes aos antibióticos e antiviróticos - quando as novas gerações de bactérias e virus sofrem alterações genéticas (propulsoras da evolução);
- a extinção, por inadaptação, de mais de 90% das espécies que já viveram na Terra, o que exclui mais uma vez a ideia de um Projetista Inteligente; (1)
- a seleção doméstica de animais – que gerou muitas variedades dentro das espécies – como por exemplo entre os cães, todos vindos de tipos selvagens anteriores;
- a seleção de plantas – flores, cereais, frutas, etc;
- as semelhanças e diferenças de animais comuns a ilhas e continentes, em casos em que a ilha era anteriormente ligada ao continente. As semelhanças indicam que os animais têm origem num mesmo lugar; e as diferenças resultam de sua evolução nos dois ambientes - na ilha e no continente.
- a peculiaridade de animas em ilhas isoladas, como por exemplo na Austrália, Madagascar e outras, cujas espécies são completamente distintas das espécies de outras regiões da Terra.

Notas - argumentos posteriores a Darwin :
1. Carta a Uma Nação Cristã, Sam Harris, Companhia das Letras-2007;
2. DNA: O Segredo da Vida, James Watson – com Andrew Berry – Companhia das Letras-2005.

Se os seres vivos atuais não tivessem se adaptado a seus ambientes, através de sucessivas mutações, eles teriam sucumbido às diversas modificações ambientais ocorridas ao longo de milhões de anos, conforme ocorreu com a maior parte das espécies.
Paul Muadib disse…
Precisamos de um "Carl Sagan da biologia" para barrar o criacionismo.
Rodolfo Lobato disse…
E pensar que vc contribuiu para isso, Paulo, ao apoiar a besta do Bolsonaro.
Paulo Lopes disse…
Não contribui, não, Rodolfo Lobato. Antes das eleições, escrevi alguns textos sobre o perigo que a eleição de Bolsonaro representa para o Estado laico.
Novo Satanás disse…
A ciência é divulgada para o público, mediante o pagamento de mensalidades nas escolas privadas, mas aceitar que Deus existe, não é aceitar que Deus está certo, por exemplo, Deus está errado por ter mandado o homem trabalhar no mesmo tempo em que foi feita a Terra, mas não ter mandado o homem fazer a própria Terra, assim como está errada a valorização do tempo de serviço em vez do serviço, assim como está errada a comemoração do tempo de aniversário em vez do que foi feito no tempo de aniversário.
Paul Muadib disse…
Acredita num deus-fantasia já é começar errado...
Marcos Ariel disse…
A teoria da evolução está mal definida...Ernst MAYR diz que seleção natural é sucesso reprodutivo, Dawkins diz que é uma espécie de guindaste que leva a vida a complexidade. Querem me fazer crer o seguinte: das bactérias que são uma espécie literalmente IMORTAL, compõe mais biomassa que o resto da vida na terra, dependendo da condição pode fazer uma geração em trinta minutos sendo DE LONGE O MAUS APTO, deu, por sucessivas heranças com.modificacao o surgimento do HOMO SAPIENS, que faz uma geração a cada quinze anos, e com certeza tem MENOR SUCESSO REPRODUTIVO. A pergunta que se faz é : por que a seleção natural não impediu o surgimento do MENIS APTO??? Só para dar o exemplo, a resistência aos antibióticos DIMINUI O SUCESSO REPRODUTIVO DA BACTÉRIA. Isso se repete com HIV, e Plasmodium. O aumento de complexidade DIMINUI O SUCESSO REPRODUTIVO...uma piada essa explicação para a evolução...
Marcos Ariel disse…
A teoria da evolução está mal definida...Ernst MAYR diz que seleção natural é sucesso reprodutivo, Dawkins diz que é uma espécie de guindaste que leva a vida a complexidade. Querem me fazer crer o seguinte: das bactérias que são uma espécie literalmente IMORTAL, compõe mais biomassa que o resto da vida na terra, dependendo da condição pode fazer uma geração em trinta minutos sendo DE LONGE O MAUS APTO, deu, por sucessivas heranças com.modificacao o surgimento do HOMO SAPIENS, que faz uma geração a cada quinze anos, e com certeza tem MENOR SUCESSO REPRODUTIVO. A pergunta que se faz é : por que a seleção natural não impediu o surgimento do MENIS APTO??? Só para dar o exemplo, a resistência aos antibióticos DIMINUI O SUCESSO REPRODUTIVO DA BACTÉRIA. Isso se repete com HIV, e Plasmodium. O aumento de complexidade DIMINUI O SUCESSO REPRODUTIVO...uma piada essa explicação para a evolução...
Paul Muadib disse…
"O aumento de complexidade DIMINUI O SUCESSO REPRODUTIVO...uma piada essa explicação para a evolução..."
Claro, quanto mais complexo maior o "tempo de fabricação", ainda mais com tamanhos estupidamente maiores. Comparação sem nexo entre bactéria e ser humano.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Presas ameaçam matar empresária acusada de torturar menina

As presas da Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia, estão ameaçando de morte “o tempo todo” a empresária Sílvia Calabresi Lima (foto), acusada de torturar a menina L.R.S., de 12 anos. “As presas não toleram esse crime”, disse o advogado dela, Darlan Alves Ferreira. As ameaças incluem envenenamento da água e comida de Sílvia. Apesar disso, até anteontem a empresária queria sair do isolamento e ser transferida para ala onde há cerca de 120 mulheres. A reação dos internautas também de sido de fúria. Nos blogs, sites de notícias e Youtube, há quem peça pena de morte para a empresária. Muitos dizem que, se pudessem, torturariam a Sílvia da mesma forma que ela o fez com a menina. Também circulam na internet o endereço do casal, os números de telefone e o e-mail do filho mais velho, o Thiago, que é uma das seis pessoas que a polícia vai indiciar - no caso dele, por omissão de socorro. Embora a polícia tenha se procedido de maneira exemplar nesse caso, tem muita gente querendo fa...