Pular para o conteúdo principal

Explicar origem da vida com a religião é ridículo, afirma Dawkins

Cientista não apoia o proselitismo ateísta

O biólogo evolucionista britânico e militante do ateísmo Richard Dawkins disse que compreende a necessidade que as pessoas religiosas têm de se encontrarem com frequência em uma igreja, porque elas precisam de certa comunhão e de rituais.
 
Quanto a isso, disse, a religião tem utilidade. Mas acrescentou ser “ridículo” o uso da religião para explicar grandes questões da ciência, como a origem dos cosmos e da vida.

“Parece-me um pouco estranho ter de atrelar uma crença à origem dos cosmos”, disse ele em entrevista à publicação americana Charleston City Paper.

Afirmou que acredita “apaixonadamente” na verdade científica. “[Ela] é tão maravilhosa, fascinante e intrigante, que vale a pena fazer proselitismo sobre ciência”, disse.

Ele admitiu que esse proselitismo muitas vezes resulta em outro proselitismo, o do ateísmo. Disse que as pessoas podem fazer o que querem, mas não apoia o proselitismo ateísta do jeito que as Testemunhas de Jeová ou mórmons pregam a sua crença, invadindo o domicílio e a privacidade das pessoas para perguntar: “Você está salvo?”

“Eu escrevo os meus livros e os coloco à venda, e as pessoas podem lê-los se quiserem”, disse. “Felizmente, tem sido grande o número de leitores.”

Dawkins afirmou que, a exemplo das pessoas religiosas, todo mundo têm necessidade de construir uma comunidade onde haja interação, o que ocorre não só nas igrejas, mas também em reuniões festivas e esportivas, nas palestras, no amor paternal e amor sexual.

Por isso não lhe agrada a formação de grupos como a “igreja ateísta” que foi aberta em Londres. “Eu não vejo a necessidade disso, mas, se as pessoas querem, por que não?”

Dawkins comentou o paradoxo desse país ter uma Constituição fundada no secularismo e ser ao mesmo tempo o mais religioso do Ocidente. Já na Europa, afirmou, o paradoxo é inverso: a religião se consolidou lá ao longo do tempo, mas é onde a sociedade é atualmente mais secularizada.

Charleston City Paper deu destaque, no título da entrevista, à afirmação de Dawkins de que ele acha que é “um cristão cultural”, ou seja, está inserido em uma cultura cristã, no mesmo sentido em que há judeu ateu, que acredita ser parte da tradição judaica.

Dawkins diz que
ninguém é obrigado
a ler seus livros

> Com informação do Charleston City Paper.

Dawkins defende proteção das crianças contra religião dos pais


Divulgação da ciência anulará a religião, escreve Dawkins


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça